segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Liga de Elite - 3ª jornada


Fora da geografia da alta-roda do futebol europeu, também em Macau houve esplendor na relva, neste caso na do campo da Universidade de Ciência e Tecnologia, com a realização da 3ª jornada da edição 2015 da Liga de Elite. O pontapé de saída deu-se na sexta-feira, com a partida entre o Benfica e o Lai Chi, que os encarnados venceram por 2-0, apesar da (aguardada) réplica do reforçado adversário. O brasileiro William Gomes fez a diferença, ao apontar ambos os golos do encontro, aos 31 e 75 minutos, valendo aos encarnados um providencial regresso às vitórias após o empate frente ao arqui-rival Sporting a um golo, no passado Domingo. O Lai Chi sofreu a primeira derrota, demonstrando não ter grandes argumentos frente a um candidato ao título, mas deu provas de que pode manter-se fora dos lugares perigosos da tabela.

No Sábado duas partidas com motivos de interesse diferentes; primeiro o Sporting-Chuac Lun, duas equipas com ambições diferentes, mas com algo em comum: ainda não tinham provado o sabor da vitória nesta edição da Liga. Os leões eram favoritos, uma vez que vinham de dois empates frente à Polícia e ao Benfica, enquanto o recém-promovido Chuac Lun vinha de duas goleadas frente ao Chao Pak Kei e o Ka I, por 0-6 e 1-6, respectivamente. O Sporting conseguiu não só a primeira vitória, como ainda "castigou" o adversário com uma dose maior, goleando por expressivos 8-1. Bruno Brito esteve em destaque pela formação de matriz portuguesa ao apontar um "hat-trick", enquanto o ponto de honra do Chuac Lun chagaria já sobre o cair do pano. A equipa que acompanhou a Casa de Portugal na subida ao escalão principal no ano passado parece estar em vias de fazer o caminho de regresso. É cedo para fazer esta presunção, mas 20 golos sofridos nas três primeiras rondas da Liga não auguram nada de bom para o Chuac Lun.

Na outra partida de Sábado defrontaram-se Ka I e Chao Pak Kei, naquele que se pode considerar o jogo grande desta jornada. A equipa de Josecler, que ficou num decepcionante quarto lugar em 2014 reforçou-se esta temporada com o objectivo de voltar a discutir o título, e tinha pela frente uma equipa que contava com vitórias por goleada os dois primeiros encontros do campeonato. Depois de 6-0 frente ao Chuac Lun e 5-1 frente à Casa de Portugal, dois recém-promovidos, o Chao Pak Kei tinha agora um teste "a doer", e apesar de não ter repetido o sucesso dos dois primeiros jogos, deu provas de ser uma equipa competitiva. Taylor Gomes deu vantagem ao Ka I aos 9 minutos, e só aos 47 Samuel Thabo ampliava a vantagem, para depois o suplente Leong Tak Wai reduzir aos 75. O CPK viria então à procura de pelo menos o empate, e o Ka I viu-se aflito para
manter a vantagem, vindo mesmo o seu jogador Christopher Nwaoru ser expulso em cima dos 90 por acumulação de amarelos.

No Domingo mais dois jogos, e ambos com o mesmo resultado. O Monte Carlo tinha a oportunidade para se isolar na liderança do campeonato, mas pela frente estava a ultra-defensiva equipa da Polícia. A formação da PSP nunca mostrou argumentos para ambicionar a mais do que um empate, e um golo de Chao Wai Hou a abrir o segundo tempo materializou a diferença entre as duas equipas, e deu a vitória aos canarinhos. A seguir foi a vez da Casa de Portugal entrar em campo frente a uma equipa teoricamente do seu campeonato, os Sub-23 da AFM. A equipa de Pelé aproveitou para somar a primeira vitória por 1-0, com Miguel Botelho a marcar o golo que fez história para o onze da agremiação que representa a comunidade portuguesa em Macau. A Liga de Elite prossegue no próximo fim-de-semana, com Benfica e Monte Carlo a defrontarem-se no Sábado, num jogo que poderá valer a liderança aos encarnados em caso de vitória, e antes desse jogo também a Casa de Portugal terá boas possibilidades de voltar a pontuar frente à Polícia. No Domingo o Sporting tem mais um teste ao seu real valor, medindo forças com o Ka I.

Classificação:

Monte Carlo-9 (6-1)
Benfica-7 (5-2)
Ka I-6 (9-4)
Chao Pak Kei-6 (12-3)
Sporting-5 (9-2)
Lai Chi-4 (2-3)
Casa de Portugal-3 (2-8)
Sub-23-1 (2-4)
Polícia-1 (0-2)
Chuac Lun-0 (2-20)

Sem comentários: