domingo, 28 de julho de 2013

Cola de merda


Muitos turistas que visitam o México ouvem falar de uma tal “vingança de Montezuma”. Este Montezuma era um líder tribal nativo daquele território colonizado pelos espanhóis, e que morreu à mão do invasor, quando lutava pela autonomia do seu povo. Esta “vingança” não é fatal para pode muito bem estragar as férias aos mais desprevenidos. Um estrangeiro que beba a água da rede local arrisca-se a contrair uma infecção bacteriana gástrica, com fibre, vómitos, diarreias e tudo o que há direito, enquanto os mexicanos gozam de uma imunidade natural. Os cuidados são sempre poucos, e com excepção dos hotéis com três ou mais estrelas, o perigo espreita em qualquer esquina. Alguns dos que se acautelam optando pela água mineral engarrafada, “caem” como tordos na armadilha do gelo das bebidas em bares e restaurantes típicos.

Na China, tal como no México, a qualidade da água da rede não inspira confiança, e tal como os mexicanos além-mar, os chineses estão equipados com defesas naturais que os protegem da flora bacteriologica mais traiçoeira. Mas apesar de cada vez mais turistas visitarem o país e o número de estrangeiros a trabalhar na China continuar a aumentar, pouco se tem feito pela qualidade da água. Antes pelo contrário, e os mais cuidadosos arriscam-se a cair na mesma armadilha que muitos dos turistas no longíquo México: o gelo. Uma reportagem recente da CCTV demonstra que a qualidade do gelo utilizada nas bebidas mais consumidas é tão má que seria preferível beber a água acumulada no suporte do piaçaba da casa-de-banho. Foram recolhidas amostras de gelo em três conhecidas cadeias de “fast-food”a operar em Pequim: as multinacionais McDonald’s e KFC, e a doméstica Kung Fu.

A qualidade da água utilizada para confecionar o gelo foi analisada e comparada com água da sanita de um lavabo comum em número de bactérias prejudiciais à saúde. A KFC apresentou resultados desastrosos, com as análises a revelar a presença de 900 colónias bacteriológicas por mililitro – doze vezes mais que a água da retrete. O gelo da King Fu apresentou resultados menos maus, mas igualmente preocupantes: cinco vezes mais bacterias que um comum urinol. A McDonald’s, por seu lado, apresentou os melhores resultados, mesmo que negativos. Se calhar a ética compele-os a que façam gelo com “água da sanita autêntica”, em vez das outras duas cadeias de comida rápida, que apenas Deus sabe onde foram buscar a água que depois misturam nas colas e nas fantas. Os resultados desta reportagem deixaram a opinião pública em estado de choque, e na internet são aos milhões os que dizem “nunca mais comerem no KFC”.

A companhia do coronel Saunders e dos seus cadáveres de galinha fritos apresentou um pedido formal de desculpas, mas sublinha que o restaurante onde foram recolhidas as amostras de gelo “é um caso excepcional”. Claro, que azar, de entre todos os gajos foram logo escolher aquele que usa água do esgoto para fazer cubos de gelo. A Kung Fu, por seu lado, prometeu tomar mais cuidado daqui para a frente, mas deixou saber que a divulgação destes resultados “não afectou a venda de bebidas”. É um caso de fidelidade acima do consumidor acima de qualquer suspeita, concerteza. Quanto à McDonald’s, que sai por cima neste escândalo alimentar, está de parabéns, e garante ao consumidor que a água para o gelo continuará a vir dos seus lavabos, e não de outra origem mais duvidosa.

Sem comentários: