domingo, 2 de março de 2014

Liga de Elite - 4ª jornada


O futebol em Macau não pára, e este fim-de-semana realizou-se mais uma jornada da Liga de Elite, desta feita a quarta. No Sábado encontraram-se pelas 14:00 as formações que ocupam os dois últimos lugares da tabela: Polícia e Kei Lun. A formação da PSP, orientada por Ka Li Man, antiga glória (?) dos relvados do território, não começou mal o campeonato, batendo o pé ao Benfica na primeira ronda, perdendo apenas com um golo de livre, e empatou a uma bola com o campeão Monte Carlo - um resultado considerado sensacional. No entanto, e contra as expectativas, sairam derrotados do encontro da semana passada frente aos sub-23, naquela que foi a primeira vitória dos jovens patrocinados pela AFM desde 2012. O resultado deixou os policiais no penúltimo lugar, e frente ao Kei Lun, último classificado apenas com derrotas e propenso a ser goleado pelas equipas de topo, não havia margem para errar. A Polícia acabou por vencer por duas bolas a uma, um resultado que transmite a ideia de que foi um jogo complicado para o vencedor, mas o golo do Kei Lun só seria apontado nos descontos. A PSP dominou os acontecimentos, e marcou aos 16 e 58 minutos, por Leong Chan Pong e Un Tak Ian, respectivamente. Ka Li Man tem muito trabalho pela frente, particularmente no capítulo da finalização, o que ficou mais evidente no jogo da semana passada, mas que mesmo assim se fez notar ontem, pois o domínio não se traduziu em golos. O Kei Lun esteve mais sólido que nas partidas anteriores, e desta vez evitou uma derrota expressiva, mas continua a ser a equipa à cabeça de uma possível despromoção.

A seguir entravam em campo Chao Pak Kei e Lai Chi, que tinham em comum o facto de terem ambas vencido na ronda inaugural por 4-0, e de já terem cumprido o jogo de descanso resultante do número ímpar de equipas na liga. A diferença residia no facto do Chao Pak Kei ter vencido a sua segunda partida, enquanto o Lai Chi vinha de uma goleada por cinco bolas a uma frente ao Ka I. E a goleada voltou a acontecer, com o Chao Pak Kei a impôr-se por 4-1, e a saltar para a liderança da tabela classificativa em igualdade pontual com o Sporting, que descansou nesta ronda, mas com vantagem na diferença de golos marcados e sofridos - bastava ao Chao Pak Kei vencer pela margem minima, em qualquer dos casos. Cheong Kin Chong abriu as hostilidades ainda na primeira parte, aos 42 minutos, e na etapa complementar o contingente brasileiro do CPK fez das suas, com Diego Patriota a assinar o segundo aos 66, e Mayckol a fazer o 3-0 três minutos depois. O Lai Chi reduziu aos 81 por Au Ip Nam, mas havia tempo ainda nos descontos para Mayckol bisar, e fazer o resultado final. O Chao Pak Kei tem ainda pela frente Ka I, Monte Carlo, Benfica e Sporting até ao fim da primeira volta, e será aí que se vai ver o seu real valor. Mas caso os primeiros três ou quatro lugares da tabela não estejam entre os seus objectivos, pode-se dizer que já ganharam o "seu" campeonato. O Lai Chi, apesar do início promissor, começa a acusar o facto de ser uma formação sem experiência na elite, e deverá limitar-se a derrotar as duas ou três equipas teoricamente inferiores à sua, caso queira realizar uma época tranquila.

Esta tarde, jogo grande entre o campeão Monte Carlo e o Ka I, campeão entre 2010 e 2012, dois dos clubes com o maior orçamento da Liga de Elite. Quis o sorteio que os três primeiros da temporada transacta se encontrassem logo entre eles nas primeiras quatro jornadas, e o balanço acaba por ser positivo para o Monte Carlo, que já havia vencido o Benfica por 2-1 na semana passada, e agora repetiu o resultado contra outro adversário directo. Anderson Fernandes foi o herói dos "canarinhos", ao apontar os golos aos 5 e aos 71 minutos, e o melhor que o Ka I fez foi reduzir por intermédio de Ho Man Hou, aos 80. O Ka I deixou de ser também invencível, e na próxima jornada defronta o Chao Pak Kei, num jogo que servirá de barómetro às pretensões de ambas as equipas.

Finalmente o Benfica, que depois de uma semana atribulada, com os associados a contestar a dedecisão da direcção em demitir o treinador Dani após a derrota frente ao Monte Carlo na jornada anterior, não podiam ter pedido um adversário melhor: os sub-23. A jovem equipa apoiada pela AFM foi demasiado "tenrinha" para umas águias feridas no orgulho, e assim Fernando Silva estreou-se com uma vitória sólida por 3-0. José Martins, Lei Kam Hong e Filipe Duarte foram os autores dos golos.

Classificação:

Chao Pak Kei-3 3 0 0 15-3 9
Sporting-3 3 0 0 7-0 9
Monte Carlo-4 2 1 1 5-5 7
Benfica-4 2 1 1 5-2 7
Ka I-3 1 1 1 6-3 4
Polícia-4 1 1 2 3-4 4
Lai Chi-3 1 0 2 6-9 3
Sub-23-4 1 0 3 1-9 3
Kei Lun-4 0 0 4 3-16 0

Sem comentários: