domingo, 10 de março de 2013

Liga de Elite - 8ª jornada


Realizou-se este fim-de-semana a 8º e penúltima jornada da Liga de Elite de Macau, que arrancou na sexta-feira com o "derby" Ka I-Monte Carlo, indiscutivelmente as duas formações mais fortes do futebol do território. O Monte Carlo venceu por 3-2, e aproveitou para isolar-se na liderança com vitórias em todos os jogos disputados. Razões para sorrir têm Firmino Mendonça, proprietário do clube, e o experiente treinador Tam Iao San, que investiram sobretudo em talentos locais em deterimento da legião de estrangeiros que vão fazendo a diferença em clubes rivais. Para o tri-campeão Ka I resta aguardar por um eventual deslize do Monte Carlo e decidir o título na partida da segunda volta, uma vez que dificilmente ambas as equipas perderão pontos com a restante competição.

No Sábado o Lam Pak exibiu todo o seu poderio ao golear o modesto Kei Lun por seis bolas a uma. O brasileiro William Gomes, um dos artilheiros do campeonato, apontou um "hat-trick". Os azuis e brancos já venciam por 3-0 ao intervalo, numa partida sem grande história. Seguiu-se um dos jogos mais equilibrados da ronda, entre o Kuan Tai e a Polícia, equipas que disputam o quinto lugar da tabela. A equipa de João Rosa foi superior, batendo a formação da PSP por duas bolas a zero, com golos do jovem estudante da Escola Portuguesa de origem angolana, com apenas 15 anos, Aureo Peio, e Lo Ka Hou.

A jornada concluiu-se esta tarde, com o Lam Ieng-Sub-23 e o Benfica-Chao Pak Kei, com goleadas para os primeiros. O Lam Ieng confirmou a recuperação e bateu os jovens patrocinados pela AFM por quatro bolas a uma. Os sub-23 são cada vez mais últimos, somando por derrotas todos os jogos disputados, adivinhando-se uma eventual despromoção no final da temporada. O Benfica venceu facilmente o CPK por 4-0, uma meia-surpresa, uma vez que o adversário dos encarnados venceu os últimos dois jogos, evidenciando uma notória subida de forma, Os golos do Benfica foram todos obtidos no segundo tempo, po Luís Ferreira (2), Bruno Martinho e Pio Júnior.

A classificação é liderada pelo Monte Carlo com 24 pontos, seguido do Ka I com 21, Benfica e Lam Pak com 18, Kuan Tai 12, Lam Ieng 10, Polícia 7, Chao Pak Kei 6, Kei Lun 3 e Sub-23 com zero pontos. A próxima jornada, a última da primeira volta, arranca na sexta-feira com o Kuan Tai-Ka I, prosseguindo no Sábado com o Benfica-Kei Lun e o prato forte da jornada, o Monte Carlo-Lam Pak. No Domingo decidem-se as posições da cauda da tabela com o Sub-23-Polícia e o Lam Ieng-Chao Pak Kei.

Sem comentários: