segunda-feira, 30 de março de 2015

Na boa tradição do rigor alemão



Talvez ninguém tenha dado conta deste facto, mas Lubitz, cuja pessoa ficou reduzida a cinzas mas a memória ainda está relativamente intacta, pronta para que seja espezinhada, triturada e cuspida em cima, alcançou uma proeza rara, quiçá inédita. Não fosse o senão de ter sido pelos piores motivos, e diria que estávamos aqui na presença de um místico, de um mago, ou quem sabe de um santo! O co-piloto responsável pela perda de centena e meia de vidas inocentes conseguiu levar a cabo actos e adquirir valências que anteriormente não tinha, e isto apesar do "handicap" de se encontrar…morto. É nisto que os alemães se excedem; é o segredo do seu sucesso que depois leva a que outros povos os odeiem e invejem. No fundo os tipos recusaram-se a ser mandriões, caloteiros, insolventes, iletrados, cábulas e pedinchões só para chatear a malta - já viram isto? O caso de Andreas Lubitz em particular difere do típico alemão pela natureza errática e pouco ortodoxa dos feitos que realizou no "post mortem", mas tirando isso revela uma abnegação em corresponder às expectativas que nele eram depositadas - fez o que lhe pediram, enquanto outros nem pensariam duas vezes em utilizar o seu óbito como desculpa para não respeitar os compromissos.

Mal se avançou com a tese de que Lubitz teria sido o único responsável pela queda do famigerado avião, surgiram de imediato reacções de colegas e conhecidos seus, que se pautaram por um misto de choque e surpresa, quase de descrédito, quando souberam que alguém que tinham como "afável, simpático, bom colega, apaixonado pela profissão e praticante de desporto" fosse capaz de cometer tamanha loucura. Exacto, e fosse isto um filme que por motivos de orçamento precisasse de ser filmado ao mesmo tempo que se escrevia o guião, o realizador/argumentista gritava logo "corta!". Como é isto possível, que alguém que com a intenção de cometer suicídio atira com um avião contra uma montanha, sem qualquer consideração pela vida de cento e tal passageiros inocentes possa ser "boa pessoa"? Quem é que vai querer saber de um enredo onde o "mau da fita" é um tipo porreiro, agora que o "50 sombras de Gray" elevou a fasquia? Este personagem precisa de ser demonizado, e já. Toca a denegrir a sua imagem, e nada do que se possa dizer em prejuízo da sua memoria é demais.

Primeiro deu-se uma tentativa de o associar com o terrorismo islâmico, sem esquecer a hipotética conversão, uma alegada ex-namorada muçulmana ou a existência de duas mesquitas na zona da sua área de residência - na sua e de centenas de milhares de outras pessoas - tudo completo com uma página no Facebook onde Lubitz se confessa um sôfrego seguidor de Maomé e escravo de Alá, e que a comichão que o apoquenta só passa quando rebentar aos pedacinhos num local assaz frequentado levando consigo o maior número possível de inocentes. No entanto este é um argumento que não só não prima pela originalidade, como também não convence uma criança de cinco anos. Nem uns palestinianos na Faixa de Gaza se dignaram a dar uns tirinhos para o ar em comemoração do atentado, ou veio qualquer imã tecer elogios ao novo mártir, para conferir alguma credibilidade a esta tese. A tradição já não é o que era. Depois ainda se lembraram de ir buscar uma depressão nervosa que afectou Lubitz, mas tinha seis anos e estava caducada. Era preciso mais, muito mais.

E assim nos dias que antecederam o fim-de-semana e durante o mesmo, quando há mais tempo livre para que brotem as ideias, eis que afinal o tal rapaz que era "afável, simpático e bom colega" era na realidade um maníaco depressivo que "escondia os atestados médicos" que o impediam de voar, e o médico que os passou estava mais ocupado a cozinhar schnitzels e kartofelpuffers com a tia Helga de Wattenscheid para informar a companhia aérea da situação de psicose grave do seu assalariado. E eles próprios têm culpas no cartório, pois sempre pensaram que Lubitz apresentava-se ao trabalho numa camisa de forças e a espumar da boca por ter uma "personalidade excêntrica". Soubemos também que ele disse que ia fazer aquilo tudo, exactamente como fez, para "ficar conhecido", e que era pitosga, e não enxergava um palmo à frente do nariz, e é possível que a montanha fosse para ele a Fábrica do Chocolate, e estava lá o Willy Wonka a convidá-lo para a visitar. eMEm nome de todas as pessoas "normais" que assim permanecem insuspeitas, obrigado, Andreas Lubitz. Foi já cadáver que esclareceste todos esses equívocos, mas mais vale tarde que nunca.

Sem comentários: