O Sporting goleou em Alvalade o Alba, a equipa de Albergaria-a-Velha que disputa os distritais da AF Aveiro, por 8-1, um resultado que espelha bem a diferença de escalões dos dois clubes. A festa da Taça de Portugal levou os amadores do Alba a uma prova de fogo no campo de um dos três grandes, e no primeiro tempo ainda se bateram com galhardia, chegando ao descanso a perder "apenas" por 3-0. Na etapa complementar começaram a faltar as pernas, e os atletas da equipa distrital já pensavam na hora de pegar ao serviço na segunda-feira, e ainda havia uma longa viagem de regresso ao norte. O Sporting, que alinhou com muitos dos habitualmente titulares, não perdoou, e arrancou para a goleada. O colombiano Fredy Montero voltou a estar em destaque ao apontar três golos, com Wilson Eduardo, Rojo, Capel, Vítor e Slimani a fazerem os restantes. O golo dos visitantes foi apontado pelo avançado Pesquina, numa altura em que os leões venciam por 6-0.
O tomba-gigantes desta eliminatória, alias o único, foi o Santa Maria, equipa do Campeonato Nacional de Seniores, o terceiro escalão do futebol português. A equipa de Galegos, concelho de Barcelos, de onde é originário o mais famoso galo português, derrotou o primodivisionário Nacional, que apeasar do domínio não conseguiu bater a organizada defensive minhota. Pode-se dizer que Manuel Machado teve um grande "galo" na visita a terras onde não é estranho, pois o treinador dos insulares é natural de Guimarães. O autor do golo e novo herói lá da terra é um tal "Fininho", assim carinhosamente baptizado pelos adeptos, que deseja que a seguir "venha outro grande". Venha pois, que leva também! Encantador o momento em que o presidente da pequena colectividade minhota disse às câmaras da RTP que o prémio de jogo para os atletas era...estar na próxima eliminatória. É destes pequenos detalhes que é feita a festa da Taça.
Noutras partidas, destaque para o Belenenses-Académica, o único confronto entre equipas da Liga Sagres. O resultado ao fim dos 120 minutos era um empate a duas bolas, pelo que tudo foi decidido na lotaria das grandes penaldades. A sorte grande saíu aos estudantes, vencedores da prova em 2011/2012. O Olhanense de Abel Xavier foi até aos arredores de Viseu bater o Lusitano Vildemoinhos por 2-1, uma vitória sofrida, e o V. Setúbal precisou de dar a volta ao marcador para bater no Bonfim o Alcanenense por 3-1, na estreia de José Couceiro no comando dos sadinos. As restantes formações do escalão principal tiveram uma tarde tranquila; o Arouca foi vencer no terreno do Varzim por 4-1, o Rio Ave foi a Lagos vencer o Esperança local por 3-0, e o Marítimo venceu nos Barreiros o Freamunde por 3-1. A maior goleada depois do Sporting foi para o Gil Vicente, que recebeu e bateu o Caldas por 5-0.
Sem comentários:
Enviar um comentário