sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Eis o atletismo


O sexto dia de competição marcou o início das provas de atletismo, com a Etiópia e a Polónia a conquistarem as primeiras medalhas em disputa, e curiosamente as primeiras para estes países no geral. A etíope Tirunesh Dibaba Kenene venceu a prova dos 10.000 metros femininos, batendo a sua compatriota Elvan Abeylegesse, que corre com a bandeira da Turquia, na útima volta ao "ninho". O polaco Tomasz Majewski, um simpáatico senhor de 130 kg de peso, completamente calvo e com uma farta barba, venceu a competição de lançamento de peso, feminino.

A final dos 100 metros livres promete. Nas eliminatórias de hoje os favoritos Asafa Powell e Usain Bolt (o homem mais rápido do mundo) e o americano Tyson Gay "passearam" até às meias-finais. O "nosso" Francis Obikwelu conseguiu também o apuramento para as eliminatórias de amanhã, e ficamos a esperar vê-lo na final, que será disputada às 22:30, hora local e de Macau (15:30 hora de Lisboa). É quase certo que o recorde do mundo, que pertence a Bolt com 9.72 segundos, será batido. São os 10 segundos mais espectaculares dos jogos.

A China venceu mais quatro medalhas de ouro nas provas de hoje. A halterofilista Cao Lei venceu na prova de 75 kg, elevando para oito o número de medalhas dos atletas chineses naquela modalidade. Destaque para a primeira medalha de ouro chinesa no badminton, com a dupla Yu Yang/Du Jing a vencer as coreanas Lee Kyungwon/Lee Hyojung na final de pares femininos. A China lidera a lista de medalhas de ouro com 26, seguidas dos Estados Unidos com 14, e a Alemanha com 8.

Na natação Michael Phelps conquistou a sua sexta medalha de ouro, vencendo a final dos 200 metros estilos. No ténis estão encontrados os finalistas do torneio de singulares masculinos: o chileno Fernando Gonzalez e o espanhol rafael Nadal. Gonzalez venceu Michael Blake, que ontem foi carrasco do nº 1 mundial, o suíço Roger Federer. Nadal bateu o sérvio Novak Djokovic, naquela que foi uma verdadeira final antecipada. A final é disputada no Domingo, às 16:00.

Sem comentários: