sexta-feira, 22 de março de 2013

Macau ão, ão, ão


Acção em Bishkek. O homem invisível e os seus amigos vibravam nas bancadas.

Macau concluíu ontem a sua participação na Taça Challenge, competição da Federação Asiática (AFC) reservada aos países “emergentes” do futebol asiático. “Emergentes” aqui é um eufemismo para “mais fracos”. Como seria de esperar, a selecção da lótus falhou a qualificação para o torneio final a disputar no próximo ano nas Maldivas, somando por derrotas todos os jogos do Grupo B de qualificação, regressando à RAEM com zero pontos.
Os jogos foram todos realizados no Spartak Stadium em Bishkek, capital da ex-república soviética do Quirguistão (ou Quirguízia), e além da equipa da casa Macau tinha pela frente outras selecções terminadas em “ão”: o Tadjiquistão, outra ex-república da URSS, e o Paquistão. Macau era teoricamente a formação mais fraca do grupo, mas a sua postura defensiva evitou que saísse de Bishkek com um resultado vergonhoso. Pelo menos isso.

Macau estreou-se no dia 17 contra a equipa da casa e perdeu apenas pela margem minima, com o único golo dos quírguizes a chegar no período de descontos da primeira parte. Na quarta deu-se a derrota mais expressiva, 0-3 contra o Tadjiquistão, e ontem uma derrota por dois golos sem resposta frente ao Paquistão – isto apesar dos paquistaneses terem ficado reduzidos a dez elementos ainda na primeira parte. Três jogos, três derrotas, zero golos marcados e seis golos sofridos. Esperar muito mais era optimismo em excesso.
O grupo foi vencido pelo Quirguistão, que venceu todos os jogos por uma bola a zero, com a curiosidade dos três golos terem sido apontados por David Tetteh, um ganês naturalizado que fazia neste torneio a sua estreia pela selecção do país onde joga há apenas dois anos (!). O Tadjiquistão bateu o Paquistão na ronda inaugural também por 1-0 (quatro dos seis jogos terminaram com este resultado) e garantiu o segundo posto.

Qualificavam-se para o torneio final os cinco vencedores dos grupos A a E e os dois melhores segundos classificados. Além da equipa da casa e do já referido Quirguistão, estão confirmadas nas Maldivas as selecções do Myanmar, Afeganistão, Palestina e Bangladesh. O Grupo E, que inclui as Filipinas, Turquemenistão e Cambodja (o Brunei desistiu), inicia-se apenas hoje. O vencedor desta Taça Challenge qualifica-se para a Taça Asiática, a realizar-se em 2015 na Austrália. A Coreia do Norte, vencedora da edição de 2012 da Taça Challenge também participa.

Agora uma curiosidade interessante: será que Macau foi a pior das 16 equipas desta fase de qualificação? Não! No Grupo D a selecção das Ilhas Marianas fez muito pior, perdendo por 0-6 com o Nepal, 0-9 com a Palestina e 0-4 com o Bangladesh. Aqui está uma selecção com que o onze da RAEM gostaria certamente de jogar.

Sem comentários: