terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

FA Cup nos oitavos



No último fim-de-semana não tivemos Premier, e isto devido à realização dos oitavos-de-final da Taça de Inglaterra, a FA Cup, com os oito jogos a ficarem distribuídos entre Sábado e o dia de ontem, segunda-feira. No primeiro dia tivemos quatro partidas, com o Blackburn Rovers a fazer de "tomba gigantes". A equipa campeã da Premier League em 1994/1995 mas agora a disputar o Championship, o segundo escalão da pirâmide do futebol inglês, matou saudades dos tempos gloriosos, ao golear o Stoke City, do escalão principal, por quatro bolas a uma. O avançado norueguês Andy King esteve em grande destaque ao fazer um "hat-trick". Na única partida dos oitavos entre equipas do Championship o Reading foi vencer ao reduto do Derby County por 2-1, e está também nos quartos-de-final da FA Cup.



Os restantes encontros de Sábado tiveram frente a frente primodivisionários, e o West Bromwich "despachou" com quatro golos sem resposta o West Ham, equipa teoricamente mais forte, enquanto o Liverpool passou no teste da deslocação a Londres, ao terreno do Crystal Palace, vencendo por 2-1. Os locais estiveram em vantagem graças a um golo de Frazier Campbell aos 15 minutos, mas os "reds" deram a volta ao resultado no segundo tempo, com golos da autoria de Daniel Sturridge, aos 49, e Adam Lallana dez minutos depois.



No Domingo mais um encontro entre equipas da Premier League, por sinal ambas colocadas na cauda da tabela. O Aston Villa, que despediu recentemente o treinador escocês Paul Lambert, recebeu o Leicester a aproveitou para tirar a barriga de misérias, vencendo por 2-1. O Bradford City, da League One (terceiro escalão) foi a grande sensação da última ronda, ao vencer em Stamford Bridge o Chelsea, e voltou agora a repetir a "gracinha", vencendo desta feita o Sunderland por 2-0, perante o seu público. O Middlesbrough, do Championship, tinha sido outra surpresa dos dezasseis-avos, ao vencer fora o Manchester City, mas não teve arte para repetir o feito no Emirates Stadium frente ao Arsenal. Os londrinos venceram por dois golos sem resposta, com Olivier Giroud a assumir as despesas do encontro, marcando de rajada, aos 27 e 29 minutos.



Finalmente ontem o Manchester United foi ao Deepdale Stadium, casa do Preston North End, do terceiro escalão, vencer por 3-1, mas não ganhou para o susto. Os golos aconteceram todos na segunda parte, e primeiro para o Preston, por Scott Laird aos 47 minutos. A equipa da casa ainda gozou a vantagem durante 18 minutos, mas depois a superioridade dos "red devils" veio ao de cima, com Ander Herrera a fazer o empate aos 65 minutos, para sete minutos mais tarde Ibrahim Fellaini confirmar a cambalhota no marcador. Rooney ainda foi a tempo de fazer o terceiro de "penalty" a dois minutos dos 90, colocando assim o Manchester United nos quartos-de-final, onde já conhece o adversário.


E aqui está, o programa dos quartos-de-final da FA Cup, a realizar no próximo dia 7 de Março, Sábado, e com uma final antecipada: Manchester United-Arsenal. Dois dos grandes favoritos à vitória na prova terão que decidir qual deles vai ficar de fora do "final-four", que desde há alguns anos se vem realizando no Millenium Stadium, em Cardiff. Bem encaminhado para a capital do País de Gales está o Liverpool, pelo menos em teoria, pois vai receber em Anfield Road o Blackburn, que sempre é de um escalão inferior. Aston Villa e West Bromwich, duas equipas que lutam pela permanência na Premier, vão ver qual delas consegue ainda fazer um brilharete esta época, discutindo em Birmingham outra das vagas nas meias-finais, que ficarão completas com o vencedor do Bradford City-Reading, dois equipas de escalões secundários que vão certamente dar o que têm e o que não têm para continuar na segunda competição mais importante do futebol britânico. A festa continua em Março, portanto.

Sem comentários: