sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O patriotismo e a calçada


Começa a faltar pachorra para as interpelações do sr. deputado Ung Choi Kun, nº 2 da lista de Chan Meng Kam, do 'lobby' de Fujian, que se viu envolvida em casos de compra de votos nas últimas eleições para a AL. Mas isso não interessa. Depois da interpelação escrita a criticar a TDM por "não ter feito uma cobertura mais exaustiva" do terramoto de Sichuan, eis agora mais uma do estilo patrioteiro-bacoco a que já vamos começando a ficar habituados. Desta vez dirigida à Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, em que se apela a que se "cultive mais o amor à Pátria e a Macau" entre os jovens. O director da DSEJ, Sou Chio Fai, que é provavelmente um dos poucos que até diz qualquer coisa de jeito de vez em quando, respondeu que sim, que tudo tem sido feito nesse sentido, e que "o espírito de amor à Pátria e a Macau tem de ser cultivado em conjunto com uma visão internacional e consciência de globalização". Sim senhor, quem fala assim não é gago. Só que a estes senhores pouco interessa que os jovens tenham "uma visão internacional", ou uma "consciência global". Quanto mais embrutecidos forem, mais votam neles.

Esta não será a primeira nem a última vez que este senhor faz interpelações deste tipo. É um fartote vê-lo na Assembleia trazer à ordem de trabalhos tópicos tão quentes e interessantes que dizem respeito à segurança e ao conforto da população, como a questão da ocupação das vias públicas por automóveis em frente às bocas de incêndio, ou à hora da recolha do lixo. Um espectáculo. Aqui há um par de anos Chan Meng Kam insurgiu-se contra a calçada à portuguesa. "Um desperdício" dizia ele. Acrescentava que estamos na China, e não em Portugal, e que deviamos adoptar uma calçada chinesa. Lindíssima, por sinal, como se pode comprovar na foto. O maior problema, dizia ele, é que as senhoras "ficam com os saltos dos sapatos presos na calçada portuguesa". Um drama. E quem as manda usarem saltos altos, esse símbolo da decadência ocidental? Deviam usar estes sapatos. Isso sim, era um exemplo de patriotismo e tradição, como os senhores gostam.

1 comentário:

Anónimo disse...

muito mais triste é haver certos portugas bloguistas e jornaleiros a bajularem a mãe patria e o seu regime e a criticarem todos os que se insurgem contra as barbaridades do regime chinês.
mas enfim, talvez um dia ganhem como premio a nacionalidade chinesa.
se calhar é isso mesmo que querem.