domingo, 1 de março de 2015

Liga de Elite - 6ª jornada


Mais uma jornada da Liga de Elite, campeonato da primeira divisão de Macau, com os cinco jogos correspondentes à sexta ronda a serem disputados como habitualmente entre sexta-feira e esta tarde, Domingo. E na sexta ao final da tarde tivemos o Sporting-Lai Chi, um desafio disputado ao limite, com "penalties", expulsões, incerteza no resultado até ao apito final, e muitos golos - seis no total, três para cada lado. O Sporting voltou a desperdiçar pontos contra uma formação teoricamente acessível, e até ao momento os leões só conseguiram vencer a equipa dos Sub-23, ainda que por goleada, o que representa um início de época (quase na metade) abaixo das expectativas, pelo menos para uma equipa que na época passada discutiu o título até à última jornada. O Lai Chi adiantou-se mesmo no marcador por Bruno Brito, decorridos 27 minutos de jogo, e só graças a uma grande penalidade convertida eficazmente por Sio Ka Un o Sporting não foi para o descanso em desvantagem. Mais golos só na parte final do encontro, com dez últimos minutos completamente alucinantes; Jorge Tavares voltava a colocar o Lai Chi em vantagem aos 84 minutos, e quatro minutos depois o suplente Cheok Ka Fai marcou para os leões, restabelecendo a igualdade. A "cambalhota" no marcador ficou completa mesmo em cima dos 90 minutos por Pang Chi Hang, e já quando toda a gente pensava que o Sporting ia somar a segunda vitória no campeonato, Bruno Brito bisa e dá o empate ao Lai Chi, que deixa tudo como antes: Sporting num decepcionante sexto lugar, e o Lai Chi logo um ponto atrás.

Ontem, Sábado, entraram em campo as outras duas formações de matriz portuguesa, com o Benfica a abrir a contenda, despachando os Sub-23 por quatro bolas a zero, numa contenda em que a única dúvida era por quantos iam os encarnados vencer. Os jovens patrocinados pela AFM ainda tiveram fôlego para aguentar a primeira parte, e consentiram apenas um golo aos 15 minutos, autoria de Nicholas Torrão. Na segunda parte a goleada começou a ganhar forma, com Leonel a apontar o segundo aos 51, e Fabrício Lima a fazer os restantes aos 75 e 89, este último de grande penalidade. Mais uma vitória em ritmo de treino para a equipa de Bruno Álvares. De seguida jogou a Casa de Portugal, que tinha um jogo do "seu" campeonato, frente ao lanterna-vermelha Chuac Lun, e pode-se dizer que a equipa de Pelé complicou as contas da manutenção, perdendo para um adversário que ainda não tinha sentido o sabor da vitória nesta temporada - pode ser demasiado cedo para fazer estas contas, mas a verdade é que ambas as equipas têm poucas ou nenhumas oportunidades de pontuar com excepção dos jogos entre si, e aqui a Casa de Portugal perdeu o primeiro "round". Leonardo Abrantes adiantou o Chuac Lun no marcador logo aos dois minutos, mas a CPM reagiu bem, com golos de Filipe Nogueira aos 11 e Jean Peres aos 30 que consomariam a reviravolta no "placard". O último minuto do primeiro tempo foi desastroso para a CPM, com os Chuac Lun a marcar duas vezes em cima dos 45 por Chan Tsz Yeung. Será que os jogadores da formação lusitana pensaram que o jogo tinha ido para intervalo, e deixaram o nº 23 da equipa adversária sozinho em campo? No segundo tempo Leandro Fernandes ainda fez o empate, mas o dia era do Chuac Lun, e Lei Chi Ieong fez o golo que valeu os três pontos, marcava o relógio 82 minutos de jogo.

Hoje tivemos o jogo grande da sexta ronda, com Ka I e Monte Carlo a disputar segundo lugar, e a oportunidade de se "colar" ao líder Benfica. A partida destuou das três anteriores, que produziram dezassete golos (!), e as equipas anularam-se uma à outra, terminando tal e qual como começaram: 0-0. O Benfica é que agradece a gentileza, e aproveita para ficar agora com três pontos de vantagem sobre a concorrência, e tanto Ka I como Monte Carlo precisam agora de fazer um pleno se quiserem ainda ambicionar ao título, pois é improvável que qualquer outra equipa além destas duas roube pontos ao Benfica. A jornada terminou com o Chau Pak Kei-Polícia, que teve um "twist" bastante curioso. Sabendo de antemão do empate na partida anterior, o CPK sabia que em caso de vitória igualava Monte Carlo e Ka I na segunda posição, e parecia tudo bem encaminhado, quando ao intervalo já tinham 3 golos de vantagem sobre os policiais, que pareciam estranhamente apáticos. Diego Patriota, Ho Ka Seng e Ismael Ortega assinaram os golos que pareciam garantir os três pontos ao CPK, mas no segundo tempo a Polícia marcou também por três vezes, com Cheong Loi, William Shek e Hoi Wai Tong, este último de "penalty", a estragar a festa ao adversário.

Classificação:

Benfica-16 (19-2)
Ka I-13 (15-4)
Monte Carlo-13 (9-3)
Chao Pak Kei-11 (20-8)
Polícia-8 (8-7)
Sporting-7 (13-7)
Lai Chi-6 (7-13)
Chuac Lun-4 (8-28)
Casa de Portugal-3 (7-23)
Sub-23-1 (3-14)

Sem comentários: