quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Olimpismo: filhos e enteados


Começou hoje em Macau o torneio comemorativo do 25º aniversário da Associação de Patinagem local, com a participação de seis países, e com direito a cerimónia de abertura e tudo. O hóquei em patins tem sido o parente pobre do desporto mundial, e porque não dizê-lo, do olimpismo. Um desporto espectacular, rápido, com muitos golos e emoção, que sofre do defeito de ser exclusivo dos países latinos. Fosse um desporto de eleição de ingleses ou americanos, e fazia parte das modalidades olímpicas à muito, a par do hóquei em campo nos Jogos de Verão, ou do hóquei no gelo, nos Jogos de Inverno.

A par do hóquei em patins existem modalidades praticadas por milhares de atletas (e não só) em vários países que não estão incluídos nos jogos: o bilhar, o golfe, o karaté ou mesmo o rugby, que podia muito bem aparecer na vertente de sevens, e sem qualquer prejuízo para a modalidade, já que na sua versão clássica é desgastante efectuar cinco ou seis jogos nas três semanas que duram os jogos. Já o cricket, esse jogo imperceptível bastante popular entre os estados membros da Commonwealth, seria impensável, já que uma partida chega a demorar dias, e o campeonato do mundo vários meses.

Depois há os desportos dos ricos; a vela, o remo ou a esgrima. É impensável considerar sequer inscrever as crianças nestas modalidades, especialmente nos países mais pobres. No entanto, são também modalidades olímpicas. Outra coisa que me faz espécie é o hipismo. Ao contrário do ciclismo, em que o desempenho depende sobretudo da força e resistência do ciclista, nas competições equestres é o cavalo que corre, que salta os obstáculos, que mexe as pernas, que faz tudo. É o cavalo que devia ganhar a medalha, o dinheiro do prémio, usufruir da glória e dormir com modelos de bikini (isso seria interessante). No entanto acabam qualquer dia no matadouro, a servir de cola, ou de comida de cão. É injusto.

18 comentários:

joãoeduardoseverino disse...

Caro Leocardo

Bem-haja por defender o Hóquei em Patins de uma forma real, sem subterfúgios e sem demagogia.
Hoje que é festejado em Macau os 25 anos da Associação de Patinagem permita-me que na minha condição de co-fundador da APM saude com um forte abraço dois homens a quem a APM muito deve, os meus grandes amigos engenheiro Porto e Gentil Noras. Passados 25 anos, data de grande significado, especialmente para quantos lutaram para que não se cumprissem as promessas dos delatores que afirmavam que a modalidade não se manteria em actividade nem um ano, é com grande tristeza e mágoa que me sinto impedido de estar no ringue do D. Bosco.
Quero ainda abraçar António Aguiar por tudo o que tem feito pela APM. A minha saudação para todos os que gostam de Hóquei em Patins.

Leocardo disse...

É um dia de festa para o hóquei local, e só tenho pena de não poder ter estado lá hoje para assistir ao jogo entre Macau e a Espanha, devido a afazeres profissionais. Prometo falar amanhã do resultado. Um grande abraço para si e parabéns, que a festa também é sua.

Anónimo disse...

Concordo com o Leocardo: para mim, o hipismo faz tanto sentido nos Jogos Olímpicos como faria o automobilismo ou a pesca. Ou seja, nenhum.

Anónimo disse...

Se calhar já sabe, mas caso não saiba aqui fica a informação: o resultado foi 12-0 e acho que não é preciso dizer quem é que ganhou.

Leocardo disse...

Não sabia, não. Resultado normal. Obrigado.

Anónimo disse...

Quando vemos as corridas de BTT e de BMX nos Jogos, está tudo dito...

Anónimo disse...

Desde quando é que a vela remo ou esgrima é considerado desporto para ricos?
Portugal é uma país rico??
O Gustavo Lima na vela por exp. recebe um subsidio de 1000 euros por mês do governo e não deixa apesar da frustação e das queixas que faz, de fazer bons resultados.
E que se saiba ele não é milionário.
O Leocardo é burro ou faz-se....

Anónimo disse...

Anónimo das 23.23: nisto, o Leocardo tem toda a razão. A vela é desporto para ricos, sim. Precisamente por o Gustavo Lima receber apenas 1000 euros por mês é que se prova que a família é abastada. Não sabe em quanto é que fica o equipamento de vela? Qualquer pé-rapado pode jogar futebol ou voleibol. Mas acha que uma família com um rendimento de 1000 euros pode pôr o filho a praticar vela? Gostava de saber em que mundo é que você vive para eu ir para lá e poder ser velejador.

santiago disse...

não concordo que o hipismo, a vela ou a esgrima sejam desportos caros ou para ricos.
quem tem valor, como o campeão olímpico de saltos de obstáculos deste ano, consegue que os patrocinadores o mantenham na alta competição.
uma boa parte dos cavaleiros (bons) em Portugal não tem dinheiro para mandar cantar um cego.
muitos, claro, conseguem sobressair por mor do berço de ouro onde nasceram.
a esgrima é um desporto caro? um equipamento completo de hóquei em patins custa talvez o mesmo do que um de esgrima.
em relação ao comentário de que os equídeos acabam no matadouro, caro Leocardo, também não concordo. em Macau, é bem verdade, que a sorte será essa, para os cavalos de corrida. mas na austrália, europa e eua os equinos atletas, depois de reformados têm uma vida de reis e, alguns deles, até cumprem outras funções com exemplares do sexo oposto que, na realidade, não usam biquini.
abraço

Anónimo disse...

ao anónimo da 1:19 por acaso sabe ler, os mil euros que ele recebe é a bolsa (subsidio) de estado para atletas de alta competição, acha que se ele fosse como você diz de familias abastadas ele ia-se huimilhar em público por causa de mil euros, não ouviu as declarações dele na televisão?
Já agora se está ou vive em Macau vá até ao Clube Náutico informe-se dos preços faça-se sócio e dedique-se á vela, eles forncecem-lhe o barco de borla, e se estiver em Portugal vá ao Ginásio Clube Português (por exp) faça-se sócio e dedique-se á esgrima, que o eqipamento é fornecido pelo Clube , já viu já lhe dei duas sugestões, pode ser que tenha o futuro garantido,.
pelos vistos eu é que não sei em que mundo é que você vive.

Anónimo disse...

Caro anonimo das 3:39, onde e' esse clube nautico de que esta' a falar?

Anónimo disse...

Ter um veleiro e velejar por esse mundo fora sem fazer nenhum é que pode ser para ricos milionários ou pessoas abastadas.
agora praticar vela em competição, que se saiba basta ser atleta federado dum clube ou agremiação e representá-lo em competições (claro se tiver jeito) não custa nada, porque o clube e ou federação fornece o equipamento.

Anónimo disse...

anónimo das 3:56, se não sabe onde fica Coloane peça informações ao Instituto de Desporto que eles dizem-lhe

Anónimo disse...

Caro anonimo das 3:39, por acaso ate' tenho visto algumas embarcacoes arrumadas em Cheok Van no que me parece ser um clube nautico, ja' la' entrei e perguntei como poderia utilizar uma dessas embarcacoes mas nao me souberam (ou nao quizeram, e foi esta a impressao com que fiquei) dizer.
A avaliar pela quantidade de barcos que la' estao, era possivel ate' organizar uma escola de vela, claro que seriam necessarias algumas boas vontades, coisa que nao encontrei na abordagem que fiz.
Talvez nao seja tao simples como afirma.

Anónimo disse...

Para melhor informação o clube náutico de Coloane deixou de ligar á vela desde o momento em que dois dos barcos foram ao fundo entre outras coisas por vandalismo (questão de seitas)e desde que uma atleta de Hong Kong ter ganho uma medalha nos jogos olimpicos (não me lembro qual)em Windsurf Macau passou para a ter a febre do Windsurf(como muita gente sabe, em Macau as pessoas gostam muito de copiar o que se faz em Hong Kong), mas sem resultados como seria de esperar. Mas vá até á praia de Hác sá junto ás vivendas e informe-se porque segundo sei ainda lá andam uns teimosos na vela

Anónimo disse...

Muito obrigado, vou tentar a sua dica.
Um abraco

Anónimo disse...

Ora porra. Em vez de se falar dos 25 anos da APM leio os maiores disparates sobre outras tretas. E não há ninguém que nos fale um pouco do que tem sido a APM e o hoquei em Macau.

Leocardo disse...

O que dizer da APM? Vai subsistindo à custa de alguma carolice. O hóquei em Macau? Não existem locais para a prática e não há campeonato. Chega?

Caro santiago: se um equipamento de esgrima não é assim tão caro, o que dizer de locais para a prática da esgrima? E professores? Isso talvez já não esteja ao alcance de todos. A vela e o remo também não são propriamente modalidades que possam ser praticadas do Minho ao Algarve, passando por Trás-os-Montes e a Beira Interior. Quanto aos cavalos faço um mea culpa. Confesso que pensava que acabavam todos cortadinhos às postas, mas se acabam os seus dias em tão boa companhia, que bom para eles.

Fico satisfeito que o debate tenha sido tão concorrido, obrigado pela participação. Anónimo das 23:23: não me rebaixo ao seu nível. Talvez seja melhor V. Exa. discutir desportos como as corridas de cães ou a luta de galos. Talvez se sinta mais à vontade.

Cumprimentos