domingo, 23 de março de 2014

Chuva de golos em Inglaterra


Realizou-se ontem mais uma ronda da Premier League inglesa, com muitos golos e resultados extravagantes, alguns contra todas as expectativas. A começar logo pelo jogo grande, entre o líder Chelsea, e o terceiro classificado, o Arsenal - um "derby" londrino sempre muito aguardado, e mais um capítulo na rivalidade entre José Mourinho e o Arsene Wenger. Só que desta vez o treinador francês saíu humilhado, perante a vitória por 6-0 (!) do seu rival de Stamford Bridge. Foi tudo muitofácil para os "blues", que aos 17 minutos já venciam por três golos; o camaronês Samuel Eto'o marcou logo aos cinco minutos, dois minutos depois o alemão Andre Schürrle fazia o segundo, e para complicar ainda mais as coisas, Kieran Gibbs faz um "penalty" e é expulso, e Eden Hazard aproveita para fazer o 3-0. O Chelsea ainda fez o quarto antes do intervalo pelo brasileiro Oscar, que viria a bisar aos 66. Como já dava para tudo, Mourinho lançou no jogo o jovem egípcio Mohamed Salah, que aos 71 minutos, 4 depois de ter entrado, faz o 6-0, assistido pelo benfiquista Nemanja Matic. O Chelsea continua na liderança, agora com mais sete pontos que os arsenalistas, que mesmo assim têm menos um jogo.


O Manchester City continua na liderança "virtual" da Premier, pois encontra-se a seis pontos do líder de facto, mas com menos três jogos realizados. Ontem a equipa de Manuel Pellegrini goleou o lanterna-vermelha, o Fulham, por 5-0, mas um resultado com números enganadores, atendendo às incidências do jogo. Yaya Toure foi a grande figura ao apontar um "hat-trick" - dois de "penalty", aos 26 e 54 minutos, este último na sequência de uma falta que valeu a expulsão ao lateral-direito do Fulham Fernando Amorebieta. A jogar contra dez foi tudo ainda mais fácil; Touré fez o terceiro da sua conta pessoal e do jogo aos 65, e nos dez minutos finais Fernandinho e Demichelis fizeram os restantes.


Já o Liverpool foi ao País de Gales vencer o Cardiff City por 6-3, no jogo com mais golos desta ronda, e mesmo sem as estatísticas à mão, é seguro dizer-se que foi um dos jogos com mais golos da competição. E ainda foram os galeses, orientados pela antiga glória do Manchester United, Ole Gunnar Solskajer, a assumir o comando do marcador, com Jordon Mutch a marcar aos 9 minutos, e Frazier Campbell a responder aos 25 ao golo do empate marcado por Luis Suarez aos 16. Foi então a vez do experiente defesa eslovaco Martin Škrtel brilhar, marcando aos 41 e aos 54, invertendo o resultado a favor do Liverpool, e com Suarez e Dean Sturridge a ampliar o placard aos 60 e oas 75. O Cardiff ainda reduziu, com um segundo golo de Mutch, mas Suarez faria o "hat-trick" já em cima dos 90, fazendo o resultado final. O Liverpool é 2º classificado a 4 pontos do Chelsea, e com menos um jogo.


Na última partida de ontem à noite o Manchester United, moralizado pela vitória na Champions League a meio da semana, foi ao reduto do West Ham vencer por duas bolas a zero, mantendo o sétimo lugar com 51 pontos, muito longe de uma pontuação que lhe permita quaisquer ambições em termos domésticos. Deste encontro o momento alto foi aos sete minutos, quando Wayne Rooney marcou um golo do meio-campo, num remate que apanhou o guardião Adrián desprevenido. O mesmo Rooney demonstrou estar em grande forma, marcando o 2-0 aos 33 minutos. Noutras partidas de Sábado deram-se vitórias caseiras, com o Everton a vencer o Swansea por 3-2 no Goodison Park, o Newcastle a vencer o Crystal Palace por 1-0 em St. James, enquanto Norwich e Hull City venciam também em casa por 2-0, contra Sunderland e West Bromwich Albion, respectivamente. Hoje realizam-se as partidas entre o Tottenham e o Southampton, e o Aston Villa e o Stoke City.

Classificação (dez primeiros):

1 Chelsea 31 69
2 Liverpool 30 65
3 Manchester City 28 63
4 Arsenal 30 62
5 Everton 29 54
6 Tottenham Hotspur 30 53
7 Manchester United 30 51
8 Newcastle United 30 46
9 Southampton 30 45
10 Aston Villa 29 34


1 comentário:

João Esteves disse...

Foi um fim de semana rico em golos, mas o 6-0 foi, talvez, o resultado mais surpreendente da jornada. O Mourinho arrisca-se a ser campeão este ano ;)