sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Auf widersehen, lionen



O Sporting disse adeus à Liga Europa, após um empate sem golos em Alvalade frente aos alemães do Wolfsburg, depois de uma derrota por 0-2 no jogo da primeira mão. Era uma tarefa muito complicada, a dos portugueses, pois pela frente tinham uma das melhores equipas europeias, com um frente de ataque de fazer invejar muitos clubes de respeito, e capaz de meter qualquer um em sentido. Mérito mesmo assim para os leões, que não abdicaram de atacar, dominaram completamente o jogo, e sairam de cabeça erguida. Em retrospectiva, tiveram azar no sorteio.



Mais acessível, pelo menos em teoria, era o adversário do Liverpool, a quem calhou o Besiktas, que apesar de liderar o campeonato turco, está alguns furos abaixo dos ingleses, tanto quanto a prestígio, como no valor dos respectivos plantéis. Depois de uma vitória por 1-0 em casa, o Besiktas conseguiu empatar a eliminatória com um golo de Arslan, aos 72 minutos. Depois de meia hora de prolongamento sem que nada ficasse decidido, foi necessário recorrer à lotaria dos pontapés da marca de grande penalidade, e aí todos marcaram menos o defesa sérvio Dejan Lovren, do Liverpool, que deixou assim a equipa de fora dos oitavos-de-final da Liga Europa. Das restantes equipas inglesas só o Everton passou, depois de vencer em casa os suíços do Young Boys por 3-1, quando já tinha vencido fora por 4-1. O Tottenham não fez melhor que um empate em casa frente à Fiorentina a uma bola na primeira mão, e ontem perdeu em Itália por 0-2, ficando pelo caminho.



E além da Fiorentina, todas as restantes equipas italianas seguiram em frente, com mais ou menos dificuldade. A Roma tinha uma tarefa complicada, depois do empate em casa a um golo frente aos holandeses do Feyenoord, num jogo que ficou marcado por desacatos, mas ontem silenciou a "banheira" de Roterdão com uma vitória por 2-1. Também complicada era a tarefa do Torino, que depois de um empate a dois golos em casa frente ao Atheltic Bilbao foi a San Mamés e venceu por 3-2, demonstrando muita raça. O Nápoles tinha a eliminatória na mão depois de vencer fora o Trabzonspor por 4-0, mas mesmo assim voltou a vencer os turcos por uma bola a zero em casa, para não serem tão "mauzinhos", enquanto o Inter venceu no Giuseppe Meazza o Celtic pelo mesmo resultado, depois de um mais emocionante 3-3 na primeira mão.



E das equipas espanholas o Bilbao foi a excepção pois tanto o Sevilla como o Villarreal seguiram em frente na prova. Os sevilhanos, actuais detentores do troféu, tinham vencido na primeira mão em casa por 1-0 frente ao Borussia Moenchengladbach, mas apesar da fragilidade do resultado, confirmaram a vitória na Alemanha por 3-2, com um golo do colombiano Carlos Bacca e dois do extremo-direito espanhol Vitolo. O Villarreal tinha pela frente o mais acessível Salzburgo, da Áustria, onde foi vencer por 3-1, depois de ter ganho 2-1 na primeira mão. Um "outsider" nos oitavos será o Club Brugge, treinado por Michael Preud'homme, que eliminou os dinamarqueses do AaB Aalborg, com 3-0 em casa depois de outra vitória por 3-1 fora.



Das equipas holandesas já sabemos que o Feyenoord foi eliminado pela Roma, mas só o Ajax salvou a honra do convento, ao eliminar os polacos do Legia. O PSV tinha perdido em casa frente ao Zenit por 0-1, e na Rússia não só não conseguiu recuperar como ainda saíu goleada pela equipa de Villas-Boas por 0-3, com um golo de Hulk e dois de Rondón. Aliás foi um dia em grande para russos e ucranianos, e ninguém diria que estão em guerra. O Dinamo Moscovo eliminou os belgas do Anderlecht, vencendo por 3-1 depois de um empate sem golos fora, e quanto aos ucranianos, o Dinamo Kiev bateu os franceses do Guingamp por 3-1, depois de uma derrota por 1-2 na primeira mão, e o Dnipro foi à Grécia empatar a duas bolas com o Olympiakos, depois de já ter ganho 2-0 no primeiro. O facto de estarem duas equipas russas e outras tantas ucranianas condicionou o sorteio dos oitavos, pois estas não se podem defrontar.

O sorteio dos oitavos-de-final, que determinou os seguintes confrontos:

Everton (Ing)-Dinamo Kiev (Ucr)
Dnipro (Ucr)-Ajax (Hol)
Zenit (Rus)-Torino (Ita)
Wolfsburg (Ale)-Inter Milão (Ita)
Villarreal (Esp)-Sevilla (Esp)
Nápoles (Ita)-Dinamo Moscovo (Rus)
Club Brugge (Bel)-Besiktas (Tur)
Fiorentina (Ita)-Roma (Ita)

Sem comentários: