segunda-feira, 3 de março de 2014

Os sons dos 80: David Bowie


Pronto, vamos lá falar do David Bowie que é para ver se ele se deixa de meter no caminho de outros artistas. Portanto, nasceu em 1947 na Inglaterra, e tal, o nome dele é David Robert Jones, adoptou o nome artístico de "Bowie" em 1967 para não ser confundido com Davy Jones, vocalista dos Monkees (Jim Bowie, de quem David retirou o nome, era um pioneiro norte-americano quem inventou uma faca a que também deu esse nome) na escola era um sobredotado, fazia parte do coro, blá, blá blá. Anos 70, Ziggy Stardust, as aranhas de Marte, era "stardust" era. A poeira devia ser outra, daquela que se mete pelo nariz acima. Durante a década de 70 gravou 13 álbums de originais, alguns destes são uma obra-prima, uma obra-tia e uma obra-madrinha, enfim, todos sabemos que o tipo se vestia de bailarina e pintava a cara com brilhantina, e como diriam os mais velhos, "a mim não me enganas tu". É verdade que casou com pessoas do sexo oposto, mas sendo um tipo sempre por dentro dessas coisas da moda, casou com a modelo Somali Iman como quem compra um adereço: "deixa cá ver...hoje levo a pasta da Dior, com a Iman a combinar". É também actor (pudera), e em 1976 ganhou com o filme "The Man Who Fell to Earth" um Saturn Award, prémio que distingue o melhor que se faz no cinema britânico - grande coisa.


Falemos de Bowie nos anos 80, portanto. Logo em 1980, ano em que grava em dueto com Freddie Mercury o tema "Under Pressure", sai mais um dos seus trabalhos de originais, "Scary Monsters (and Super Creeps)". O sucesso é estrondoso, na seda do que vinha acontecendo em anos anteriores, e o disco chega a nº 1 no Reino Unido, e nº 12 da Billboard. Dos vários singles que dali saíram, destaque para este "Ashes to Ashes", que é também nº 1 na tabela de discos mais vendidos no Reino Unido, mas queda-se no 101º da Billboard, ficando à porta do top-100. Se calhar o inglês de David Bowie só é entendido no seu país Natal. Reparem bem neste video: o que é que deu a este David Bowie? Que droga exclusiva andava o gajo a chutar para o cerebelo, e não partilhava com mais ninguém. Bem...pelo menos está vestido de palhaço, e não de menina ou de extra-terrestre.


Durante os três anos que o separam do seu álbum de originais seguinte, aproveita para dar mais uma "perninha" no cinema. Em 1981 junta o útil ao agradável e faz uma aparição no controverso filme alemão "Christiane F. - Wir Kinder vom Bahnhof Zoo", ou simplesmente "Christiane F.", que conta a história de uma miúda de 13 anos e os seus amiguinhos adolescentes que ficam agarrados ao cavalo e recorrem aos habituais expedientes para suportar o hábito, desde o roubo à prostituição - especialmente prostituição. A acção decorre em Berlim, onde Bowie viveu entre 1976 e 1979 (ou pelo menos passou lá bastante tempo), e gravou os albums "Station to Station", "Heroes" e "Lodger" em colaboração com Brian Eno - foi a chamada "trilogia de Berlim". É desses três trabalhos que são retirados alguns dos temas que entram na banda sonora de "Christiane F.". O cantor aparece a dar um concerto no primeiro terço do filme. Em 1983 Bowie entra em "Merry Christmas Mr. Lawrence", um filme sobre a II Guerra Mundial realizado por Nagisa Oshima ("Império dos Sentidos"), e onde os méritos no departamento musical vão para Ryuichi Sakamoto, que também entra no filme. Aqui Bowie tem que se contentar apenas com o papel principal. Agora, e na senda do génio artístico de Bowie, deixo aqui o videoclip original de "Space Oddity", de 1969, que não está relacionado com nada do que acabei de escrever.


Assim em 1983 sai "Let's Dance", que marca a entrada de David Bowie nos anos 80, adaptando-se aos ditames da geração MTV. O álbum chega a nº 1 no Reino Unido e a nº 4 da Billboard, e o single que lhe dá o nome faz a "dobradinha" no nº 1. Contudo é outro single de que eu gostava de falar. "China Girl" foi escrito por David Bowie em parceria com Iggy Pop no ano de 1977, e viria a fazer parte de um álbum do último, "The Idiot" (homenagem ao amigo David?). Para "Let's Dance Bowie interpreta ele o tema, que chega ao nº 2 no Reino Unido e ao top-10 da Billboard, e é acompanhado deste interessantíssimo vídeo, onde supostamente a "China girl" é aquele fantasma pálido com dentes de trator que não perpetua estereótipos relacionados com os chineses naquele tempo: inventa novos. A própria música soa um pouco àquela "campainha" oriental que tanto teimam em atribuir à China. Mas pronto, salva-se o facto de Bowie aparecer com um aspecto normal - talvez porque esteja em representação do Ocidente. A sua versão praticamente abafa a de Iggy Pop - julgo que muita gente nem sequer soubesse que já tinha sido gravada antes por outro artista.


Chegamos a 1984 e Bowie traz-nos mais um álbum: "Tonight", o seu terceiro consecutivo a chegar a nº 1 no Reino Unido mas a falhar o top-10 da Billboard, ficando pelo 11º. Mais uma mão-cheia de sigles, dos quais se destaca este "Blue Jean" (nº 6 RU, nº 8 EU), onde no video Bowie volta a abandonar a forma humana. Sai ainda mais uma compilação, "Fame and Fashion", sem impacto nos tops. No ano de 1985 grava "This is not America", para a banda Sonora do filme "The Falcon and the Snowman", e é convidado para o Live Aid - e nem podia faltar. É aqui que colabora de perto com Mick Jagger, gravando em dueto com o Rolling Stone o tema "Dancing in the Street" - colabora de perto e até demais, de acordo com a primeira mulher de Bowie, Angie, que diz ter encontrado os dois juntos na cama. Uma controvérsia que a própria não explicou muito bem, pois na cama pode-se fazer muita coisa. Pode-se morrer também, imaginem.


Depois de uma primeira metade da década repleta de emoções, Bowie regressa em 1986 ao grane ecrã, onde assume mais algumas das suas metamorfoses. Faz o papel de "goblin" (uma espécie de duende) no filme "Labyrinth", do saudoso Jim Henson, criador dos marretas, e um outro mais terráqueo da superfície em "Absolute Begginers", um musical que retrata a vida nocturna na Londres do pós-guerra, antes dos Beatles e dos Rolling Stones. O primeiro filme "safa-se", tendo em conta que é dirigido a um público juvenil, e além de representar, Bowie contribui para a banda sonora com o tema "Underground", que não chega ao top-20 no Reino Unido. Já "Absolute Begginers" revela-se um fracasso nos cinemas, mas o tema com o mesmo nome que o cantor assina para o filme chega a nº 2 dos tops. You did it again, Mr. Bowie!


Até ao da final da década de 80, onde entra "superstar" e sai "megastar", Bowie grava mais dois registos de originais: "Never Let Me Down", em 1987, e "Tin Machine", em 1989. Nenhum destes ou qualquer um dos seus singles tem grande impacto nos tops, e já que falamos nisto, nunca mais teve um single seu no 1º lugar em nenhum dos lados do Atlântico desde que "Dancing in the Street" foi nº 1 no Reino Unido, em 1985. No ano passado o seu novo álbum "The Next Day" - o 26º de originais - chega a nº 1 no Reino Unido, o que acontece pela primeira vez em vinte anos. No cinema faz de Pôncio Pilatos em "A última tentação de Cristo", de Scorsese, em 1988, e entra ainda em "Twin Peaks: Fire Walks With Me", de David Lynch, em 1991. As suas aparições no grande ecrã vou sendo menos frequentes, mas quando menos se espera, lá aparece o David Bowie. Agora que já lhe dediquei um capítulo desta rubrica, vamos lá ver se ele me deixa em paz. Estou a brincar...eu até simpatizo com este camaleão andrógino, que dizem por aí que até canta e tudo.

Sem comentários: