sábado, 30 de agosto de 2008

A lenda dos semi-deuses 搜神傳


No canal TVB chinês, o Jade, passa diariamente desde a última segunda-feira e até dia 17 de Outubro uma novela produzida pela própria TVB, que se chama "A lenda dos semi-deuses" (搜神傳). A série conta com as participações desses brilhantes e super-conhecidos actores (estou a ser sarcástico) Sunny Chan (陳錦鴻), Linda Chung (陳錦鴻), Benny Chan (陳浩民) ou Nancy Wu (胡定欣). É uma daquelas novelas que já param Macau entre as 7:45 e as 8:30 da noite. As famílias sentam-se à mesa, olhos fixos no ecrã, a comer o seu min (eu que o diga). O problema desta série é o argumento. É suposto passar-se em "tempos remotos" (que pode ser há cem anos ou há dois mil, nunca se sabe), perpetua o mito de que todos os chineses bons sabem kung-fu, e os maus são bruxos, têm barba e cabelos brancos, e praticam magia negra. Todos sabem voar. A religião está fortemente representada, as donzelas jovens e bonitas são objecto de maquinações diabólicas por parte de outras mais velhas (que em tempo foram também jovens e bonitas) e, sinceramente, esta é uma imagem negativa que passa para o Ocidente. Não que as novelas passadas em tempos modernos sejam muito melhores, mas a TVB passa-as no seu prime time e a população não perde pitada. Há alguns anos passou também no canal de Hong Kong uma série sobre o dia-a-dia da cozinha imperial coreana, Dae Jang Geum (大長今), que também conseguia paralisar Macau.

Mas nem tudo é mau. Veja aqui a canção da série, "Swear" (發誓), cantada pela lindíssima Linda Chung.

4 comentários:

Unknown disse...

Leocardo, este post nao tem muito conteudo, afinal estas a elogiar ou a criticar esta serie?

Leocardo disse...

Não estou a falar bem. Talvez o facto de eu ter dito que os actores eram "brilhantes e conhecidos" tenha causado alguma confusão. Em todo o caso refiz o post, já que ontem só o consegui acabar quase às duas da manhã, e com os miúdos a fazer uma enorme algazarra cá em casa. Obrigado e abraço.

ergela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Por cá tambem temos séries no minímo "arrebatadoras". Na TVI passa uma que os jovens actores que a iniciaram hoje já têm filhos e se calhar netos, mas a SIC não lhe fica atrás, acabou de lançar outra no mesmo género, que pelo menos vai durar até os filhos do Pinto Balsemão terem netos, acho que esse o contrato.