domingo, 13 de abril de 2014

Liga de Elite - 9ª jornada


Realizou-se este fim-de-semana a 9ª jornada da Liga de Elite de Macau, a última da primeira volta, que como se esperava ditou alterações no topo da tabela classificativa. A ronda, cujas partidas se disputaram no Estádio da Taipa, teve início no Sábado às 17:30 com o Monte Carlo-Chao Pak Kei. A equipa de Firmino Mendonça, que defende o título conquistado o ano passado, sabia que bastava vencer e ficar sentado no topo da tabela à espera do resultado do "derby" de hoje, entre o Sporting e o Benfica. Só que o Chao Pak Kei, que somou o quinto jogo sem vencer, depois de um início prometedor, foi um osso duro de roer, e vendeu cara a derrota, que foi apenas pela margem minima. O único golo do encontro chegou aos 78 minutos pelo jovem internacional macaense Leong Ka Hang, que tinha entrado ao intervalo para o lugar de Ao Ieong Kin Long, e os canarinhos podiam respirar de alívio, e sair de campo com a sensação do dever cumprido.

Ás 19:30 disputou-se um encontro entre dois "aflitos", o recém-promovido Lai Chi e os Sub-23. O Lai Chi entrou com o pé direito, goleando a frágil formação do Kei Lun na ronda inaugural, mas a partir daí foi só perder, com alguns resultados bastante desnivelados pelo meio. Os Sub-23, apoiados pela AFM, foram repescados depois de terem somado por derrotas todos os jogados em 2013, mas este ano já tiveram engenho para somar seis pontos, resultantes vitórias frente à Polícia e ao Kei Lun. Só que nesta partida o Lai Chi demonstrou mais maturidade, e venceu por 2-0, com golos na primeira parte por Cheok Ka Fai aos 12 minutos, e Pun Keng Lam aos 32. Ambas as equipas terminam a primeira metade do campeonato em igualdade pontual, mas com vantage agora para o Lai Chi no confronto directo.

Esta tarde disputou-se o tão aguardade Benfica-Sporting, de onde poderia sair o campeão da primeira volta. O empate seria benéfico para o Monte Carlo, e tanto para as águias como para os leões apenas a vitória interessava nas contas para o primeiro lugar. A primeira parte foi equilibrada, com um ligeiro ascendente do Benfica, mas o desiquilíbrio acentuaria-se na segunda parte, muito por culpa da expulsão de Francisco Cunha em cima do intervalo, que deixou o Sporing a jogar os segundos 45 minutos com dez elementos. Assim Vinício Morais Alves abriu o activo para o Benfica aos 56 minutos, e os encarnados viriam a beneficiar de três grandes penalidades, convertendo apenas duas, por William Gomes aos 76, e Nicolas Torrão aos 83. O Benfica igualou assim o Monte Carlo na liderança, enquanto que o Sporting consentiu a primeira derrota. A equipa de João Maria Pegado consentiu neste jogo mais golos dos que aqueles que havia consentido nas sete primeiras partidas realizadas no campeonato, e caíu para o terceiro posto.

Quem não aproveitou a derrota do Sporting para se collar aos leões no 3º lugar foi o Ka I, que parece das três equipas apontadas como candidatas ao título no início da época aquela com menos argumentos. Os tri-campeões entre 2010 e 2012 não foram além de um empate a uma bola frente à extremamente bem organizada Polícia, que mantém a media de apenas um golo sofrido por encontro. Depois de um nulo na primeira parte, a formação da PSP chegou mesmo a ameaçar provocar uma surpresa, ao marcar por Choi Tak Seng aos 61 minutos. Foi apenas a cinco minutos de fim que o suplente Alison Brito evitou um prejuízo maior para o Ka I, apontando o golo do empate. Com mais estes dois pontos perdidos, o Ka I permanece no 4º lugar, já a quatro pontos do duo Monte Carlo e Benfica, que reparte a liderança.


Classificação:

Monte Carlo-8 6 1 1 24-6 19
Benfica-8 6 1 1 31-2 19
Sporting-8 5 2 1 13-5 17
Ka I-8 4 3 1 23-6 15
Chao Pak Kei-8 3 2 3 16-9 11
Polícia-8 2 3 3 7-8 9
Lai Chi-8 2 0 6 10-26 6
Sub-23-8 2 0 6 5-34 6
Kei Lun-8 0 0 8 8-41 0

Sem comentários: