domingo, 31 de agosto de 2008

Anunciação e Milagres


Olhando para a lista de nomes admitidos e de nomes não admitidos no website do Registo Civil, podemos esclarecer algumas dúvidas a pais que gostavam de ver os seus rebentos baptizados com os nomes mais extravagentes possível. Ali pode de uma vez por todas - quer goste ou não - saber exactamente se o seu Messias pode ser uma Excelsa ou apenas um Parsídio (esta não faz muito sentido, pois não?).

Se tiver um excelente sentido de humor e gostar dos trabalhos de Gil Vicente, pode baptizar a sua filha de Sátira da Conceição (só não sei se o padre vai gostar...). Se for o seu segundo filho, pode chamá-lo de Secundino, e se for um fã de Freud, pode chamá-lo de Segismundo. Se quiser que o seu filho tenha o nome de uma peça de vestuário, pode chamá-lo de Colete. Se o quiser chamar de Luís Figo, pode. Mas apenas no conjunto. Se quiser só Figo (ou outra fruta qualquer) não pode (excepto Tamara). Se acha que a sua filha vai dar muitas quedas na vida, sempre pode chamá-la de Torpécia. Se for um adepto da tabela periódica, pode chamar os miúdos de Hélio ou Néon. Se quiser ser mesmo radical e deixar as velhinhas que apertam as bochechas dos bebés confusas e com a língua embrulhada, pode chamar os seus filhos de Melquisedeque, Nominanda, Elioenai, Benevenuto ou Carmorinda. Se gosta de deixar os seus filhos para o fim da lista da chamada na escola, pode escolher entre as imensas opções de nomes começados por Z: Zara, Zaqueu, Zami, Zadilaque ou Zuleia.

Quanto aos nomes que não pode dar, são ainda mais interessantes. Abedenego, Agostínia, Girina, Isnandel, Katyuscia, Marucas, Minanú, Sandokan ou Sayonara não são permitidos. O que mais me pasma é que não se tenha o direito de chamar a uma filha Laranja. E porque não Rei ou Raínha, se tiver algum complexo de superioridade? E Rafaelo, se Rafaela é permitido? Por motivos conservadores e religiosos, Mãe de Deus não é aceitável. Quando pensaram em proibir nomes como Prtik, Fitz, Yodhin ou Baki, abriram uma verdadeira caixa de Pandora (nome permitido). Não bastava vir com uma lista com os nomes que são permitidos, e considerar todos os outros não aceitáveis? E que tal Vridok, Cabush, Toki ou Brdek? Não são permitidos, mas também não são proibidos. Quanto aos senhores muito clubeiros que gostavam de chamar à criança Benfica (na lista dos nomes proibidos), Sporting ou Porto, o melhor mesmo é comprarem um cão.

Isto dos nomes permitidos tem muito que se lhe diga, e todo o cuidado é pouco. Imaginem daqui a uma ou duas gerações termos uma ministra da saúde chamada Maria da Agonia, uma ministra da Agricultura e Pescas chamada Laura do Mar, um ministro da economia chamado Rúpio, casado com uma Valquíria qualquer, e todos liderados por um primeiro-ministro chamado Vasco da Gama. O presidente podia ser o Milagres, que é o que o país precisa.

13 comentários:

Anónimo disse...

Esta é mais uma palhaçada à portuguesa. Um camelo qualquer não me deixa pôr à minha filha o nome Alana ou Elizabete ou Mia. Mas já me deixa pôr nomes como Alegria, Aleta, Celinia ou Cereja. Mais: se for Ana Rosário ou Elizabete é proibido, mas Ana do Rosário e Elisabete já pode ser. Cambada de atrasados mentais, que querem mandar em tudo e não percebem quão ridículos são.

O único objectivo disto certamente que é extorquir mais dinheiro aos portugueses. Cada vez que alguém mete um processo a pedir para um nome ser aceite, paga 50 euros (há 3 anos, que agora se calhar é mais) para que o tal camelo, ou um grupo de doutores camelos decida se o nome pode ser dado ou não. Depois os tais camelos dizem logo que não, mas os 50 euritos já lá ficam. Chulos da pior espécie, esta cambada de gatunos lusitanos.

Anónimo disse...

Camelo é você por escolher nomes desses. Escolha Zobaida Quebra-Costas, que é capaz de ficar bem à sua filha.

Anónimo disse...

Era o que me faltava, mais um camelo a dizer-me que nome hei-de dar aos meus filhos. Já não bastavam os camelos encartados, agora ainda aparecem estes que não riscam nada.

Anónimo disse...

cada un tem o nome que merece tal como os pais que lhes põem esses mesmos nomes...

a velha mania de se quere ser diferente...

Anónimo disse...

Alana? Mia? E Ladra ou Uiva, não quer? Ou Alada?
Que parolão! É por causa de espertalhões como você que há tantas Cátias Vanessa em Portugal.
Agradeça a quem não lhe permitiu cometer essa insensatez. Um dia mais tarde, depois de muito ser gozada na escola, a sua filha não lha perdoaria!

Anónimo disse...

Apenas dei exemplos, ó estúpido, de nomes proibidos que consultei na lista e que me parecem bem mais normais do que outros permitidos como Aleta, Alegria ou Cereja. Noutros tempos deves ter sido PIDE, que ainda hoje tens jeitinho para querer controlar os outros. PIDE e burro, que antes de zurrar devias ir consultar a lista dos nomes permitidos para ver quem é o parolo.

Anónimo disse...

Lava mas é a boca, malcriadão parolo!

Anónimo disse...

Ah, não gostas que te respondam à letra, ó palerma? Pois se não gostas põe na borda do prato.

Anónimo disse...

Não gosto é de parolões como tu, percebes?

Anónimo disse...

Parolão és tu, que comes aquilo que te impõem e calas. Depois vens descarregar frustrações para cima de quem tem inteligência suficiente para querer decidir coisas que só nos devem dizer respeito a nós próprios, tal como o nome que se dá aos filhos. Se calhar contentas-te com os tais nomes que criticas, como Cátia Vanessa, ou com aqueles que toda a gente tem, como Maria Qualquer-Coisa. É por causa de burros como tu que Portugal hoje é a porcaria que é, submetido que está o povinho aos mentecaptos que detêm o poder.

Anónimo disse...

Chamar Cátia Vanessa ou Mia à filha é um gesto de grande inteligência, sem dúvida!

Anónimo disse...

Este é o meu último comentário, que não alimento mais esta discussão com alguém que nem português percebe.

Cátia Vanessa deve servir-te é a ti, porque é um nome permitido pelos tais camelos do registo civil. Há outros nomes bem menos ridículos, que são proibidos por esses mesmos doutores camelos. Percebeste agora ou queres que faça um desenho?

Anónimo disse...

O camelo continua a olhar-se ao espelho e a insultar os outros.