sábado, 9 de agosto de 2008

A febre do ouro


Foram já distribuídas sete medalhas de ouro nestes Jogos Olímpicos de Pequim, com a China a liderar a classificação, com duas medalhas de ouro. A Chen Xiexia, que venceu a prova de halterofilismo -48 kg de manhã, juntou-se Pang Wei (na imagem), que venceu a prova de tiro com pistola a 10 metros, masculinos. Os Estados Unidos conseguiram o primeiro ouro na esgrima, com Mariel Zagunis a vencer a prova individual de sabre masculino. Os espanhóis voltaram a mostrar a sua aptidão para o pedal, com Samuel Sanchez a vencer a prova de ciclismo de estrada masculina. A Coreia do Sul conquistou a primeira vitória no judo, através de Choi min-ho, na prova masculina de -60 kg. A Roménia também obteve ouro no judo, através de Alexandra Dumitru, na prova feminina de -48 kg. De recordar que a primeira medalha de ouro destes jogos foi conquistada pela checa Katerina Emmons, na prova de tiro.

Nas modalidades colectivas, destaque para a 2ª jornada do torneio de futebol feminino. A China, depois de uma vitória na primeira jornada, não foi além de um empate a uma bola com o Canadá. No outro jogo do grupo E a Suécia venceu a Argentina por 1-0. China e Canadá lideram com 4 pontos, seguidas da Suécia com 3, e da Argentina, com zero pontos, e já eliminada. No Grupo F, Brasil e Alemanha confirmaram o favoritismo, vencendo a Coreia do Norte e a Nigéria, respectivamente, por 2-1 e 1-0. Brasileiras e alemãs lideram com 4 pontos, norte-coreanas tês 3 pontos e a Nigéria zero. Finalmente no Grupo G os Estados Unidos venceram o Japão por 1-0, mesmo resultado com que a Noruega venceu a Nova Zelândia. Noruega lidera com seis pontos, EUA 3, Japão e Nova Zelândia um ponto cada.

No basquetebol teve também início o torneio feminino. No Grupo A a Austrália venceu com facilidade a Bielorússia (83-64), o Brasil entrou a perder com a Coreia do Sul (62-68), enquanto que no jogo mais equilibrado do dia a Rússia venceu a Letónia por 62-57, tendo estado a perder quase até ao final da partida. No Grupo B a China estreou-se a vencer, contra a Espanha por 67-64. As chinesas entraram no jogo muito bem, chegando a estar a vencer por 9-0. As espanholas reagiam esporadicamente, mas pouco podiam fazer contra a bem organizada defesa da China, que não lhes permitiu grandes veleidades. Nos restantes jogos do grupo, a Nova Zelândia derrotou o Mali por 76-72 e os Estados Unidos esmagaram a Rep. Checa por 97-57.

No voleibol feminino, modalidade querida entre o público de Macau, os favoritos confirmaram as suas credenciais. No Grupo A a China venceu com facilidade a Venezuela por 3-0, Cuba venceu a Polónia por 3-1, e os Estados Unidos venceram o Japão pelo mesmo resultado, em jogo terminado há pouco. No Grupo B o Brasil venceu facilmente a Argélia por 3-0, tendo as argelinas demonstrado que este desporto ainda está pouco desenvolvido no continente africano, de onde são campeãs. Nas restantes partidas a Sérvia venceu o Cazaquistão por 3-1, e no jog de maior cartaz, e que abriu as hostilidades, a Itália levou de vencida a Rússia, também por 3-1.

No andebol, no Grupo A a França venceu Angola por 32-21, muito graças a uma segunda parte desastrosa das angolanas, que venciam 14-13 ao intervalo. A contar para o mesmo grupo a Roménia venceu facilmente o Cazaquistão por 31-19, enquanto a super-favorita Noruega levou de vencida a equipa da casa, a China, por 30-23. As chinesas deram uma excelente réplica, tendo chegado ao intervalo a perder por apenas um golo (13-12), tendo estado quase sempre em vantagem. No Grupo B a Hungria venceu a Suécia (30-24), a Alemanha venceu o Brasil (24-22) e o único empate verificou-se entre a Rússia e a Coreia do Sul (29-29).

Quanto aos portugueses, Sara Oliveira foi 35ª na prova de 100 metros mariposa, em natação, ficando afastada das meias-finais. Ana Hormigo foi sétima na prova de judo, ficando afastada da disputa da medalha de bronze, enquanto André Cardoso, único representante português na prova de estrada em ciclismo, foi 72º, a mais de 15 minutos do vencedor. O nosso representante do tiro, João Costa, em que se depositavam grandes esperanças, não foi além do 18º lugar na prova de pistola de ar a 10 metros, falhando a qualificação para a final.

Sem comentários: