segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Premier League - 23ª jornada



Na Inglaterra jogou-se a 23ª jornada da Premier League, que não trouxe alterações na questão da luta pelo título mas causou algumas mexidas nas posições imediatas. O Manchester United voltou a vencer, somando a segunda vitória consecutiva após um período de três jogos sem ganhar. O adversário era o lanterna-vermelha Leicester, que ao intervalo perdia por 3-0 com golos de Van Persie, Falcao e do defesa Wes Morgan, na própria baliza, conseguindo os visitantes marcar um ponto de honra a dez minutos dos 90 pelo polaco Marcin Wasilewski. Noutras partidas da tarde de Sábado destaque para as vitórias do Tottenham por 3-0 no reduto do West Bromwich, que deixaram os "lillies" temporariamente isolados no quinto posto, e do Liverpool, que bateu o West Ham por 2-0 e subiu ao 7º lugar por troca com os "hammers". O Newcastle obteve um triunfo folgado por 3-0 no reduto do Hull City, e só não entrou no top-10 porque o Stoke City derrotou o Queens Park Rangers em casa por 3-1. Na luta pela manutenção o Sunderland venceu o Burnley por 2-0 para somar a quarta vitória da época para a Premier League, enquanto o Everton passou a respirar melhor após vitória por 1-0 no reduto do Crystal Palace.


Chelsea 1 - 1 Manchester City All Goals and... by ViralDailyTV

O jogo grande da noite de Sábado colocou frente a frente primeiro e segundo classificados, o Chelsea e o Manchester City. Separados por cinco pontos na classificação, só a vitória interessava aos visitantes, enquanto a derrota colocaria os londrinos em situação favorável na corrida pelo título. O empate a um golo no final do encontro agrada com toda a certeza mais a José Mourinho do que a Manuel Pellegrini, que tem contas mais difíceis de fazer, e depende de terceiros para ultrapassar os londrinos. A história dos golos foi feita ao cair do pano do primeiro tempo, com Loic Rémy a dar vantagem ao Chelsea no minuto 41, para aos 45 o espanhol David Silva fazer o empate, concluíndo uma jogada onde teve a assistência do artilheiro do City, o argentino Kun Agüero.



No Domingo realizaram-se as duas restantes partidas desta ronda, com o Arsenal a receber o aflito Aston Villa, com a obrigação de vencer, para assim poder recuperar o quinto lugar e ficar igual ao Southampton no quarto lugar, mesmo que temporariamente, e a um ponto do Manchester United, terceiro classificado. Foi um dia em cheio para os pupilos de Arsene Wenger, que se colocaram em vantagem logo aos oito minutos pelo francês Olivier Giroud, mas a goleada só ganharia forma no segundo tempo; primeiro Mesut Özil fazia o 2-0 aos 56 minutos, e sete minutos depois seria Theo Walcott a confirmar a superioridade arsenalista. Os restantes golos tiveram assinatura de espanhóis, com Cazorla a fazer o quarto de "penalty" aos 75 minutos, e já nos descontos foi Hector Bellerín a fechar a contagem.



A ronda ficaria concluída com o Southampton-Swansea, e com os locais a necessitarem de vencer para recuperar o terceiro lugar e manter a vantagem sobre a concorrência na luta por um lugar na Champions da próxima época - e tinham saído todos vencedores. Contudo a equipa de Ronald Koeman parece ter acusado a falta de experiência em lidar com este tipo de pressão, e permitiu a vitória dos galeses, com um único golo de Jonjo Shelvey aos 83 minutos. Assim o Manchester United fica em terceiro lugar, enquanto os "saints" partilham o quarto com o Arsenal, e com mais dois pontos que o Tottenham.

Classificação (dez primeiros):

1 Chelsea 23 53
2 Manchester City 23 48
3 Manchester United 23 43
4 Southampton 23 42
5 Arsenal 23 42
6 Tottenham 23 40
7 Liverpool 23 38
8 West Ham United 23 36
9 Swansea 23 33
10 Stoke City 23 32

Sem comentários: