sexta-feira, 29 de março de 2013

Engenheiro e engenhocas


O ex-primeiro-ministro José Socrates regressou do seu exílio dourado em Paris, onde estudava Filosofia (terá terminado o curso, para variar?), ao país que deixou em ruínas há dois anos. O engenheiro das "gaffes" que fariam Gaston Lagaffe corar de inveja foi quarta-feira à noite entrevistado na RTP, onde explicou que a culpa do estado em que Portugal se encontra não é sua, que não negociou com a "troika" as sacanices que têm sido impostas aos portugueses, enfim, a culpa é sempre do outro menino. A entrevista em questão bateu um recorde de audiências, o que prova que apesar da austeridade, o povo gosta de uma boa comédia.

Mas o melhor está para vir. Sócrates foi convidado pela mesma RTP para um programa seminal de comentário sobre a actualidade política, onde vai certamente apontar mil e um defeitos ao Governo de Pedro Passos Coelho. Oh, a ironia. Não sei onde vai o engenheiro buscar os dotes oratórios para que os seus comentários sejam intelegíveis, mas apetrechado com os conhecimentos de Filosofia que adquiriu lá na França vai ser muito mais fácil. Ah, ah! Não liguem, estou a brincar, pá!

Parece-me uma atitude muito rasteirinha da RTP ir buscar agora o "criador" do caos, numa altura em que a constestação à alternativa que o derrubou sobe de tom, e os portugueses começam a a perder a pouca paciência que lhes restava. Não sei se a ideia é ir buscar o menor dos males, ou imitar a Coca-Cola quando introduziu a "New Coke" e depois trouxe de volta a "old Coke", para regozijo dos que achavam que a nova versão da cola era uma merda. Se calhar é isso: revivalismo, só que neste caso nivelada por baixo.

Não sei qual vai ser a solução para os problemas do país, e já sabemos que não existe uma formula mágica. Só que a alternativa na forma de António José Seguro não me convence. Seguro parece-me um pantomimeiro fingido ansioso por levar de volta os "bois" (sim, fiz de propósito) do PS ao poleiro. Só espero que os portugueses não caiam no engodo. Já agora quando Socrates aparecer na RTP com o seu comentário seminal, vejam. Vejam a riam, porque rir é o melhor remédio. Os que não estão virados para a comédia podem sempre mudar de canal. E siga a tropa!

Sem comentários: