terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Grandes foram grandes


Primeira Liga: Moreirense 1-3 Benfica by omnisport-uk

Benfica, Sporting e FC Porto, por esta ordem de entrada em cena, venceram as respectivas partidas da 22ª jornada da Liga NOS. Os encarnados foram no Sábado a Moreira de Cónegos defender a vantagem de 4 pontos sobre o perseguidor mais directo, o FC Porto, e conseguiram ganhar por 3-1, apesar de alguns sobressaltos, próprios de um terreno acidentado, semelhante ao do P. Ferreira, onde a equipa de Jorge Jesus perdeu pela última vez. Os locais estiveram em vantagem graças a um golo de Pedro Santos, que levou a sua equipa para o intervalo em vantagem, e deixava patentes as dificuldades que o Benfica ia sentindo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Contudo no segundo tempo viu-se um filme que já começa a ficar demasiado visto: Luisão empata aos 50 minutos, dois minutos depois um jogador do Moreirense é expulso, cria-se uma confusão que leva dois treinadores a serem expulsos também, e o Benfica marca mais dois, por Eliseu aos 65 e Jonas aos 73, e fica o assunto arrumado.



No Domingo foi a vez do Sporting receber o Gil Vicente, e ferido no orgulho, o leão venceu por dois golos sem resposta. Era imperial para Marco Silva ganhar, depois de dois empates domésticos e uma derrota comprometedora na Alemanha para a Liga Europa, e o adversário venha de duas vitórias consecutivas, e ainda sedento de pontos para fugir aos lugares da despromoção. A equipa desta vez deu uma mãozinha ao técnico, mas foi preciso esperar 52 minutos para o japonês Tanaka quebrar o enguiço, marcando pela terceira vez na liga na primeira oportunidade que teve no onze inicial. O melhor veio a seguir, com Nani a marcar um golaço, com um remate forte e bem colocado a mais de 20 metros da baliza, estavam decorridos 68 minutos de jogo. O internacional português teve uma reacção curiosa depois do golo, desfazendo-se em lágrimas - ele lá saberá porquê. Com ou sem lágrimas, o Sporting distanciou-se do Braga, que tinha vencido no Sábado o Nacional por 3-1, manteve-se a nove pontos do líder Benfica, e aproximou-se do Porto, mas seria por pouco tempo.



Isto porque o Porto foi ontem ao Estádio do Bessa vencer o Boavista por 2-0, no encontro que concluíu a jornada. Os dragões tinham empatado a zero no encontro da primeira volta, e desta vez voltaram a encontrar dificuldades perante um adversário muito fechado na defensiva e um terreno em más condições para a troca de bola rápida, pesado, e propício a que se contraiam lesões. Os golos chegaram quase ao cair do pano, primeiro pelo suspeito do costume, Jackson Martínez, aos 79 minutos, e aos 87 por Yacine Brahimi, que desta vez saíu do banco de suplentes. O Porto continua em segundo a quatro pontos do líder Benfica, e com mais cinco que o terceiro, o Sporting, que visita o Dragão na próxima jornada.

Sem comentários: