A companhia aérea irlandesa Ryanair pediu desculpas depois de se ter recusado a reembolsar o dinheiro de um bilhete à família de uma potencial passageira porque esta morreu...demasiado cedo. Beryl Parsons (na imagem), de 78 anos, sofria de cancro e tinha consciência de que não lhe restava muito mais tempo, e por isso decidiu em Junho marcar uma última viagem na companhia de filho, nora e dois netos às Ilhas Canárias, prevista para Outubro. Beryl, funcionária aposentada dos correios de Dublin, sabia que dificilmente chegaria ao Natal, e depois de se submeter a uma operação que lhe removeu um tumor maligno no útero, decidiu passar umas férias de despedida com a família nas idílicas ilhas do sul de Espanha. Mas tudo mudou alguns dias depois da marcação do vôo, quando numa consulta de rotina foi-lhe dito que o seu cancro se tinha alastrado, e que tinha apenas três semanas de vida. Com o desportivismo próprio do povo irlandês, a idosa limitou-se a desabafar: "parece que vou ter que cancelar as férias". E assim foi. Após a morte de Beryl, o seu filho Doug procurou o reembolso das 230 libras da sua passage, mas a companhia escudou-se num regulamento que especifica que o reembolso a passageiros falecidos só tem efeito se a morte ocorrer "dentro do período de 28 dias antes da viagem", ou seja, neste caso Beryl morreu antes da data que lhe permitiria o reembolso. A rigidez da Ryanair valeu a indignação da opinião pública, e a companhia de bandeira da Irlanda foi obrigada a fazer uma excepção. A Ryanair esteve há alguns anos no centro de outra polémica quando sugeriu que os passageiros teriam que pagar caso quisesse utilizar a casa-de-banho do avião. Mais recentemente tentaram sem sucesso implementar uma regra que obrigava os passageiros a pagar compras que fizessem durante o vôo em items como cigarros ou chocolates com a quantia exacta, e não lhes seria dado troco caso o pagamento excedesse o valor dos produtos adquiridos. Ainda o mês passado foi ordenado aos pilotos que "reduzissem a velocidade" de modo a poupar combustível, depois da companhia ter registado mais um mês de perdas nos seus lucros. Uma companhia muito maluca, esta Ryanair.
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