domingo, 31 de agosto de 2008

Em defesa de Paulo Bento


Muito se tem dito do treinador do Sporting, Paulo Bento. As críticas têm sido sobretudo negativas. Mas afinal, olhando para a folha de serviços, o homem que como jogador passou pelo V. Guimarães, Est. Amadora, Benfica, Real Oviedo, e no seu ocaso pelo Sporting, que foi 35 vezes internacional "A", participou no Euro 2000 e no mundial 2002, os resultados são positivos. Em menos de três épocas no comando dos leões, conquistou duas Taças de Portugal, duas Supertaças, e terminou três épocas consecutivas no segundo lugar, que lhe deu acesso à Liga dos Campeões. Seria impensável, pelo menos há dez anos, pensar no Sporting como cliente habitual na Liga Milionária, independente dos resultados. Não fosse o domínio do FC Porto e já Paulo Bento tinha sido campeão nacional (ficou a um ponto em 2006/2007). É preciso recuar até aos anos 50 para encontrar um treinador que tenha passado pelo Sporting mais de 3 anos, e foi Randolph Galloway, que conquistou quatro campeonatos consecutivos. Tendo em conta que o clube assume frontalmente que o objectivo principal é a liquidez financeira, o que Paulo Bento não tem que os outros tinham?

10 comentários:

Anónimo disse...

Com duas Supertaças, duas Taças e 3 segundos lugares, se treinasse o Benfica já era herói nacional. Até porque assim já tinha a desculpa de só ter ficado em segundo por causa da fruta e do apito dourado e tal. Se até o Benfica atribui a isso todas as culpas pelos seus falhanços, apesar de ficar a 20 pontos de distância e em quarto lugar, imagine-se o que diriam os benfiquistas se conseguissem os resultados do Sporting.

Anónimo disse...

Quem mais critica o Paulo Bento são os benfiquistas.
Encontro uma explicação num provérbio popular:
"Quem desdenha quer comprar".

Anónimo disse...

Obviamente que são os benfiquistas que o criticam. As suas frustrações têm sido muitas e tentam atirá-las para as costas dos outros, para ver se aliviam as suas um bocadinho.

Anónimo disse...

O post é sobre o Paulo Bento e o Sporting.
mas as lagartixas ( verdes ou azuis) só falam do Benfica.

Apesar do Benfica perder e ser uma amostra do que já foi em matéria de reusltados, estes gajos ainda sonham acordados com o Glorioso.

Isto demonstra que os resultados não contam para o Benfica continuar a ser sempre o maior.

SLB SEMPRE

Anónimo disse...

O Benfica não vem sempre à baila por ser grande (isso é o Porto). O Benfica vem sempre à baila por ser ridículo (apesar de já ter sido grande, mas isso foi há muito tempo).

Anónimo disse...

ridiculos sao aqueles que gastam mais tempo a dizer mal do meu clube do que a gabar o deles.

Anónimo disse...

Mais ridículo ainda é gabar um clube que, hoje, não tem nada para gabar. E desculparem-se da miséria com factores externos, em vez de se olharem ao espelho e tentarem perceber por que é que falham sempre.

Acho que é mais ou menos isto que faz o governo português e não admira que assim seja, já que (segundo dizem) a maioria dos portugueses é benfiquista. Está tudo explicado, portanto, é uma mentalidade arreigada que ninguém consegue mudar.

Anónimo disse...

Tem razão.
Acho que nós deviamos era melhorar a nossa maneira de lidar com fruta.

O nosso problema, e o do país, é a falta de atenção que damos á fruticultura.

Anónimo disse...

Excelente, Contraditório, obrigado por ter confirmado exactamente o retrato que lhe fiz: a culpa é sempre de factores externos, neste caso a fruta. Suponho que o Sporting e o Vitória de Guimarães também gostem muito de fruta, já que também ficaram à frente do Benfica. Coitadinhos dos lampiões, ninguém gosta deles...

Anónimo disse...

Não, a culpa nao é de factores externos.
Vocês não precisavam de fruta para nada.

Mas lá que a usaram, usaram.

Não fosse o diabo tecê-las.