sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Os blogues dos outros


A confusão que vai por Pequim na relação das autoridades com os jornalistas e os media é típica de uma verdadeira opereta. Condicionar os conteúdos de acesso dos jornalistas à Internet é das maiores infantilidades que tenho visto cometida em política. Sobretudo, quando todos os olhos do mundo estão postos em Pequim e as agências e estações correm para "caçar" notícias capazes de lhes dar os prime rate das 8:00 o'clock news. Ao escolher uma estratégia de condicionamento e afrontamento com os media ocidentais as autoridades correm riscos absurdos e nada inteligentes. E revelam uma absoluta falta de sentido táctico e de pragmatismo. As Olímpiadas são um mês apenas de exposição e cobertura noticiosa internacional. Depois, como um balão a esvaziar, desaparecerão do pequeno écran. Ao darem excessiva importância a questões marginais aos jogos as autoridades desperdiçam os créditos políticos que poderiam extrair deste grande acontecimento internacional. Só faltava - para partir o resto da louça -prenderem ou baterem a jornalistas durante os Jogos.
Mas ninguém tem bom senso em Pequim?


Arnaldo Gonçalves, Exílio de Andarilho

O que mais me diverte no actual PCP é a sua paixão pela China, a mesma China que em tempos odiou, que fez frente ao PCUS e ainda chegou a andar aos tiros na fronteira com a ex-URSS, para não referir o conflito armado que manteve com o Vietname na disputa pelo Cambodja. O facto é que a China dividiu o mundo comunista e a história veio a mostrar que, afinal, o PCP estava do lado errado, a URSS sucumbiu e a China sobreviveu. Solução? Esquecer o que se disse o passado e com o mesmo empenho com que se defendia a URSS da China defende-se agora a China, o maior sapo que os comunistas portugueses já tiveram que engolir.

Jumento, O Jumento

Ao bom estilo português aconteceu tragédia em São João da Madeira. Um alarme (falso) anunciou a existência de um engenho explosivo no pavilhão desportivo Paulo Pinto. A PSP deslocou-se para o local. À boa maneira portuguesa - baseada no total improviso - o comandante da polícia local subiu para o telhado do pavilhão sem ser através de uma escada Magirus ou de outra forma que lhe desse uma total segurança. Nem sequer foi equacionada a possibilidade das telhas não suportarem o peso de um homem. E na verdade, não suportavam. Quando o agente policial caminhava no telhado partiu-se uma telha e caíu desamparado de uma altura de 10 metros. Está em estado crítico no hospital...

João Severino, Pau Para Toda a Obra

Em "visita-relâmpago" a Portugal, o lateiro Hugo Chávez e os "armários" que lhe protegem a carcaça comportaram-se como se estivessem na Venezuela, como se viu na deslocação de "el presidente" à Fundação Mário Soares, mostrada pela televisão. Rua cortada e populares impedidos de circular, jornalistas empurrados e bloqueados, agentes da PSP humilhados pela arrogante legião de "seguranças" de Chávez, que deixou Soares à sua espera mais de uma hora, sentado à porta da chafarica (é no que dá ter "amigos" entre gente desta - e é bem feita). Um governo, um ex-Presidente da República e uma cidade de calças deitadas abaixo e de rabo para o ar por causa de um Tapioca com petróleo. O retrato de Portugal no início do século XXI.

Victor Abreu, Jantar da Quartas

O PR fez um «alerta aos portugueses» por entender ver ameaçado o «equilibro dos poderes».
E quer que os portugueses façam o quê?
Que punam todos os partidos parlamentares? Que o vejam como garante contra a malandragem?
A coisa não se resolvia com uma mensagem à AR, com umas conversinhas com os líderes ou com o já tradicional vetosinho de verão?
Afinal, quem é que desequilibrou os poderes instituídos, passando por cima do sistema político?


Gabriel Silva, Blasfémias

Muito gosta este Cavaco de tabus. O de ontem era bom. Suspense e curta duração, anunciado de manhã, revelado à noite. De tal forma que às 7 horas já estava plantado em frente à televisão. Claro que por à força da falta de hábito, às 8 já tinha adormecido há pelo menos 40 minutos e não vi nada. Ouvi na rádio, às 9.
Este Cavaco no fundo é um brincalhão. Quis animar a malta antes das férias e pôs-nos a imaginação a trabalhar durante o dia.
Eu fui ponderando vários cenário. O que justificaria o PR interromper as férias para fazer uma comunicação ao país? Uma ameaça de atentado? A revelação de um atentado abortado a tempo? Vai demitir o governo? Vai demitir-se? Estará doente?
E fiquei desiludido. Afinal a montanha pariu um rato, ou com mais propriedade, o vulcão pariu nove ilhas. Uma desilusão. Ainda tinha como última hipótese o senhor ir presentear-nos com um vídeoclip inédito do "1 de Agosto" dos Xutos. Isso sim justificava, mas não, nem isso. Estatuto de não sei quê dos Açores.
Ainda bem que eu não percebo nada de política porque na minha limitada cabeça mais se justificaria ir à televisão explicar qualquer coisa sobre o Tratado de Lisboa, conteúdo e já agora o facto de não ter sido referendado por cá do que um assunto que me parece que bastava ter reunido com os líderes partidários ou parlamentares para resolver.
O que eu gostava de ver hoje era uma sondagem "sabe de que é que o Presidente estava a falar?".
A única coisa que me chamou a atenção foi o facto de os Deputados da Assembleia da República terem aprovado por unanimidade uma "coisa" que continha oito "coisas" inconstitucionais. É como dar aos senhores deputados um daqueles desenhos "descobre as oito diferenças" e entre todos ninguém descobrisse nem uma. Mas temos bons políticos, dizem os próprios.
Eu pelo menos fiquei a perceber melhor porque é que não percebo nada de política.


João Moreira de Sá, Arcebispo de Cantuária

Sem comentários: