terça-feira, 8 de abril de 2014

Liverpool imparável

Em Inglaterra realizou-se a 33ª jornada, com início no Sábado e conclusão na noite de ontem, com a realização da partida entre o Tottenham e o Sunderland, que os londrinos venceram por cinco bolas a uma. No Sábado foi o Manchester City a abrir as hostilidades, com uma vitória por 4-1 sobre o tranquilo Southampton. Os "citizens" adiantaram-se aos 3 minutos de grande penalidade por Yaya Toure, a castigar uma falta do português José Fonte sobre o avançado Edin Dzeko, e o internacional marfinense aproveitou para fazer o seu 18º golo para o campeonato. Os visitantes empatariam também de grande penalidade, pelo veteran Rickie Lambert, mas o City chegaria em vantagem ao intervalo, graças a um golo da autoria de Samir Nasri. Na etapa complementar a superioridade da equipa de manuel Pellegrini evidenciou-se, com Džeko e Jovetic a darem uma expressão de goleada ao marcador. O Manchester City é terceiro, a quatro pontos do líder Liverpool e a dois do Chelsea, mas ainda com dois jogos em atraso.


Nas restantes partidas de Sábado, destaque para a goleada do Manchester United por quatro bolas a zero em St. James Park, casa do Newcastle. Apesar da veia goleadora, a equipa de David Moyes continua a ocupar um modesto 7º lugar, que praticamente a deixa afastada de qualquer ambição doméstica, mesmo à qualificação para as competições europeias. No fundo da tabela, o Crystal Palace foi a Cardiff vencer a equipa local por 3-0, e deu um passo importante rumo à manutenção, deixando os galeses a fazerem contas difíceis, pois ocupam o penúltimo lugar da tabela. Também o Hull City passou a respirar melhor, ao vencer em casa o Swansea por 1-0, ascendendo ao 12º lugar. O Fulham, abaixo da linha de água, ganhou uma nova esperança ao vencer por 2-1 o Aston Villa em pleno Villa Park, enquanto o West Bromwich Albion colou-se ao Norwich City no 17º lugar, ao vencer no reduto deste último por uma bola a zero. A noite fechou com o Chelsea-Stoke City, e a equipa de Mourinho cumpriu a sua obrigação e venceu por 3-0, com golos de Mohamed Salah, a jovem promessa egípcia, aos 32 minutos, e do veterano Frank Lampard e do brasileiro Willian na segunda parte.


No Domingo defrontaram-se Everton e Arsenal, no Goodison Park, com os "toffees" a vencerem por 3-0, confirmando o momento de crise dos "gunners", que conseguiram apenas dois pontos nos últimos quatro jogos. O escocês Steven Naismith inaugurou o marcador aos 14 minutos, e vinte minutos depois foi o belga Rommel Lukaku, emprestado pelo Chelsea, a ampliar a vantagem. Já no segundo tempo seria o espanhol Mikel Arteta, que curiosamente já representou as cores do Everton, a fazer o terceiro dos locais, marcando na sua própria baliza. O Arsenal é 4º classificado com mais um ponto que o seu adversário de Domingo, mas a equipa de Roberto Martínez, que somou a sexta vitória consecutiva, tem menos um jogo disputado. Em risco o recorde de 17 participações consecutivas do Arsenal de Arsene Wenger.


A seguir foi a vez do Liverpool entrar em campo, no Boleyn Ground, em Londres, casa do West Ham United. Os "reds" somaram a nona vitória consecutiva, e a última derrota reporta-se a 30 de Dezembro de 2013, altura em que perderam por duas bolas a uma em Stamford Bridge frente ao Chelsea. Na partida de Domingo o capitão Steven Gerrard esteve em destaque, ao converter competentemente duas grandes penalidades, contra o golo dos locais, apontado pelo belga Guy Demel. A equipa de Brendan Rodgers está mais perto que nunca de chegar ao título inglês, que lhe vem fugindo desde 1990, e tem uma partida decisiva em Anfield Road no próximo Domingo, frente ao Manchester City.

Classificação (dez primeiros):

1 Liverpool 33 74
2 Chelsea 33 72
3 Manchester City 31 70
4 Arsenal 33 64
5 Everton 32 63
6 Tottenham Hotspur 33 59
7 Manchester United 33 57
8 Southampton 33 48
9 Newcastle United 33 46
10 Stoke City 33 40

Sem comentários: