segunda-feira, 16 de março de 2015

Benfica "ya", Sporting "meh", Porto "fiu!"



Vitórias para os três grandes na Liga NOS neste fim-de-semana em que se realizou a 25ª jornada. E é com nove rondas ainda para disputar que o Benfica vai "apertando o cerco", mantendo 4 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, o FC Porto, depois de mais uma vitória na Luz, desta feita ao Braga por 2-0. Os bracarenses vinham de uma derrota em casa com o FC Porto e eram uma ameaça aos campeões e líderes do actual campeonato, pois já os tinham vencido para o campeonato na primeira volta em Braga, e na Luz para a Taça de Portugal. Desta feita a equipa de Jorge Jesus levou a melhor, com os golos a serem marcados por Jonas e Eliseu, um em cada parte. Os minhotos ficaram mais longe do 3º lugar, e o Benfica deu mais passo na revalidação do título, mas depois da tensão que precedeu o jogo, com uma acesa troca de palavras entre os dois lados, foi bonito ver os dois técnicos abraçados depois do apito final do árbitro.



O Sporting, que tem feito uma época inconstante com oscilações de forma súbitas e imprevisíveis, foi à Madeira defrontar o Marítimo, num encontro que se previa complicado para os leões. Desta vez Marco Silva e os seus rapazes não complicaram, e venceram pela margem mínima, com o único golo a ser apontado de grande penalidade ainda na primeira parte pelo médio Adrien Silva. O Sporting encontra-se agora numa posição que curiosamente no lhe tem sido estranha nos últimos anos: terceiro com mais sete pontos que o Braga, e menos oito que o 2º classificado, o FC Porto, e doze que o líder Benfica. Pode-se dizer que se não acontecer qualquer descalabro de nenhuma das partes, a nove jornadas do fim o Sporting já pensa na próxima época. Ah sim, ainda pode ganhar a Taça de Portugal. Mil perdões pela omissão desse importantíssimo detalhe.



O FC Porto foi o último dos grandes a entrar em prova, e recebia no Dragão o aflito Arouca, prevendo-se uma noite sem grandes sobressaltos. Contudo a maré virou-se contra os azuis-e-brancos, que vinham motivados ada vitória frente ao Basel que lhes valeu a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, quando aos 11 minutos o guardião Fabiano é expulso, depois de rasteirar um jogador do Arouca fora da grande área portista, quando este ainda se encontrava a uma distância considerável do golo. O treinador Lopetegui levou as mãos à cabeça, pois era obrigado a tirar um jogador de campo - na circunstância Ricardo Pereira - para fazer entrar Helton, e o mais grave de tudo isto, ficar os restantes 80 minutos a jogar com menos um elemento. No entanto seria Aboubakar, o senegalês que tem feito as vezes do lesionado Jackson Martínez, a salvar a noite, com um golo aos 32 minutos. O Porto somou a sétima vitória consecutiva para a liga (e 13ª nos últimos 15 encontros), mas mantém-se a quatro pontos do irredutível Benfica.

Sem comentários: