quarta-feira, 19 de março de 2014

Os sons dos 80: Marillion


Os Marillion foram uma banda inglesa de Aylesbury, Buckinghamshire, fundada em 1979, uma das maiores do "rock" neo-progressivo dos anos 80. O grupo gravou 17 álbums de originais desde 1982, e a sua existência pode-se divir em duas épocas distintas: entre 1982 e 1988, com o vocalista Fish, e entre 1989 e os dias de hoje, com Steve Hogarth. Como esta é uma rubrica dedicada à década de 80, é normal que nos debruçemos principalmente sobre os Marillion de Fish.


Os Marillion lançaram o seu primeiro single, "Market Square Heroes", em 1982, e em Dezembro entra em studio para gravar o seu primeiro longa-duração, "Script for a Jester's Tear". O álbum de estreia teve uma boa recepção, chegando ao nº 7 do top do Reino Unido, onde permaneceu durante 31 semanas. Para promover o disco sairam dois singles: este "He Knows You Know", que chegou a nº 35 da tabela de singles do Reino Unido, e "Garden Party", que foi nº 16. No ano seguinte sai o álbumi "Fugazi", que chega a nº 5 do top britânico, melhorando a marca do anterior, e também em 1984 sai o primeiro registo ao vivo dos Marillion, "Real to Reel", que chega a nº 8.


Foi no ano de 1985 que os Marillion gravaram o seu "magnum opus", o LP "Misplaced Childhood", que foi nº 1 no Reino Unido e permaneceu no top-40 durante 41 semanas. É de "Misplaced Childhood" que saíram os maiores "hit singles" do grupo, e o primeiro foi este "Kayleigh", que chegou a nº 2 da tabela de singles do Reino Unido e da França, e marcou a estreia dos Marillion no top-200 da Billboard. Uma canção de amor, "Kayleigh" é inspirada numa numa ex-namorada de Fish chamada Kay Lee. A 24 de Outubro de 2012 os Marillion anunciaram na sua página do Facebook que a inspiração para o tema tinha falecido - Kay Lee morreu, ficou a música.


O segundo single de "Misplaced Childhood" é este "Lavender", que foi nº 5 da tabela de singles do Reino Unido, e seria o último dos Marillion a chegar ao top-5. O refrão do tema é inspirado - copiado mesmo - de uma canção de embalar do século XVII: "Lavender's blue, dilly dilly, lavender's green, When I am king, dilly, dilly, you shall be queen. Who told you so, dilly, dilly, who told you so? 'Twas my own heart, dilly, dilly, that told me so".O terceiro single do álbum mais conhecido do grupo foi "Heart of Lothian", que não passou de um modesto nº 29 do top de signles do Reino Unido.


Em 1986 os Marillion lançam a compilação "Brief Encounter", que contém apenas cinco faixas, sendo uma delas o original "Lady Nina". Em 1987 sai "Clutching at Straws", que seria o último de Fish como vocalista. Uma desilusão, comparado com "Misplaced Childhood", mas mesmo assim nº 2 no top de álbums britânico. O single de apresentação foi "Incommunicado", que foi nº 6 na tabela de singles. Em 1987 o vocalista e carismático líder Fish decide abdandonar a banda, descontente com a comissão recebida pelo "manager", na ordem dos 20%. Enquanto não encontravam um novo "frontman", o grupo lança um disco de lados B, "B'sides Themselves", e mais um disco ao vivo, este duplo, "The Thieving Magpie". Em 1989 entra o vocalista Steve Hogarth.


Os Marillion não perderam tempo, e já com Hogarth gravam em 1989 "Season's End", que é nº 7 no top de álbums do Reino Unido. O primeiro single sem Fish é este "Hooks in You", de Agosto de 89, que chega a nº 30 nos singles. Os fãs não pareciam notar a diferença, e desde 1990 os Marillion lançaram mais 12 trabalhos de originais, sendo o mais recente "Sounds That Can't Be Made", de Setembro de 2012. Quanto a Fish, a solo, tem um registo de 10 discos de originais, nada que mereça grande destaque. Foram os anos 80, o "ninho" dos Marillion.

Sem comentários: