segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sporting e Porto entram a ganhar, Benfica em crise


Arrancou este fim-de-semana a época 2013/2014 da Liga Sagres, com a realização da 1ª jornada. O jogo entre o P. Ferreira-Sp. Braga, respectivamente terceiro e quarto classificados da edição anterior da prova, abriu as hostilidades na sexta-feira, com os bracarenses a vencerem por duas bolas a zero. No Sábado foi a vez de mais dois “eurpeus” entrarem em campo, e ambos saíram vitoriosos. O Estoril recebeu e venceu o Nacional por 3-1, enquanto na cidade-berço o V. Guimarães levava de vencido o Olhanense, por 2-0, apagando um pouco a má imagem deixada uma semana atrás na Supertaça, onde os minhotos foram derrotados pelo Porto por três golos sem resposta. Já ontem, Domingo, jogaram os “três grandes”, FC Porto, Benfica e Sporting. Os leões foram os primeiros a estrear-se na liga, e logo com uma goleada de 5-1 frente ao estreante Arouca. Os leões deram boas indicações, mas ainda apanharam um susto quando os visitantes se adiantaram no marcador aos 19 minutos. O Sporting operou a reviravolta ainda antes do descanso, e as equipas foram para intervalo com 2-1 no marcador, favorável aos verde-e-brancos. No segundo tempo a equipa agora orientada por Leonardo Jardim construíu a goleada, com destaque para um dos novos reforços, o colombiano Fredy Montero, que apontou três golos. Ao mesmo tempo e ainda em Lisboa, o regressado Belenenses foi surpreendentemente goleado pelo Rio Ave por 0-3, e lá bem no norte, em Barcelos, o Gil Vicente vencia a Académica por duas bolas a zero.

A seguir as atenções voltaram-se para a Madeira, onde o Marítimo recebia a visita do Benfica. Jorge Jesus nunca tinha vencido na jornada inaugural do campeonato como técnico dos encarnados, e ainda não foi desta. Pior do que issom, nem um ponto conseguiu levar das ilhas, perdendo por duas bolas a uma. O Marítimo adiantou-se em cima do intervalo por Derley, na conversão de uma grande penalidade, mas logo no início do segundo tempo Rodrigo empatava para os vice-campeões. Foi aos 76 minutos que Sami marcou o golo que deu a vitória aos insulares, e colocou o treinador das águias sob uma enorme pressão. Depois de um final de época desastroso em 2012/2013, onde perdeu três títulos em menos de duas semanas, era fundamental começar bem a nova temporada. Jesus anda agora na corda bamba, e a margem de erro é cada vez mais reduzida.

E para piorar as coisas para o Benfica, o Porto venceu em Setúbal, na partida que encerrou a jornada inaugural da liga. Jogando num estádio onde não perdem há trinta anos, os dragões até começaram mal, permitindo que os sadinos se adiantassem no marcador por Rafael Martins logo aos 14 minutos, resultado com que se chegou ao intervalo. No início da segunda parte o Porto teve “estrelinha” de campeão, e logo aos 49 minutos beneficiou de uma grande penalidade, num lance onde o guardião vitoriano Kiesczek foi expulso. Josué foi chamado a cobrar o castigo e não desperdiçou, fazendo o empate. A jogar contra dez ficou tudo mais fácil, e os portistas chegariam pela primeira vez à vantagem graças a um remate bem colocado do jovem colombiano Juan Quintero, entretanto lançado no jogo por Paulo Fonseca. Outro colombiano, Jackson Martínez, esteve desinspirado para quem foi artilheiro-mor da liga o ano passado, mas redimiu-se perto do fim apontando o terceiro para os azuis-e-brancos, que voltaram a dar-se bem com os ares do Sado.

Sem comentários: