sexta-feira, 7 de março de 2014

Os sons dos 80: Bond, James Bond


Confesso que não sou um grande fã dos filmes de 007, o agente do MI5 também conhecido por Bond, James Bond, e interpretado por uma série de actores diferentes desde 1962, e ainda todos vivos. Para os adeptos do género - e são bastantes - existem mil e uma curiosidades, factos, e coleccionáveis do personagem criado por Ian Fleming, e um deles é a canção original que encabeça a banda Sonora de cada filme da série. A tendência teve o seu início no segundo filme, "From Russia with Love", cujo tema com o mesmo nome ficou a cargo de Matt Monro. Shirley Bassey, Tom Jones, Nancy Sinatra e Louis Armstrong ("We Have All The Time in the World" foi feito para "On Her Majesty's Secret Service", o único filme da série com George Lazenby, sabiam?) foram as vozes dos temas da série nos anos 60. Nos anos 70 tivemos novamente Shirley Bassey, seguida de Paul e Linda McCartney, Lulu, Carly Simon, e terminando como começou, outra vez Bassey, que tem o impressionante registo de três temas de 007. Nos anos 80 a tradição de convidar um artista "da moda" acentuou-se, dando a entender que os produtores da "Bondmania" levavam a sério a componente musical. Então que foram as vozes dos temas originais dos filmes do agente secreto mais famoso do mundo na década que mudou para sempre a música?


E lá está outra vez Sheena Easton, que em 1981, altura do filme da série James Bond "For Your Eyes Only" foi convidada para interpretar o tema homónimo. Easton, que já aqui referi a propósito de Prince e das artistas femininas que tiveram uma passage breve pelo estrelato nos anos 80, impressionou com o seu primeiro álbum, e foi convidada por Bill Conti e Nick Leeson para dar voz à canção para o novo 007, tornando-se assim uma "Bondgirl" de continuidade. O single foi nº 8 no Reino Unido e nº 4 na Billboard, ams atingiu o primeiro lugar na Noruega, Suíça e Países Baixos, e ainda foi nomeada para o Oscar, vindo a perder para "Arthur's Theme", do filme "Arthur". Sheena Easton já tinha contribuído no ano anterior para a banda sonora do filme "9 to 5", e se em 1982 perdeu o Oscar, ganhou o Grammy para melhor nova artista.


Em 1983 foi Rita Coolidge a ser convidada para dar a voz ao tema do novo filme de James Bond, "Octopussy". A canção era "All Time High" e foi um tremendo fracasso comercial, ficando-se pelo nº 36 da Billboard, e falhando o top-75 do Reino Unido, onde é ainda até hoje o tema original da série menos bem sucedido. O falhanço de um tema dos filmes de 007 não era inédito, pois já Lulu com "The Man With the Golden Gun" e Shirley Bassey com "Moonraker" tinham ficado muito além das expectativas. Rita Coolidge, cujo maior êxito foi "(Your Love Keeps Lifting Me) Higher and Higher", uma versão de 1977 de um original de Jackie Wilson gravado dez anos antes, foi a segunda escolha depois de Laura Branigan ter declinado o convite. E fez bem, aparentemente.


Mas não há mal que sempre dure, e o registo dos temas dos filmes de 007 ficou redimido com "A View to a Kill", de 1985, interpretado pelo agrupamento de "new-wave" da moda, os Duran Duran. A banda de Simon Le Bond e Nick Rhodes tem o mérito de ter no currículo o primeiro e até agora único tema da série James Bond a chegar ao nº 1 da Billboard, e ainda a nº 2 do top do Reino Unido, sendo impedido de fazer a dobradinha por um tal Paul Hardcastle, um DJ inglês que usou partes de um documentário sobre a Guerra do Vietname, colocou-lhe uns "samples" para acompanhamento, e fez "19", um single que se manteve cinco semanas no topo, entre Maio e Junho de 1985. Quanto a este "A View to a Kill", crédito para o vocalista dos Duran Duran. Quem? Bon...Simon Le Bon.


Em 1987 o "sabor da semana" eram os noruegueses A-Ha, que fizeram história nos anos 80 com o dingle "Take on Me", que tinha a introdução mais facilmente identificável da década. Em ano de novo filme de Bond, o primeiro com Timothy Dalton no papel do espião que me amou (ignorem isto), o tema de "The Living Daylights" ficou a cargo desta banda. Apesar do nº 5 no Reino Unido e do nº 1 na sua nativa Noruega, o single não conseguiu entrar no top-100 da Billboard, mas é um dos favoritos dos fãs de Bond.


A década terminou com um misto de desilusão e contentamento para o cancioneiro da série 007. O filme "Licence to Kill", que seria o segundo e último de Dalton como James Bond foi um dos menos elogiados pela crítica e pelos aficionados, e o tema original ficou a cargo de Gladys Knight. Apesar de ter entrado no top-10 do Reino Unido, "Licence to Kill" - o mais longo de todos, com 5 minutos e 12 segundos - ficou longe de ser memorável, e foi mesmo relegado para segundo plano por outro tema do álbum da banda Sonora: "If You Asked Me To", de Parri LaBelle, que três anos depois ficaria celebrizado na voz de Celine Dion.

Sem comentários: