domingo, 6 de abril de 2014

Liga de Elite - 7ª jornada


Realizou-se no fim-de-semana de 29/30 de Março a 7ª ronda da Liga de Elite de Macau, a antepenúltima da primeira volta. As hostilidades foram abertas pelo Benfica, que defrontou uma das equipas mais fracas do campeonato, o Lai Chi, e venceu por expressivos 9-0. A equipa agora novamente orientada por Bruno Álvares já vencia por seis golos de diferença ao intervalo, graças aos golos de Bruno Martinho aos 4 minutos, Chan Pak Chun aos 8, Fabrício Lima aos 18 e aos 29, Filipe Duarte aos 33 e Nicolas Torrão já em cima do intervalo. Na etapa complementar, e já num ritmo mais descontraído, Filipe Duarte viria a bisar aos 51, e o suplente William Gomes contribuiria também ele com dois golos, aos 58 e aos 62. Apesar da diferença entre as duas formações, esta foi a derrota mais pesada do recém-promovido Lai Chi nesta edição do campeonato macaense.

Às 14:00 realizou-se um jogo de aflitos, comos Sub-23 a conseguirem uma suada vitória por 4-3 frente ao lanterna-vermelha Kei Lun - a segunda vitória dos jovens da formação em dois anos. O Kei Lun até começou melhor, ganhando vantagem no marcador aos 23 minutos com um golo de Wong Ka Wai. Os Sub-23 empatariam aos 40 por Lo Kuan Io, que havia entrado três minutos antes para o lugar do lesionado Fong Chi Wai - um azar que acabou por se tornar sorte para os jovens patrocinados pela AFM. O equilíbriou continuou a ser a nota dominante na segunda metade da partida, e ao golo de Lo Ka Hou que adinatou os Sub-23 no marcador aos 50 minutos, respondeu no minuto seguinte o Kei Lun, com Wong Ka Wai a bisar neste encontro. Tudo ficou mais fácil para os Sub-23 com a expulsão de Eusébio Mendes, que deixou o Kei Lun a jogar com dez unidades a partir dos 59 minutos, e Ho Ka Seng dava vantagem à equipa da formação aos 64 minutos, na transformação de uma grande penalidade. Mok Koi Hei faria o 4-2 aos 79 minutos, no que parecia ser o golpe final, mas logo na jogada seguinte Chan Kin Seng reduzia para 4-3, mantendo a incerteza quanto ao vencedor até ao apito final do árbitro. O Kei Lun esteve perto de pontuar, mas continua a somar por derrotas todos os jogos disputados nesta edição de 2014 da Liga de Elite.

Já no Domingo foi a vez do Chao Pak Kei-Polícia, com os primeiros a voltarem a perder pontos, depois de um início promissor de época, com três vitórias nas três partidas inaugurais. Os policiais, que se pautam por uma monótona regularidade (seis jogos, duas vitórias e outros tantos empates e derrotas, seis golos marcados e seis sofridos) adiantaram-se aos 15 minutos por Leong Chon Kit, mas a formação do C.P.K. empataria dez minutos depois pelo brasileiro Mayckol Salvino. Ambas as equipas parecem predestinadas a terminar nas posições do meio da tabela calassificativa, sem sustos ou ambições a mais altos vôos.

Finalmente o jogo grande da jornada, o Sporting, recém-promovido mas líder incontestado até à 6ª jornada, e o Ka I, crónico candidato ao título e tri-campeão entre 2010 e 2012. Foi um jogo bem disputado, aquele que se disputou no estádio da Universidade de Ciência e Tecnologia, com um melhor início para o Ka I, que quis impôr o seu favoritismo, pelo menos no que toca ao orçamento do plantel de futebol. A equipa patrocinada pelo empreendimento urbanístico Windsor Arch expôs as fragilidades do adversário logo aos 17 minutos, quando o coreano Kim Young Bin, uma das suas recentes contratações, abriu o marcador logo aos 17 minutos. Os leões, que sempre assumiram a manutenção como metal principal, não baixaram os braços, equilibraram o encontro, e o seu labor foi recompensado aos 72 minutos, quando Bruno de Brito empatou o encontro, e manteve os leões do território na liderança. Mais uma prova de galhardia dos comandados de João Maria Pegado, que mantêm um ponto de vantagem sobre Benfica e Monte Carlo, que folgou nesta ronda. Os leões jogam este fim-de-semana frente à formação da PSP, e têm a seguir uma prova de fogo contra o Benfica, que certamente atestará as reais capacidades de ambas as equipas e as respectivas pretensões quanto ao título.

Classificação:

Sporting-6 4 2 0 12-2 14
Monte Carlo-6 4 1 1 21-6 13
Benfica-6 4 1 1 25-2 13
Ka I-6 3 2 1 18-4 11
Chao Pak Kei-6 3 2 1 16-5 11
Polícia-6 2 2 2 6-6 8
Sub-23-7 2 0 5 5-32 6
Lai Chi-6 1 0 5 8-24 3
Kei Lun-7 0 0 7 7-37 0

Sem comentários: