domingo, 6 de abril de 2014

Liga de Elite - 8ª jornada


Disputou-se este fim-de-semana, o primeiro do mês de Abril, a oitava ronda da Liga de Elite de Macau, a penúltima da primeira volta. Uma jornada que produziu resultados um tanto um quanto inesperados, não no que diz respeito às equipas vencedoras dos jogos, mas mais quanto aos números, que estão longe de expressar com rigor a diferença entre as equipas. Esta foi uma das rondas menos profícua em matéria de golos - apenas 11 nas quatro partidas de Sábado e Domingo - e talvez para isso tenha contribuído o mau tempo que se fez sentir no território, especialmente durante o dia de hoje, e que prejudicou o estado do terreno onde se têm realizado as partidas: o pouco adequado e mal tratado relvado a Universidade de Ciência e Tecnologia, ou MUST, na sigla inglesa.

No Sábado o líder Sporting teve pela frente a formação da Polícia, que apesar de estar muitos furos abaixo em termos de plantel e muito longe em termos de ambição, é sempre um osso duro de roer para qualquer adversário, como provam os sete golos sofridos em outras tantas partidas. Os leões, que sob o comando de João Maria Pegado vão liderando o campeonato contra todas as expectativas, venceram pela margem mínima, com o único golo do encontro a ser obtido por Rodrigo Veloso, quando o relógio indicava 42 minutos na primeira parte. Com este resultado o encontro do próximo Domingo, dia 13, frente ao Benfica, adquire uma importância suplementar ao facto de ser um sempre apetecido "derby" entre filiais de dois dos maiores clubes portugueses, como já vamos ver de seguida.

Isto porque o Benfica, que entrou em acção logo após os leões, bateu o Chao Pak Kei por três bolas a zero. Os encarnados voltaram a resolver a contenda a seu favor logo na primeira parte, com golos de Bruno Martinho aos 15, e William Gomes, que desta vez teve lugar no 11 de Bruno Álvares, à passage do minute quarenta. Na etapa complementar coube a Nicolas Torrão - outro regresso à titularidade - fechar a contagem aos 72 minutos. O Chao Pak Kei confirmou que as três vitórias iniciais na Liga valeram a conquista do "seu" campeonato, que passa apenas por garantir um lugar tranquilo na classificação. Quanto ao Benfica, discute no Domingo com o Sporting, ironicamente, o 1º lugar da prova. Os dois emblemas arqui-rivais encontram-se separados por apenas um ponto, com vantagem para os que envergam a camisola verde-e-branca, e à espreita está também o Monte Carlo, que pode ascender à liderança no caso de empate na partida entre as duas formações de matriz portuguesa.

E isto porque a equipa de Firmino Mendonça, que defende o título alcançado na época passada, venceu esta tarde o modesto Lai Chi, penúltimo classificado, por "apenas" 2-0, números que ficam aquém das expectativas, tendo em conta que este mesmo adversário foi copiosamente goleado pelo Benfica na ronda anterior por nove golos sem resposta. Talvez a chuva e o mau estado do terreno possam explicar a tarde desinspirada dos avançados "canarinhos", que fizeram um golo em cada metade do encontro. Primeiro por Anderson, aos 23 minutos, e depois por Rodrigo, já perto do apito final, quando faltavam apenas 3 minutos para os 90.

Na partida que encerrou a jornada onde folgou a formação dos Sub-23, o outro candidato ao título , o Ka I, bateu o lanterna-vermelha Kei Lun por 4-1, um resultado também escasso, tendo em conta a enorme diferença entre os plantéis das duas equipas. Mesmo os três golos que os separaram em termos de resultado dão uma sensação de facilidade que não existiu; o marcador estava embranco ao fim dos primeiros 45 minutos, e foi preciso Ho Man Hou quebrar o enguiço com um golo aos 53 minutos. O coreano Kim Young Bin, que já tinha marcado na semana passada contra o Sporting ampliou a vantagem aos 68, mas três minutos depois o modesto Kei Lun pregou um susto ao "gigante" Ka I, quando o suplente Hu Yougeng, um reforço do continente, reduziu para 1-2. Kim viria a bisar aos 79, e foi já nos descontos que o brasileiro Reginaldo deu ao resultado uma expressão com contornos de goleada.

Classificação:

Sporting-7 5 2 0 13-2 17
Monte Carlo-7 5 1 1 23-6 16
Benfica-7 5 1 1 28-2 16
Ka I-7 4 2 1 22-5 14
Chao Pak Kei-7 3 2 2 16-8 11
Polícia-7 2 2 3 6-7 8
Sub-23-7 2 0 5 5-32 6
Lai Chi-7 1 0 6 8-26 3
Kei Lun-8 0 0 8 8-41 0

Sem comentários: