terça-feira, 24 de março de 2015

Ce n'est pas le Père Noël


Chui Sai On foi ontem é AL apresentar as Linhas de Acção Governativa (LAG) para...bem, este ano em curso, e assim vamos fingir que ainda estamos em 2014, mas só um bocadinho. As LAG são normalmente apresentadas entre meados de Novembro e início de Dezembro de cada ano, mas as últimas ficaram adiadas por motivos de reversão de uma situação que poderia ter culminado com a queda do regime, e por isso...ah, não, desculpem. Onde é que deixei a minha cópia do manual "Tudo o que precisa saber sobre Macau, e tudo mais que lhe disserem é falso"? Ah, está aqui, e agora é só abrir no capítulo "A população apoia (inserir directiva do Executivo)" e...pois. Olha pois foi, eu é que me tinha esquecido, tão ocupado que estive a amaldiçoar os ingratos que nos colocavam em situação de "extrema oposição" aos nossos amados chefinhos. Sim, aqui está...uhh...foi derivado do facto das eleições para o IV Executivo terem sido super-renhidas, com tantos candidatos que só para ler os nomes era preciso um dia inteiro, e após múltiplas recontagens foi reeleito o anterior, que entretanto teve dificuldades em nomear os novos secretários, tantas eram as opções, e tanta qualidade que tinham as centenas de candidatos dispostos a dar o seu melhor para o bem da população da RAEM. Amen.

Bem, agora vou reduzir o nível de sarcasmo um bocadinho (só mesmo um bocadinho pequenino), e não analisar o que não tem análise possível. Ontem cheguei a casa com uma "mona" tão grande que fui dormir da sitcom da 8:30, perdão, do Telejornal, e só acordei hoje de manhãzinha. Perdi assim o anúncio das tão aguardadas medidas que o nosso CE apresentara essa tarde para resolver os problemas com que a população de Macau se confronta diariamente. Mas isto é só para os mais distraídos, ou para quem tem um sexto sentido, como eu tenho. Há pescadores que antecipam os temporais graças a um dedo do pé que lhes começa a doer quando a borrasca ainda vem longe, e comigo dá-me uma sonolência em jeito de desmaio quando vem aí mais um "barrete". Neste caso foi o meu organismo que activou o mecanismo de "power save", e quem sabe se assim até dormi melhor e tudo As reacções que vi hoje - poucas, pois a malta já se habituou a tanto "nada" - variavam entre o encolher de ombros e um sorriso fatalista, o mesmo que Che fez quando estava prestes a ser aniquilado às mãos dos agentes da CIA, que até garantem que QUASE lhe tiraram um fotografia dele sorridente, antes de o encherem de chumbo. Aqui não se é aniquilado, mas também não se promete que um dia isso não aconteça, em suma, aqui ninguém promete nada, ninguém viu nada, ninguém sabe de nada. Anunciar o quê para este ano, então? E que tal "nada". Ah, estava a ver que já se tinham fartado de "nada", que é algo que habitualmente deixa qualquer um em bicos de pés em termos de expectativas.

Dos "profissionais", gostei do editorial de Carlos Morais José, que mesmo dizendo todos os anos o mesmo sobre o mesmo nada, pelo menos dá-se trabalho de escrever uma coisa diferente - não sei se o mesmo se pode dizer sobre as LAG. Mas eu sou suspeito, como fã assumido do CMJ, mas se há alguém que não gostou ou que discorda, sempre dá para dizer em sua defesa que "cita os clássicos", ou ainda que "recorre a estrangeirismos pertinentes", que ainda por cima demonstram que se trata aqui de uma pessoa culta, bem lida. Não menos atrás ficou a opinião de José Rocha Dinis, outra "velha raposa" destas andanças a quem desde já um abraço, mas considero o primeiro parágrafo o "magnum opus" da totalidade do artigo - uns fecham com chave d'ouro, JRD prefere abrir com chave d'ouro. No tom apaziguador que lhe é habitual, o director-executivo do JTM considera que ao não abordar o problema da habitação, ou do acesso à mesma pela população média, "perdeu-se uma grande oportunidade", ao que o autor do artigo acrescenta que ele próprio "lamenta". Fiquei em choque, tal foi a forma como este raciocínio me arrebatou, assim, sem avisar nem nada. Este "lamento" de JRD é o equivalente a uma pessoa que ferva em muito menos água começa a partir os móveis e as jarras de casa e enforcar o caniche pela trela. Não estou aqui a sugerir que existe alguma permissividade desonesta da parte de JRD, nada disso, pois como referi ele é o tipo de pessoa que gosta de ver tudo a correr bem, averso ao conflito, e claro que muitas vezes também tem a razão do seu lado, pois nem sempre as críticas são justas, e existe aproveitamento a que convém ficarmos alerta para não comprar a "banha da cobra" que alguns nos querem impingir. Por outro lado, foi como ele próprio diz, que deixando de fora a questão de habitação não há de novo a registar. A questão que depois desenvolve é simplesmente "peanuts", e porquê? O meu caro tem toda a razão quando afirma que o problema da habitação é "transversal" a toda a sociedade, enquanto o futuro das câmaras e etc. não são propriamente do interesse geral, e toca aos funcionários (bastantes, de facto) do IACM, e pouco mais.

Não me vou agora armar em espertalhão e dizer que "já sabia" que nada ia sair do anúncio das LAG, porque esse era um sentimento generalizado, e com excepção de quem tem como função (ingrata) comentar a actualidade política local, não detectei entusiasmo nenhum, de todo. Ontem cheguei a casa e liguei o televisor para ver se apanhava algum "soundbite" de interesse, mas a certa altura oiço através da voz da tradutora o nosso CE a
dizer qualquer coisa como "eu sei que vocês esperam que eu venha para aqui anunciar muitas novidades". Sim, e nem o senhor de La Palisse diria melhor, mas já que "sabe", porque é que insiste em defraudar as expectativas? Em seu abono pode sempre dizer que não é o Pai Natal, apesar da ampla moldura que ostenta, bem como o ar bonacheirão. Tem ainda a seu favor estarmos em Março, aquele período em que ninguém pensa no Natal seguinte, e do que passou há 3 meses ninguém se lembra, e os miúdos já deixaram de brincar com as bugigangas que lhes ofereceram nesse dia. O que dá a entender é que Chui Sai On traz consigo um saco enorme e recheado de brinquedos, e nem era necessário ser um "mãos-abertas" para deixar os pequenotes felizes, só que teima em dar-lhe apenas um porta-chaves ou um chupa-chupa, e se por acaso tiver uma avó à mão para deitar as culpas, um par de meias. E no papel de S. Nicolau da Coca-Cola o nosso CE até se daria bem, fosse ele a decidir, realmente. Tenho a certeza que por Chui Sai On toda a gente tinha um "duplex" onde morar e médicos à chapada no hospital para ver quem atende primeiro os pacientes, que não iam demorar nem dois minutos a ser atentidos com deferência e qualidade. O problema é que não dá; pode ser que a habitação esteja a dar uma enorme dor de cabeça a quem (não) tem perspectivas de adquirir moradia própria, mas está a render lucros astronómicos a uns poucos que valem por todos e ainda dão troco.

A mentalidade é vincadamente mercantilista; imaginem que tinham o plantel completo do Coimbrões, Santa Eulália e Vianense, mais de 60 pessoas, à vontade, a refilar à vossa porta a pedir batatinhas, e quando estavam prestes a ceder, eis que chega o Cristiano Ronaldo, cujo passe vale mais do que aqueles três plantéis juntos, e dizia-vos para deixarem os rafeiros a ladrar à vontade. É uma analogia parva, não é? Mas não existindo aqui uma temática que requeira um elevado nível intelectual, é mais de adequada para ilustrar a situação. E não ponham a culpa em Chui Sai On, que não foi ele que trouxe para cá os comilões para depois ficar-nos a aturar enquanto lhe pedimos satisfações, e que resolva problemas que pensou irem sendo resolvidos com os tais porta-chaves e chupa-chupas, quando já nem um triplo "bypass" salva o coração desta terra. Mas isto foi, como dizem os mais pragmáticos, cumprir o que está disposto na Lei Básica: as LAG. Daquilo que realmente interessa, é a ida a Pequim que vai ter peso no futuro da RAEM e do próprio Chui Sai On, que levou consigo um relatório sobre a capacidade de Macau em receber mais turistas. Deve ser um relatório bastante sucinto, e aposto que estará lá escrito qualquer coisa como "Sim. Mais turistas. Por favor?". Ah e lembram-se daquele recado que pediram ao Chefe para transmitir lá em Pequim, de como consideram essencial que os jovens de Macau tenham aulas de Educação Patriótica, e de como as vossas criancinhas se lamentam constantemente de não saber de cor a letra de "O Oriente é vermelho", e assim não podem amar a Pátria em condições? Não se lembram?!?! Ai, essa memória, deve ser das saudades dos turistas. Mas não sejam tão egoístas, e levem uma "bala" pelo resto do pelotão. O que faz falta não são os turistas que andam por aí aos safanões com o povo na rua. Esses jogam no Santa Eulália ou no Coimbrões. A missão é trazer de volta o Cristiano Ronaldo, ou seja, os turi$ta$, que são poucos mas bons. Diria que para o ano há mais, mas todos sabemos que vai haver outra vez do mesmo. Ficamos a fazer figas para que o mesmo que vai haver seja pelo menos o mesmo que hoje temos.

Sem comentários: