terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Premier League - 16ª jornada



Mais uma jornada do campeonato inglês, a 16ª, à medida que nos encaminhamos para o Natal e Ano Novo, período em que o futebol na velha Albion não vai de férias, disputando-se no dia 26, o "Boxing Day", outra vez entre o dia 28 e 29, e finalmente no dia de Ano Novo, antes da primeira ronda da FA Cup envolvendo equipas da Premier League. A jornada repartiu-se entre Sábado e ontem, segunda-feira, e os dois primeiros entraram em campo logo na abertura, com o Chelsea a receber em Stamford Bridge o Hull City, vencendo por dois golos sem resposta, numa partida sem grande história. Eden Hazard aos sete minutos e Diego Costa aos 68 concretizaram o domínio dos londrinos, contra uma equipa que vai no nono encontro sem ganhar, e ocupa o penúltimo lugar da classificação.



O Manchester City não quis deixar fugir a equipa de José Mourinho e venceu no reduto do lanterna-vermelha, o Leicester City, por uma bola a zero. Frank Lampard marcou o único golo do encontro aos 40 minutos, mantendo os campeões a três pontos do líder. Uma vitória mais complicada do que se esperava, tendo em conta que o City conseguiu a meio da semana uma passagem inédita à fase a eliminar da Champions League, e o Leicester é último classificado, e com um percurso curioso; a equipa de Nigel Pearson venceu pela última vez na quinta jornada, e logo por 5-3 contra o Manchester United, e nas duas rondas anteriores tinham vencido fora o Hull City e empatado em casa com o Arsenal. Desde esse longíquo dia 21 de Setembro que os "foxes" conseguiram apenas 2 pontos em 11 jogos, resultantes de dois empates e 9 derrotas. Deve ser bruxedo, a razão do enguiço desta equipa, que venceu no ano passado o Championship, a segunda divisão da pirâmide do futebol inglês.



Nas restantes partidas de Sábado o Southampton confirmou o ciclo negativo, após a quarta derrota consecutiva, desta feita no reduto do aflito Burnley. A equipa do holandês Ronald Koeman era vice-líder à 11ª jornada, a "morder os calcanhares" ao Chelsea, mas agora encontram-se no 5º lugar, mais condigno com o seu estatuto. O Sunderland afirmou-se como "campeão dos empates", somando o décimo em 16 jogos, após empate a uma bola em casa frente ao West Ham, quarto classificado. O mesmo resultado verificou-se entre Crystal Palace e Stoke City, com a equipa da casa mais aflita, permanecendo a quatro pontos do seu adversário, enquanto o West Bromwich quebrou uma série de cinco jogos sem ganhar, ao bater em casa o Aston Villa pela margem mínima. Para a "ceia" de Sábado ficou reservado o embate entre o Arsenal e o Newcastle, e quando tudo apontava para um maior equilíbrio, os londrinos golearam os "magpies" por expressivos 4-1, com o espanhol Santiago Cazorla a festejar da melhor forma o seu 30º aniversário, apontando dois golos, o segundo de "penalty" que o médioopo executou ao estilo do antigo internacional checo Panenka, e que levou o seu nome. O francês Olivier Giroud também marcou por duas vezes, enquanto outro espanhol, Ayozé Perez, marcou o golo de honra dos visitantes.



No Domingo o jogo grande foi entre o Manchester United e o Liverpool, as duas equipas com mais títulos de campeão na principal divisão do futebol, e a passarem por momentos de indefinição; o Manchester United vem de um 7º lugar pouco condizente com o seu historial, no ano da saída do mítico treinador Alex Ferguson - um verdadeiro choque depois de duas décadas e meia de glória. David Moyes, que tal como Ferguson era escocês, revelou-se uma pobre escolha como substituto, e agora sob o comando do holandês Louis Van Gaal e depois de um começo menos bem conseguido, os "red devils" somaram a sua sexta vitória consecutiva na liga, e mantêm-se no 3º lugar a oito pontos do líder Chelsea. O Liverpool foi vice-campeão na temporada passada, terminando a dois pontos do Manchester City, no ano em que mais perto ficaram de ganhar o título que lhes vem fugindo desde 1990. Só que a dupla atacante composta pelo uruguaio Luís Suarez e o inglês Dean Sturridge, responsável por 52 golos no campeonato só entre eles desfez-se, com o primeiro a ir para o Barcelona e o segundo encontrando-se lesionado desde Setembro. O treinador Brendan Rodgers transitou desde a época passada não faz omeletes sem ovos, e este ano os "reds" ocupam um modesto 11º lugar com 21 pontos. Em Old Trafford as duas equipas em reconstrução defrontaram-se, confirmando o renascimento do ManU, que venceu por 3-0 um Liverpool definitivamente em crise; Wayne Rooney, Juan Mata e Robbie Van Persie fizeram os golos. No outro jogo de Domingo o Tottenham foi ao País de Gales vencer por 2-1 o Swansea City, ascendendo assim ao 7º lugar, e ontem na conclusão de mais esta ronda o Everton recebeu em Goodison Park o Queen's Park Rangers e venceu por 3-1, entrando sim no top-10 da classificação, enquanto o seu adversário ficou novamente abaixo da linha de água.

Classificação (dez primeiros):

1 Chelsea 16 39
2 Manchester City 16 36
3 Manchester United 16 31
4 West Ham 16 28
5 Southampton 16 26
6 Arsenal 16 26
7 Tottenham 16 24
8 Newcastle 16 23
9 Swansea City 16 22
10 Everton 16 21

Sem comentários: