segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Premier League - 24ª jornada



Fim-de-semana com mais uma jornada da Premier League, a 24ª, que ficou marcada pelo signo dos empates - seis no total de dez partidas realizadas. Curiosamente o jogo de abertura foi o único em que saíu vencedora uma equipa que jogou em casa; no "derby" londrino entre Tottenham e Arsenal, inimigos figadais, os visitantes ainda estiveram em vantagem graças a um golo de Mesut Özil, aos 11 minutos, e foram controlando as operações até meio da etapa complementar. Foi aí que apareceu no jogo o jovem avançado Harry Kane, de apenas 21 anos, que deu a volta ao marcador com golos aos 56 e 86 minutos. O internacional inglês que já passou de esperança a certeza soma já 12 golos no campeonato, e o contributo que deu este Sábado deixou a sua equipa temporariamente no 3º lugar da Premier League.



O Chelsea de José Mourinho foi uma das quatro formações que somariam os três pontos nesta ronda, e acabariam mesmo por ser os mais beneficiados no caminho para a conquista do título. Os londrinos foram ao Villa Park em Birmingham, e tinha pela frente o aflito Aston Villa, que detém o ataque menos produtivo do campeonato. Parecia tudo fácil, quando Eden Hazard marcou aos oito minutos para os visitantes, mas o Villa reagiu, e fez o empate no início do segundo tempo, aos 48 minutos, através do defesa-central Jores Okore. Como os avançados estavam em dia não, foi também da defesa que chegou o golo que deu a vitória ao Chelsea, da autoria do lateral-direito sérvio Branislav Ivanovic, que "foi lá a cima" resolver o jogo para a sua equipa. Com esta vitória, o Chelsea conseguiu ampliar a vantagem sobre os seus perseguidores, e um pouco surpreendentemente - e já vamos ver porquê.



E aí está: no City Ground, em Manchester, ia quase acontecendo um escandâlo, com a equipa da casa a empatar a uma bola com o modesto Hull City, que partia para esta ronda no penúltimo lugar. Os visitantes estiveram aem vantagem até aos descontos graças a um golo de David Meyler, aos 38 minutos, e só um remate certeiro de James Milner dois minutos depois dos 90 regulamentares evitou um embaraço ainda maior à equipa de Manuel Pellegrini. Mesmo assim o City fica agora a sete pontos do líder Chelsea. Noutras partidas de Sábado destaque para a vitória do Southampton em Loftus Park frente ao Queens Park Rangers, com um golo obtido também nos instantes finais do encontro. Vitória fora também para o Crystal Palace, que foi ganhar pela margem mínima ao campo do lanterna-vermelha, o Leicester City, enquanto Swansea City e Sunderland empatavam a uma bola no País de Gales. Na derradeira partida deste Sábado aconteceu outro "derby", mas sem golos, com Everton e Liverpool a ficarem em branco no Goodison Park.



No Domingo mais três jogos, mais três empates. Primeiro Burnley e West Bromwich dividiam os pontos com dois golos para cada lado, enquanto Newcastle e Stoke City não iam além de um cada uma das cores. A ronda terminou com outra equipa de Manchester a evitar a derrota nos descontos, mas o United tinha uma deslocação complicada ao West Ham, que marcou primeiro aos 49 minutos por Cheikhou Kouyaté. Foi já com dois minutos para além dos noventa que Daley Blind, filho do antigo internacional holandês Danny Blind deu o empate à equipa de Van Gaal, que assim isola-se no quarto posto, a um ponto do sensacional Southampton.

Classificação (dez primeiros):

1 Chelsea 24 56
2 Manchester City 24 49
3 Southampton 24 45
4 Manchester United 24 44
5 Tottenham 24 43
6 Arsenal 24 42
7 Liverpool 24 39
8 West Ham 24 37
9 Swansea 24 34
10 Stoke City 24 33

Sem comentários: