sábado, 14 de fevereiro de 2015

Especial S. Valentim: Beijos


Este ano no Dia de S. Valentim resolvi dedicar um "post" àquilo que todos os namorados adoram fazer: beijar-se. Sendo assim começemos a beijocada, ou nas palavras de Nuno Guerreiro da Ala dos Namorados, aqui em dueto com Vânia Guerreiro, "Solta-se o Beijo".

A  palavra inglesa para "beijos", ou seja, "kiss", deriva do proto-germânico "Kuss", que é provavelmente inspirada no som que os beijos produzem.


Já que é assim, vou dedicar parte deste artigo aos beijos em alemão. Esta é Ella Endich com o tema "Küss Mich, Lieb Mich" - "Beija-me, Ama-me". É uma ideia...

Dois terços das pessoas inclinam a cabeça para a direita quando se beijam. Especula-se que esta tendência têm início no útero.


Falando de "Kiss" e falando de útero, eis Prince, com o seu maior sucesso dos anos 80, "Kiss", e movimentos de anca que provavelmente já vieram mesmo do útero.

O doce "Kiss", da Hershey, contém 26 calorias, que se desgastam em quatro minutos de beijos.


Será que foi a pensar na linha que a cantora dos Sixpence None The Richter pede tanto que a beijem?

 
Acredita-se que o beijo é uma forma de trocar sais e sebo que formam laços de intimidade entre os amantes.


É uma teoria, mas será que assim os Brotherhood of Man queriam o "sebo" e os "sais" todos para eles, com este tema que venceu o Festival da Eurovisão em 1976? Quem tomar atenção à letra vai perceber que afinal os beijos que o cantor pede para ele são mais inocentes do que o título da canção aparenta.

Mais pessoas se lembram melhor do seu primeiro beijo, do que da primeira vez que tiveram relações sexuais.


Sim, é tudo uma questão de "começar pelo princípio", passo o pleonasmo. E quem se lembra bem do "Primeiro Beijo" é o cantor brasileiro Léo Magalhães - um primo meu, lá do Sertão.


A ciência que se debruça sobre o estudo do beijos chama-se Filematologia.


Sabendo disto, ainda bem que o "nosso" Herman José não se lembrou de chamar a este tema "Canção da Filematologia". E de facto esta "Canção do Beijinho", de 1984, é um dos maiores êxitos - senão o maior - da sua carreira musical, e também um dos últimos, antes de abraçar em definitivo a carreira de humorista.


Filemafobia: medo de beijar. Apesar de existirem explicações racionais para evitar o contacto entre os lábios, muitas pessoas não entendem a razão deste problema. 

Pode ser o caso de Tarkan, que neste vídeo foge dos beijinhos - talvez porque são tantos que ele não é capaz de dar conta do recado. Este seu êxito "Simarik", que significa "beijo" na língua turca, é o seu maior sucesso, e foi traduzido para várias outras línguas.

A boca é um refúgio de bactérias, e quando alguém se beija, troca entre 10 milhões e mil milhões de bactérias.


Pode ser essa a razão pela qual o Tarkan evita os beijos, mas já o texano Meat Loaf avisa de outro problema com os beijos: podem tirar-nos as palavras da boca. É disso que trata o seu êxito "You Took The Words Right Out Of My Mouth", do seu operático "Bat Out Of Hell", um dos álbums mais vendidos de todos os tempos.

É possível a uma mulher atingir o orgasmo através de beijos.


6Bem, isso só as senhoras podem dizer, e aqui o Prince Royce, cantor nova-iorquino de ascendência dominicana, convida com o seu "Darte un beso" - penso que não é necessário fazer a tradução.

Os lábios são 100 vezes mais sensíveis que as pontas dos dedos. Nem os genitais são tão sensíveis quanto os lábios.


Pois, isto explica em parte a entrada anterior. Demasiado sensíveis, ou apenas desesperados, sempre pareceram os The Cure, com o cantor Robert Smith a dizer-nos que "ninguém morre apenas com um beijo", neste tema de 1982.

O Kama Sutra faz referência detalhada a 30 tipos diferentes de beijos, como por exemplo "a luta das línguas". 


E aos beijos que envolvem a língua, os ingleses dão o nome de "french kissing", ou traduzido para português, "beijo francês". E os franceses percebem também de beijos, claro, como demonstra Alain Souchon com este tema "Le Baiser".

Beijar-se no conclusão da cerimónia do casamento remonta aos tempos da Roma antiga, onde um beijo selava um acordo ou um contrato.


E é com a Roma antiga que vou selar o fim deste especial de S. Valentim dedicado aos beijos, e logo com um tema em italiano: Nina Zilli com "Bacio D'ad(d)io", ou "Beijo de Adeus". E para nós aqui é apenas um "até logo", e espero que tenham gostado.

Sem comentários: