terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Isto não é kung-fu



Estas são imagens recolhidas no início deste mês numa escola secundária em Chongqing, e que têm corrido toda a China. Na descrição diz que se trata de uma "briga" entre três estudantes do sexo feminino, mas tudo o que se vê são duas adolescentes a encher uma outra de porrada. A sério, sem querer fazer pouco da situação - que é bastante séria - esta vítima de "bullying" devia mudar o nome (seja ele qual for) para "saco de pancada". Este incidente é grave, claro, e espero que a escola, os pais, a polícia, o Exército de Libertação Popular ou seja lá quem for tenham tomado medidas - mandar as agressoras para um campo de reeducação pelo trabalho parece uma boa ideia - mas pais: digam às vossas miúdas, e já agora os miúdos, para pelo menos levantar uma mão que seja, ou ensaiar um pontapé à meia-volta. Assim fica muito feio, só a levar nas orelhas sem misericódia. Em todo o caso, o mais interessante de tudo são os comentários ao vídeo deixados pelos cibernautas chineses na rede Sina.com. Eis um pequeno "pout-pourri" de alguns deles.

这要是我妹妹受这种委屈 我一定花钱找流氓轮奸这帮小婊砸 原谅我的道德观如此不端正

Este diz que se isto se passasse com a sua filha, contratava um grupo de malfeitores para, e atenção a isto: "violar as miúdas que a atacaram". Não se faz a coisa por menos; para remediar um acto de todo reprovável, porque não cometer um crime, que é o que faz a gente civilizada? Acho que só uma sugestão deste tipo já é matéria para crime de ameaça. Bem esticadinho...

想当年我们学校女生打架都是用饭盘扇脸[拜拜]反正那些扇的人大多数现在不是服务员就是收银员,反正没几个出息的,就上学的时候装一下逼而已

Esta cibernauta nostálgica lembra-se dos tempos em que as "matulonas" agrediam as "betinhas" com, imaginem só, "o tabuleiro da comida do refeitório", e em cheio nas trombas. Pimba! No entanto retira consolação no facto da maioria das meninas de má rês serem hoje "empregadas de mesa" ou "cashiers de supermercado". Ora essa, e na China isso já não é mau, tendo em conta o número de gente que é obrigada a doar os orgãos só para não morrer de fome. Orgãos que em alguns casos lhes são retirados ainda em vida! E a propósito, o que faz esta promotora da justiça poética quando vê uma ex-inimiga a servir à mesa de um restaurante? Sorri enquanto exibe os pivôs que foi obrigada a colocar devido à pranchadas que levou dos tabuleiros que a outra lhe mandou na tromba? Pelo sim pelo não, eu no lugar dela procurava outro lugar para comer.

还把衣服脱了打 真的以为自己是个打手么 表演赛么 人肉出来吧 给重庆人丢脸

Este membro do Sina.com chama a atenção para o facto da primeira agressora "ter tirado o casaco antes da luta" (qual luta???), o que dá a entender "que é alguma 'boxeur' ou algo do género", e por isso "Chongqing perdeu face". E lá estão estes gajos com a "face" outra vez. Bem, aqui a "vítima" não "perdeu" exactamente a face, mas que deve ter ficado com a mesma inchada durante um tempo, disso não tenho dúvidas.

你们永远不会相信,我以前是被挨打那个女生类型的,後來我明白,只有自己强大别人才不会欺负,然后我开始还手,打回去,往死里打,那之后,没有女孩子敢欺负我。到现在,对这种事情保持中立态度,我不犯人,人不犯我。说到底,人善被人欺,马善被人骑。不能欺负别人,但是得确保自己有足够的自保能力。

E aqui está a tigresa do grupo, que nos diz que "já foi aquela miúda, a ser abusada e violentada pelas outras", mas entretanto com o passar do tempo "aprendeu a defender-se", e assim "tornou-se feroz, e quando a agrediam, ela agredia com mais força, como para matar" - dramático, e depois disso "nunca mais se meteram com ela". Esta rapariga de fibra termina a sua dissertação com um provérbio "as pessoas montam o cavalo porque ele é bonzinho". Em chinês rima e tudo, dizem.

我们高中物理老师说过,有人围殴你的话,你就认准一个人往死里整

Para terminar em beleza, um conselho útil que este leitor diz ter recebido do seu professor de Educação Física: "no caso de ser agredido por um grupo, vai-se atrás de um deles e bate-se nele como se fosse para matar". Ora bem, fazer um pagar por todos, uma solução muito "zen". Este professor deve ser descente em linha directa de Confúcio, com uma tia que ainda era prima direita do Zé. Qual Zé? O Zé Estaline, lá está.

Mas estará isto assim tão mal lá nas escolas do continente? Será que na falta de fruta, distribui-se porrada por e entre os estudantes? Parece que sim, senão vejam só:



Este vídeo já tem alguns anos, e nele vemos uma professora de um jardim de infância a encorajar uma menina de três anos a agredir um rapaz seu colega. É de pequenino que se torce o pepino, suis dizer-se, e neste caso torce-se, pisa-se, parte-se e corta-se aos pedacinhos. É o filho único, é o crescimento económico, o materialismo, a desagregação do núcleo familiar, a puta que os pariu, etc. etc. e se tivessemos aqui os assistentes sociais de Macau diziam-nos já que "não sabem porque é que isto acontece". Eu sei é que estes são os homens e as mulheres da amanhã, centenas e centenas de milhões deles. E vejam como se preparam para os desafios do futuro. Que lindo.

Sem comentários: