domingo, 10 de agosto de 2008

Os jogos da amizade


A China conquistou hoje mais quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, elevando assim o número para seis. Destaque para a vitória da dupla Guo Jungjing e Wu Minxia na modalidade de mergulho, salto sincronizado em prancha a 3 metros. Long Qingguan venceu a prova de levantamento de peso -56 kg, Xian Dongmei venceu a prova de judo -52 kg, enquanto Guo Wenjun venceu a prova de tiro a 10 metros com pistola. Nesta competição as estrelas foram as segunda a terceira classificadas, a russa Natalia Paderina e a georgiana Nino Salukvadze, cujos países estiveram recentemente em conflito, e que se abraçaram e beijaram no fim da prova. Uma evidência mais que clara de que o ideal olímpico triunfa, onde a amizade entre os povos sobrevive.

Nas piscinas Michael Phelps confirmou o seu favoritismo e venceu a prova dos 400 metros estilos. Com o presidente George W. Bush a assistir, Phelps bateu facilmente a concorrência, naquela que será provavelmente a primeira de muitas medalhas. Durante a entrega das medalhas, o hino norte-americano foi interrompido perto do fim, devido a uma avaria no equipamento de som da piscina, o que causou gargalhadas entre os presentes. O sul-coreano Park Taehwan venceu a final dos 400 metros livres, enquanto os Países Baixos conquistaram a primeira medalha de ouro na prova de estafeta 4x100 metros.

Noutras modalidades destaque para a primeira medalha de ouro da Tailândia, na prova de halterofilismo para senhoras com 53 kg. A vencedora foi Prapawadee Jaroenrattanatarakoon, que pode não ter batido um recorde a levantar peso, mas bateu certamente o recorde do nome mais comprido a conquistar o ouro olímpico. A GrãBretanha conquistou também o primeiro ouro, através de Nicole Cooke, na prova de ciclismo de estrada. A lista de medalhas é liderada pela China, com seis medalhas de ouro, seguida da Coreia do Sul com três, os Estados Unidos e a Rep. Checa com duas. Curiosamente a Rússia ainda não venceu qualquer medalha de ouro, apesar de já ter conquistado três de prata e uma de bronze.

Sem comentários: