quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Fúria amarela


Terminou a primeira fase do torneio olímpico masculino em futebol. No Grupo A a Argentina e a Costa do Marfim confirmaram o favoritismo. Os argentinos venceram todas as partidas, e hoje a vítima foi a Sérvia. Ezequiel Lavezzi e Diego Buonanotte marcaram os golos da vitória por 2-0. Os marfinenses venceram a Austrália por 1-0, com golo de Salomon Kalou, jogador do Chelsea. No Grupo B houve emoção até ao último minuto, e no final a Nigéria e os Países Baixos conseguiram a qualificação para os quartos-de-final. Os holandeses, que eram obrigados a vencer, bateram o Japão por 1-0, com um golo de penalty apontado pelo veterano Gerald Sibon. A Nigéria venceu os Estados Unidos por 2-1, e tivessem os americanos apontado o golo do empate, tinham vencido o grupo. Assim regressam mais cedo a casa.

No Grupo C domínio avassalador do Brasil. Três jogos, outras tantas vitórias, nove golos marcados e zero sofridos. Os brasileiros não facilitaram contra a China e venceram por três golos sem resposta. Diego apontou o primeiro aos 18’, e Thiago Neves bisou na segunda parte. No outro jogo do grupo a Bélgica venceu a Nova Zelândia por 1-0, e qualificou-se em segundo lugar. Finalmente no Grupo D a Itália, já qualificada, empatou a zero com os Camarões. A Coreia do Sul venceu as Honduras por 1-0, mas italianos e camaroneses seguem em frente. Jogos dos quartos-de-final, a realizar no próximo Sábado: Brasil-Camarões, Itália-Bélgica, Argentina-Países Baixos, Costa do Marfim-Nigéria. De referir que Argentina e Brasil podem encontrar-se nas meias-finais, caso vençam as suas partidas.

No basquetebol feminino, Austrália, Rússia e Estados Unidos já garantiram a qualificação par os quartos. No Grupo A, a Austrália venceu a Coreia do Sul por 90-62, enquanto a Rússia voltou a encontrar dificuldades para bater a Bielorrússia (71-65). A grande surpresa foi a vitória da Letónia sobre o Brasil por um ponto (79-78). No grupo B as norte-americanas continuam a não dar qualquer hipótese à concorrência. A vítima hoje foi o Mali (91-47). As africanas só conseguiram marcar 5 pontos no terceiro período, o que é demonstrativo da diferença abismal entre as duas selecções. A China redimiu-se da derrota contra as americanas e venceu a Nova Zelândia (80-63), enquanto a Espanha obteve uma vitória importante com vista à qualificaç񁾓o, ao bater a Rep. Checa (74-55).

No andebol feminino, realizou-se a terceira jornada. No Grupo A, Noruega e Roménia continuam imbatíveis. As nórdicas esmagaram o Cazaquistão por 35-19, enquanto as romenas impuseram a primeira derrota à França, e logo por 34-26. Destaque para a primeira vitória da China, contra Angola (32-24), que tem sido uma enorme desilusão. No Grupo B a Rússia venceu o Brasil por 28-19, enquanto a Coreia do Sul desembaraçou-se facilmente da Suécia (31-23). No jogo grande do dia, a Hungria venceu a Alemanha por um golo (25-24). Russas, coreanas e húngaras lideram com duas vitórias e um empate cada.

Finalmente no voleibol feminino, o embate do dia deu-se entre a China e Cuba, com vantagem para as cubanas (3-2), numa reviravolta espectacular, após as chinesas terem vencido os dois primeiros sets. A Polónia já não teve tanta sorte. Depois de estarem a perder 0-2 com o Japão, as polacas conseguiram levar o jogo à "negra", para perderem por 11-15. Os Estados Unidos cumpriram ao bater a Venezuela por 31. Grupo B: Itália 3-0 Argélia, Rússia 3-0 Cazaquistão, Brasil 3-0 Sérvia.

Sem comentários: