sábado, 30 de agosto de 2008

Serões na província


Agora que acabaram os Jogos Olímpicos, começa a ser um pouco difícil encontrar qualquer coisa de interessante para enfiar na programação. Eu adoro TDM, os seus profissionais, o seu esforço estóico para conseguir manter uma programação de qualidade, a sério, e ainda lhes estou para dedicar uma posta mui elogiosa um destes dias. Mas ontem, enquanto lia uns blogues (que sempre e melhor e menos imparcial que ler jornais) senti-me deprimido a ver o que passava num serão de sexta-feira na estação da Xavier Pereira.

Primeiro Os Maias. Mas aquela série, por muito qualidade que tenha, já não tinha passado na TDM há mais de um ano? Antes da tal telenovela com legendas em inglês? Mas o pior das repetições estava ainda para vir. O filme "O Herói", considerado "o nascimento do cinema angolano", e que também já tinha passado na TDM, é do piorzinho que alguma vez se viu. Nem se fosse um filme português era assim tão mau. Representação mixuruca, diálogos medíocres, história desinteressante. Contava com os actores Makena Diop, Milton Coelho e Patrícia Bull, que até não é má actriz, coitada. Detestei o filme quando o vi a primeira vez, e detestei-o mais ainda agora.

O filme conta a história de um combatente perneta (Diop), que depois de combater vinte anos, tudo o que quer é uma prótese. Enquanto isso assistimos aos dramas da classe pobre angolana, de um jovem a que não resta outra alternativa senão caír no mundo do crime, uma professora frustrada (Bull) e o seu namorado playboy (Coelho), enfim, clichés por toda a parte e um filme mais pobre que os bairros pobres de Luanda. Consideremos este diálogo; Patrícia Bull: Que bom que tudo acabou bem... (pausa) Namorado: Sim...(pausa ainda maior)...olha, vamos para a minha casa...(mais uma pausa), fazer amor". Fim do filme.

De seguida um documentário de uma hora sobre Naide Gomes que já tinha dado antes dos Jogos Olímpicos. O tal em que vemos quanto a menina treina, como é boa rapariga, os pais e a família apoiam-na muito, os amigos dizem que ela é uma jóia, etc,etc. Depois o ridículo: ela e o treinador "querem ganhar uma medalha". Depois em Pequim foi o que se viu. Mais valia terem logo ligado à RTPi...

Sem comentários: