sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Missing miss


Não gosto de concursos de misses. Não se trata de nenhum concurso de talentos, não é um evento desportivo, e a tal “miss” só ganha porque é composta de moléculas bem formadas. As Miss Universo, Miss Mundo, etc. não são mais que um fait divers. Algumas das maiores barbaridades da História foram proferidas pelas misses. É um concurso degradante para a condição feminina, e julgo que a maior parte das mulheres concordará com essa ideia. Para quem acha que os concursos de misses são uma oportunidade para ver “gajas boas em fato de banho”, eis uma sugestão: vá à praia. Sempre apanha algum sol.

O concurso Miss Macau estava morto e enterrado. E bem. Deixou de fazer sentido, provavelmente dava prejuízo e ninguém via. Agora a Venetian-que-mete-o-bedelho-em-tudo resolveu desenterrar o concurso, onze anos depois. As candidatas andam por aí a mandar beijinhos, a fazer caras de plástico, a visitar lares da terceira idade e enfim, a fazer “a sua parte”, que é como quem diz, a fazerem de fadas boas a quem não tem a sorte (sim, a sorte) de ser jovem ou belo como elas.

No passado o concurso Miss Macau teve honras de figurar no Guiness Book (o livro dos freaks) pelo facto de ter sido vencido por quatro irmãs em anos diferentes. Conheço pessoalmente algumas das meninas, são pessoas adoráveis, e tenho a certeza que não pediram para ganhar. Só que este “estranho facto” é suficiente para colocar em questão a legitimidade e a justiça (se é que tal coisa pese neste tipo de eventos) do concurso. O que pensaram as que perderam? Não que interesse muito, pois ao contrário das nobres irmãs, algumas vencedoras do concurso Miss Macau enveredraram por uma carreira na pornografia no território vizinho de Hong Kong.

Portanto está de volta a Miss Macau. É já dia 7 de Setembro. Uma oportunidade para os apalpadores oficiais do burgo fazerem a sua festa. E desta vez são americanos. Sinceramente uma das coisas que me passou pela cabeça quando o concurso acabou em 1998 foi que já não era assim tanto o interesse das jovens beldades do território em fazer esta triste figura. Parece que me enganei...

Sem comentários: