terça-feira, 27 de agosto de 2013

Afinal, o que são "tapas"?


Ontem falei aqui do bar El Gaúcho Café Latino, e mencionei que lá se servem tapas, para quem desejar preencher um buraquinho que esteja a incomodar no bucho. Isto das “tapas” tem muito que se lhe diga. Não é nenhuma novidade, mas nunca nos últimos anos se ouviu falar tanto em tapas. É tapas isto, tapas aquilo, cafés chungosos baptizados de “Tapas” como chamariz, não servindo sequer as tapas propriamente ditas. Há mesmo quem pense que “tapas” é um prato da gastronomia espanhola. As tapas são giras, castiças, estão na moda. O que são afinal as tapas? Qual a sua origem?
Ora para quem pensa que é um prato espanhol, acertou em 50%: é de facto originário da Espanha. Durante o ritual da bebedeira, os “nuestros hermanos” ficavam com larica, e pediam ao taberneiro umas fatias de presunto, queijo ou azeitonas para acompanhar o tintol. Os petiscos eram-lhe servidos em pequenos pratos, ou pires, que os beberrões espanhóis aproveitavam para tapar o copo do vinho, na eventualidade que cair lá uma mosca – daí o nome “tapas”: serviam para tapar o copo ou a caneca de vinho. É um ritual centenário, e nem sequer é original. Qualquer país tem a sua própria versão de petisco com que acompanha a bebida. Os espanhóis até devem ter ficado surpreendidos com a adesão dos estrangeiros às tapas.

Com a internacionalização do conceito, as tapas passaram da simplicidade das azeitonas e do chouriço para repastos mais elaborados, e alguns mesmo caros, pelo menos para o bolso dos originais criadores das tapas, os beberrões castelhanos. Queijos gourmet, caviar, enchidos mais diversificados, alguns fritos, molhos disto e daquilo, além de outros temperos. Portanto cada um é livre que gostar de tapas e fazer disso um estilo de vida, se quiser, mas para quem não conhece e quer provar não espere encontrar algo de muito original ou exótico. Ah sim, e não pense fazer disso uma opção para o almoço ou jantar, pois além de lhe sair caro, ainda precisa de passar pelo McDonald’s no regresso a casa, para “matar o ratinho”, que não achou piada nenhuma às famosas tapas.

Sem comentários: