Roderick David Stewart, "Rod" para os amigos, nasceu e 10 de Janeiro de 1945 em Londres, alegadamente de ascendência escocesa - origem de que se orgulha, mas que muitos questionam a veracidade. Rod Stewart conseguiu um feito raro, senão mesmo inédito: pôs seis álbums consecutivos no nº 1 do top do Reino Unido, e dos seus 62 singles, exactamente metade, 31, chegaram ao top-10. A sua família era grande adepta de futebol, e tanto o seu pai como o seu irmão mais velho foram futebolistas semi-profissionais, mas o jovem Rod preferia dar uso à sua voz áspera e não aos pés, e depois de um emprego como entregador de jornais, juntou-se a uma banda chamada The Dimensions, passando depois pelos Steampackets, e terminando em 1967 no Jeff Beck Group, ao lado do guitarrista que lhe deu o nome, e onde alcançou finalmente uma certa notoriedade. "An Old Raincoat Won't Ever Let You Down", de 1969, foi o seu primeiro disco a solo, e dois anos depois gravou "Every Picture Tells a Story", o seu primeiro mega-êxito, que continha os temas "Reason to Believe", "Maggie May" ou "Mandolin Wind". Com o seu grupo, "Faces", gravou mais seis álbums de originais nos anos 70, que terminaram com um incidente: o tema "Do Ya Think I'm Sexy", um dos seus mais conhecidos e primeira faixa do álbum "Blondes Have More Fun" é um plágio descarado do tema "Taj Mahal", do brasileiro Jorge Ben Jor, gravado seis anos antes. Stewart e Jorge Ben resolveram a contenda (amigavelmente, leia-se $$$), e o primeiro admitiu "plágio inconsciente" da melodia, mas o assunto ficou de longe de morto e enterrado, uma vez que a Rolling Stone, a "bíblia" do "rock", colocou "Do Ya Think I'm Sexy" na lista das 500 melhores canções de sempre.
Depois de uma (bem recebida) colectânea em 1979, "Greatest Hits, vol. I", Rod Stewart entra nos anos 80 com mais um trabalho de originais, "Foolish Behaviour". O álbum foi nº 4 no Reino Unido e nº 12 da Billboard, mas ao contrário de outros registos, não produz nenhum single que chegue ao top-10. O maior destaque foi para este "She Won't Dance With Me", curiosamente uma colaboração com Jorge Ben Jor ($urprise, $urprise), e cujo video foi apenas a terceiro a ser exibido na MTV após o seu lançamento, em Agosto de 1981 (seu, o da MTV, entenda-se), e contém a meio a palavra "fuck", que nunca chegou a ser censurada, ou sequer editada. Um rebelde, este Stewart, além de grande malandreco, também.
Seguiu-se em 1981 um novo LP de originais, "Tonight I'm Yours", que apesar de não ter chegado ao top-10 tanto no Reino Unido como na Billboard, contém um dos clássicos do cantor, "Young Turks", que chegou ao nº 5 dos singles da Billboard. Durante muitos anos foi feita uma confusão com o título do tema, que muita gente pensava ser "Young Hearts", ao ponto de Stewart ter adoptado esse como um nome alternativo para a canção, mudando-o inclusivamente nos concertos. A palavra "turks" aqui não significa "turcos" no sentido de "habitante ou originário da Turquia", mas é um calão para "jovem rebelde e inconformista", e apesar de ser inspirado no movimento secularista e naacionalista na Turquia no início do sec. XX, que levou à ascensão de Mustafa Kemal, serviu outros fins em diversos pontos do globo: designou um grupo de republicanos norte-americanos dos anos 60, uma clique militar que apoiou vários golpes de estado na Tailândia nos anos 70 e 80, e umm "think-tank" do ex-presidente russo Boris Yeltsin.
Em 1982 saíu o disco ao vivo "Absolutely Live", e mais material original só no ano seguinte, com o álbum "Body Wishes", cuja capa mostrava várias imagens repetidas de Stewart num fato de napa vermelho (preto em algumas edições), uma paródia à capa do disco "50,000,000 Elvis Fans Can't Be Wrong", de Elvis Presley. O álbum foi mal recebido pela crítica em geral, mas chegou a nº 5 no Reino Unido e a nº 30 do outro lado do Atlântico, além de dele terem saído três singles bem sucedidos. Um deles tornou-se um clássico, "Baby Jane", que foi nº 1 no Reino Unido e na Alemanha, e nº 14 na Billboard.
Em 1984 chega "Camouflage", um dos mais discretos em matéria de vendas (nº 8 no Reino Unido, nº 18 na Billboard), mas de onde saíram três singles com algum impacto: "Infatuation", "All Right Now" e este "Some Guys Have All the Luck", que curiosamente foi a primeira vez que tive contacto com Rod Stewart, tinha eu apenas 9 aninhos. O que senti? Medo, muito medo. O álbum é marcado pela colaboração entre Stewart e o seu ex-companheiro Jeff Beck, colaboração essa que daria mais resultado no ano seguinte com a gravação do tema "People Get Ready", um êxito dos anos 60 da autoria dos The Impressions - talvez a melhor versão dessa canção.
Chegamos assim a 1986, e a "Every Beat of My Heart", com um Rod Stewart já quarentão, numa nota mais nostálgica. O disco chega a nº 5 no Reino Unido, mas o single que lhe dá nome - uma bonita canção, temos que lhe dar isso - chega a nº 2. Em 1988 sai o último trabalho de originais da década, "Out of Order", que é nº 20 da Billboard e certificado com dupla platina. Para ter a certeza que acabava os anos 80 com a conta bancária bem recheada, Rod lança em 1989 um "Greatest Hits", que é nº 3 no Reino Unido, onde vende um milhão e meio de cópias e é certificado com quíntupla platina. Na Alemanha os números ficam lá perto, com um milhão de cópias vendidas.
O peso da idade não afastou Rod Stewart dos estúdios de gravação, e desde 1991 editou doze trabalhos de originais - metade deles versões de clássicos da música anglo saxónica - sendo o último deles "Time", de 2013. Parecendo que não, esta espécie de "avô cantigas" de "kilt" completa no próximo ano a respeitável idade de 70 anos. Deixo-vos aqui com um dos seus momentos mais bem conseguidos da sua fase pós-anos 80, uma versão acústica do seu tema "Reason to Believe", do álbum "MTV Unplugged", com a participação de Ron Wood, actual baixista dos Rolling Stones, e antigo companheiro de Rod no Jeff Beck Group.
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