sexta-feira, 28 de março de 2014

Os sons dos 80: Pat Benatar


Pat Benatar é o nome artístico de Patricia Mae Andrzejewski, cantora norte-americana com voz de mezzo-soprano, que durante os anos 80 teve cinco álbums certificados discos de platina, três de ouro, e 14 singles no top-40 da Billboard, quatro deles no top-10. Venceu ainda 4 Grammy, e foi a primeira artista feminina a cantar ao vivo na MTV. Nascida em 1953 em Brooklyn, Nova Iorque, filha de pai polaco e mãe irlandesa, começou a ter aulas de canto no Liceu, onde se especializou em canto clássico. Aderiu à cena "rock" nova-iroquina do início dos anos 70, mas aos 19 anos decidiu casar com o seu namorado Dennis Benatar, um militar na altura estacionado numa guarnição na Carolina do Norte. Arranjou um emprego como empregada de mesa ao mesmo tempo que cantava em restaurants, bares e clubes nocturnos, e a sua grande inspiração era Liza Minelli. De clube em clube, e de bar em bar, chegou aos musicais, foi ganhando notoriedade graças à sua imponente voz, e participou mesmo de anúncios publicitários para radio e para televisão. Em 1978 assinou um contrato de exclusividade com a Chrysalis Records, e em 1979 sai o seu primeiro álbum a solo, "In the Heat of the Night" (não confundir com a canção de Bryan Adams com o mesmo nome, de 1987). O LP chegou a nº 12 da Billboard, e o single "Heartbreaker" a nº 23 da tabela de singles, tornando-se o seu tema de apresentação. Vinham aí os anos 80, uma época muito ocupada para Pat Benatar, e que lhe sairia bastante lucrativa.


No Verão de 1980 sai o segundo trabalho de originais, "Crimes of Passion", que ficou durante cinco semanas no 2º lugar do top da Billboard. Deste trabalho sairam cinco singles, um deles o primeiro top-10 de Benatar, "Hit Me With Your Best Shot", que atingiu o 9º lugar em Junho. O single seguinte, "You Better Run", não foi além do nº 42 na tabela de vendas, mas teve o mérito de ter sido o segundo video a ser exibido no canal MTV, aquando da sua fundação em 1981. O álbum inclui ainda uma versão de "Wuthering Heights", de Kate Bush, e valeu a Benatar o Grammy para melhor intérprete feminina de "rock" em 1981; curiosamente essa seria a primeira das 4 vezes consecutivas que seria galardoada com este prémio. Em Julho de 1981 sai o terceiro álbum, "Precious Time", que chega a nº 1 da Billboard, e é graças ao tema "Fire and Ice" que a cantora leva para casa outro Grammy.


Em 1982 sai o trabalho "Get Nervous", nº 4 da Billboard, e cujo single de apresentação é este "Shadow of the Night", que lhe vale um terceiro Grammy para melhor intérprete feminina. É nesta altura que Benatar faz a sua primeira tournée mundial, e em 1983 lança o primeiro registo ao vivo, precisamente intitulado "Live from Earth", que chega a nº 13 da Billboard, vendendo mais de um milho de cópias, e confirmando-a como a primeira mulher "superstar" da "rock-pop" dos anos 80 - e na altura isto valia uma pipa de massa.


Em 1984 sai "Tropico", o seu sexto trabalho discográfico, e que contém o single que foi o seu maior êxito de sempre: "We Belong", que chegou a nº 5 da Billboard e marcou a estreia de Benatar nos "charts" do Reino Unido, chegando a nº 22 do top-40. Foi ainda nomeada para o Grammy de melhor interpretação feminina nos Grammy, num ano em que venceu Whitney Houston com "Saving All My Love". "Tropico" seria nº 14 na Billboard e ainda daria mais um single top-10 a Benatar, com "Oh Oh Song".


No ano seguinte sai "Seven The Hard Way", que como o nome indica, é o sétimo de Pat Benatar e o último a dar-lhe um single no top-10 da Billboard, "Invincible", que também lhe valeu a última nomeação para os Grammy, na categoria de melhor canção rock. Só três anos depois sairia mais um registo de originais, "Wide Awake in Dreamland", que seria o seu último orientado para a sonoridade "rock". O canto do cisne foi em 1989 com a colectânea "Best Shots", e tal como muitos outros artistas dos anos 80, Pat Benatar "evaporou-se" nas décadas seguintes, e o seu trabalho mais recente foi "Go", de 2003, que vendeu apenas 30 mil cópias.

Sem comentários: