sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Os blogues dos outros


Escrevo enquanto cai uma das tempestades históricas na capital. Já ninguém se importa com o tempo nesta resignação perante o facto de estar provado que a meteorologia é mais forte que a propaganda do Partido - governo comunista. Afinal chegámos a metade dos Jogos Olímpicos com um dia de céu azul e vários dias de chuva e trovoada. Os deuses andam zangados.

Maria João Belchior, China em Reportagem

Os atletas portugueses presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim continuam a bater recorde nacional atrás de recorde nacional, embora não tenham ganho uma só medalha até agora. Os campeões do cronómetro são a consolação dos países pobres, sem ambição, sem capacidade nem vontade de vencer e onde "desporto" se confunde com "futebol".

Victor Abreu, Jantar das Quartas

Os comentadores da RTP2 da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos resolveram que a sua competência incluía fazer comentários políticos totalmente despropositados para a função a que foram chamados. Para além das considerações de café sobre a China, resolveram insultar Bush, uma actividade que lá por ser muito comum, nos deveria ser poupada quando não queremos mais do que ver os Jogos. Os comentários incluíam insultos pessoais ao Bush - atrasado mental que, entre outras coisas, se tinha dedicado a insultar os seus anfitriões acusando-os de violar os direitos humanos. Com Bush é preso por ter cão e é preso por não ter cão. O homem não se calou sobre os problemas de direitos humanos na China, como muitos micro-dirigentes europeus que estão sempre com a boca cheia de proclamações, mas chegados à China é só silêncios acomodados, logo leva tareia dos nossos comentadores da televisão pública. Mas, como por cá ninguém liga nenhuma ao fazer-se o que não se deve e a impunidade é total, lá continuaram os comentários.

José Pacheco Pereira, Abrupto

As notícias de assaltos a bancos estão a desenvolver nos portugueses capacidades notáveis de leitura entre linhas que recordam os tempos da censura. Fiquei surpreendido com as capacidades de um leitor/comentador de um jornal online que conseguiu identificar a raça dos assaltantes pela direcção em que fugiu um dos ladrões do assalto de Olival Basto.

João Miranda, Blasfémias

Eis a estátua de Estaline em Gori. Assim estava, assim ficou. A tropa russa que arrasou parte da cidade georgiana não beliscou o monumento que ali se ergue desde a década de 50. Compreende-se este respeitinho do exército de Moscovo pelo antigo "pai dos povos": o ditador soviético teria sido certamente o primeiro a incentivar a "intervenção internacionalista" dos seus herdeiros espirituais no Cáucaso.

Pedro Correia, Corta-Fitas

O conhecido cantor Tony Carreira está acusado de plagiar diversas composições musicais. No DN de hoje ficamos a saber que a Sociedade Portuguesa de Autores já recebeu queixas e está a investigar o assunto. Na internet este tema há muito que é denunciado e agora está provado que algumas das canções de Tony Carreira são cópias de outros artistas estrangeiros, como por exemplo, "Depois de Ti Mais Nada"(Link: www.youtube.com/watch?v=Mso3Di_2_ec), um dos maiores sucessos do cantor Christian (Después de ti, Qué? Link: www.youtube.com/watch?v=7DMJH-c1BNQ) "Ai, Destino, Ai, Destino", (Link: www.youtube.com/watch?v=hhJ93sfUYOA) uma canção criada por Enrico Macias (Zingarella, Link: www.youtube.com/watch?v=MY9QKGKlBus) e interpretada por Adja Pekkan e "Leva-me ao céu" (Link: www.youtube.com/watch?v=5eyxhNHkgaO), um tema editado em 1968 e divulgado pela banda inglesa pop The Tremeloes, com o nome "SuddenlyYou Love Me" (Link: www.youtube.com/watch?v=vuPor4ucOoE).

João Severino, Pau Para Toda a Obra

Sem comentários: