Mais uma jornada de qualificação com vista ao mundial do próximo ano no Brasil, com jogos em cinco confederações continentais afiliadas pela FIFA.
Na Europa, Bélgica e Croácia estão cada vez mais destacadas no Grupo A, depois das vitórias de ontem. Os belgas bateram a Macedónia em casa pela margem minima, enquanto os croatas venceram em Cardiff o País de Gales por 2-1, recuperando de uma desvantagem. A Sérvia bateu a Escócia por 2-0, ascendendo ao terceiro posto, mas já a nove da dupla que lidera o grupo. Bélgica e Croácia têm 16 pontos, Sérvia 7, País de Gales 6, Macedónia 4 e Escócia 2.
No Grupo B a Itália continua na senda das vitórias, e foi a Malta vencer tranquilamente por 2-0. A "squadra azzurra" beneficiou ainda do empate da Bulgária na Dinamarca a um golo para reforçar a liderança, enquanto a Rep. Checa redimiu-se da derrota em casa por 0-3 frente aos nórdicos na sexta-feira, indo vencer pelo mesmo resultado na Arménia. Itália 13 pontos, Bulgária 10, Rep. Checa 8, Dinamarca 6, Arménia 3 e Malta 0.
No Grupo C a Alemanha soma e segue, e depois de ter ido vencer no Cazaquistão por 3-0 na sexta, recebeu os cazaques e voltou a golear, agora por 4-1. Os alemães ainda beneficiaram do empate dos seus perseguidores directos, a Rep. Irlanda e a Áustria, que empataram a duas bolas em Dublin. Alemanha tem 16 pontos, Áustria, Suécia e Rep. Irlanda 8, Cazaquistão 1 e Ilhas Faroé 0 pontos. A Suécia tem menos dois jogos que os alemães.
No Grupo D a Holanda continua 100% vitoriosa, e desta vez a vítima foi a Roménia, que saíu da ArenA de Amesterdão goleada por quarto golos sem resposta. A Hungria aproveitou para isolar-se em segundo depois de um empate a uma bola na Turquia, enquanto no fundo da tabela a Estónia derrotou Andorra por 2-0. Holanda tem 18 pontos, Hungria 11, Roménia 10, Turquia 7, Estónia 6 e Andorra zero pontos.
Saltando para o Grupo H, jogo grande em Pogdorica, com o líder Montenegro a receber a Inglaterra, uma partida que se saldou num empate a uma bola. Os montengrinos continuam a liderar surpreendentemente o grupo com mais dois pontos que os ingleses. Os perseguidores aproveitaram para recuperar terreno; a Polónia esmagou São Marino por 5-0, enquanto a Ucrânia bateu a Moldávia por 2-1. Montenegro tem 14 pontos, Inglaterra 12, Polónia e Ucrânia 8, Moldávia 4 e São Marino 0.
No Grupo I o jogo grande realizou-se em Paris entre a França e a Espanha, com os espanhóis a partirem com dois pontos de desvantagem para o Stade de France, sendo que uma derrota podia significar um eventual "play-off" para os actuais campeões do mundo. Pedro Rodríguez marcou o único golo do encontro, fazendo os espanhóis saltar para o primeiro posto, e com isso assumindo o favoritismo para a qualificação directa.
A Argentina conseguiu sobreviver à "falta de ar" em La Paz.
No grupo de qualificação sul-americano, a Argentina foi à Bolívia empatar a uma bola - um progresso, uma vez que os argentinos costumam dar-se mal na altitude de La Paz - e reforçou a liderança. Isto porque a Colômbia foi surpreendida em Caracas frente à Venezuela (0-1), e o Equador aproveitou para subir à vice-lidreança, depois de golear o Paraguai por 4-1. O Chile venceu o Uruguai por 2-0 e alcançou o quarto lugar, o ultimo que dá acesso directo ao mundial. Argentina tem 24 pontos, Equador 20, Colômbia 19, Chile e Venezuela 15, Uruguai 13, Peru 11, Bolívia 9 e Paraguai 8.
Costa Rica-Jamaica: a "guerrilha" bateu os "rastafari".
Na América Central os resultados de ontem "baralharam" as contas da qualificação. No jogo grande o México e Estados Unidos empatarem sem golos no mítico Estádio Azteca, enquanto o Panamá recebia as Honduras e venciam por 2-0, e pelo mesmo resultado a Costa Rica bateu a Jamaica em San José. Após três jornadas a classificação continua muito equilibrada, com o Panamá na frente com 5 pontos, seguidos de Honduras, Estados Unidos e Costa Rica com 4, México com 3 e Jamaica com 2.
Japão perdeu, mas a qualificação é apenas um detalhe.
Na zona asiática, o Uzbequistão voltou a vencer e lidera o Grupo A. Os uzbeques, que nunca participaram na fase final de um mundial, somaram a terceira vitória consecutive ao bater o Líbano por uma bola a zero. A Coreia do Sul continua logo atrás, depois de bater o Qatar por 2-1. Uzbequistão tem 11 pontos, Coreia do Sul 10, Irão e Qatar 7 e Líbano 4. No Grupo B o Japão podia ter garantido a qualificação, mas perdeu por 1-2 na Jordãnia. Mesmo assim os japoneses estão a um ponto do mundial do Brasil, e podem mesmo perder os jogos em falta, caso os seus perseguidores percam pontos entre eles. A Austrália ia sendo surpreendida em Sydney frente a Omã, mas recuperaram de uma desvantagem de 0-2 até ao empate a dois golos. Japão tem 13 pontos, Jordânia 7, Austrália e Omã 6, Iraque 5.
Sem comentários:
Enviar um comentário