sábado, 3 de maio de 2014

O último dos...


Portanto isto é assim: estava eu a fazer compras esta tarde no supermercado Yaohan, vulgo "pa pat pun", ali pelo centro da cidade - e fazia um bom par de meses que não punha lá os pés, e depois de olhar, apalpar e voltar a pôr na prateleira a sempre-mesmice de produtos passo pela secção das "poções mágicas", também conhecida por produtos de luxo chineses e vejo isto. O que era não fazia ideia, mas o preço chamou-me a atenção: 378 mil patacas e qualquer coisa por um bocado daquilo que mais parecia um penico de plástico amarelo XXL que havia sido deixado ao sol o dia inteiro, alterando a sua estrututa molecular.

Mas fazendo um pequeno "zapping" cerebral, e tendo em conta que se tratava de algo (supostamente) comestível, fiz um pequeno inquérito de bolso, e não me surpreendia se me dissessem que se tratava da placenta da última das brontossauras, atendendo ao preço, o suficiente para comprar um Audi e ainda levar um Honda Accord de brinde, e acabar de pagá-lo em 18 prestações suaves. Mas não, não era nada assim de tão exótico, e foi-me dito que se tratava de um mero estômago de peixe. "De peixe?", inquiri surpreendido, "certamente não será de sardinha ou de carapau", indaguei. E de facto não era sequer de robalo, tamboril, cherne ou outro dos habitantes dos oceanos mais carotes que temos a oportunidade de encontrar no mercado - é "de um peixe grande". Sem dúvida, de um peixe grande, e de um grande peixe também; algum Einstein ou Da Vinci dos peixes certamente. O último dos moicanos em versão escamosa.

Mas aparentemente aquela peça de museu, hermeticamente selada numa caixa por detrás de um vidro, não é coisa que se asse na chapa e se coma acompanhada com batatas. Encaixa-se mais ou menos na modalidade das barbatanas de tubarão, e paga-se por volta de 200 patacas por um tigela de água a escaldar que tenha lavado aquilo, com três ou quatro farrapos de galinha e duas colheres de sopa cheias de monoglutimato de sódio, também conhecido por "MSG", ou em cantonês "mei cheng" - Ajinomoto, para quem frequenta os supermercados. Já provaram barbatana de tubarão? Sim? Nos casamentos não foi? Isso é o que vocês pensam. O que provaram foi água de lavar os pés do tubarão. Sois tão crentes...

Em suma, quem estiver disposto a pagar quase 400 mil paus (perto de 40 mil euros ou 50 mil US dólares, em dinheiro das pessoas), pode ser que consiga tirar algum lucro se fizer sopas para servir um jantar com 10 mil convidados. Ou pode passar o tesouro para os filhos, ou ser enterrado juntamente com aquilo ao lado do sarcófago, juntamente com as odaliscas e os eunucos, ou sei lá. Ah sim, e o que é aquilo mesmo? Estômago de peixe? Tripa mole e viscosa, a saber a saco de plástico? Passo, obrigado. Prefiro um bom bife. A julgar pelo preço deve ser mesmo o bucho do último dos peixes da sua raça, à espera de ser comprado pelo último dos parvos.

Sem comentários: