segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Porto e Sporting foram às sortes



Realizaram-se hoje os sorteios dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e da segunda fase da Liga Europa, onde estão respectivamente o FC Porto e Sporting em representação do futebol português, que este ano tem tido uma participação, e isto para ser simpático, "cálida" - pelo menos em comparação com os últimos cinco anos. Mas ainda é possível melhorar, e para isso basta continuar em prova até à fase mais adiantada possível, e aí para além da arte, do talento e do trabalho, uns "pózinhos mágicos" da deusa da fortuna também são uma ajuda que não se dispensa. O FC Porto pode dizer que levou a fatia com o "brinde", pois os suíços do FC Basel eram teoricamente a equipa mais acessível das sete que podiam cair em sorte aos Dragões, que podiam encontrar pela frente equipas de má memória em anos recentes, casos dos ingleses do Arsenal ou do Manchester City, ou ainda os alemães do Bayer Leverkusen e do Schalke 04, que eliminaram a equipa portuguesa em 2007/2008, e ainda os "milionários" do PSG ou o Atlético Madrid, campeão espanhol e finalista vencido da Champions. Pode-se dizer que a equipa do espanhol Lopetegui, "ferida" no orgulho após a derrota ontem em casa frente ao rival Benfica, não podia ter melhor notícia. Os jogos realizam-se a 18 de Fevereiro e 10 de Março, com a primeira mão no St. Jakob's Park em Basileia. Os campeões suíços e líderes destacados do campeonato helvético são treinados pelo português Paulo Sousa.

O sorteio determinou que o Chelsea defrontasse o Paris SG, um dos jogos "quentes" da ronda, e curiosamente eram os franceses o adversário que José Mourinho tinha pedido - resta saber se estava a brincar ou se as bolas do tômbola da UEFA fizeram-lhe um favor. O outro treinador português ainda em prova, Leonardo Jardim, viu o seu Monaco apanhar os ingleses do Arsenal, treinados por Arsene Wenger, que curiosamente era técnico dos monegascos antes de assumir o comando dos "gunners", já lá vão 17 anos. O campeão em título, o Real Madrid, vai medir forças com o Schalke 04, que mesmo não sendo pêra doce não retira o favoritismo a Cristiano Ronaldo e companhia. Já o Barcelona vai protagonizar contra o Manchester City o encontro mais equilibrado "por cima" desta ronda, com duas das equipas mais recheadas de "craques" na Europa. Os restantes desafios colocam frente a frente o Borussia Dortmund, este ano a ter uma participação discreta na Bundesliga e os italianos da Juventus, duas equipas que se conhecem de finais europeias, com os transalpinos a vencerem a Taça UEFA em 1992/93 contra os alemães, e estes vingavam-se quatro anos depois vencendo a Champions batendo a "vecchia signora" na final. Os alemães que ninguém queria, o fortíssimo Bayern de Pepe Guardiola e vários jogadores da selecção campeã mundial este ano no Brasil vai encontrar o Shakhtar Donetsk, 2º classificado no grupo do FC Porto, podendo dizer-se que seriam o adversário mais desejado depois do FC Basel. Finalmente o Atlético de Madrid vai tentar repetir a épica campanha do ano passado começando a fase a eliminar contra o Bayer Leverkusen, um dos "carrascos" do Benfica.

Na Liga Europa as equipas portuguesas presentes na fase de grupos, o Estoril e o Rio Ave, pagaram o preço pela inexperiência em palcos internacionais, mas o nosso país continua representado graças ao Sporting, que transita da Champions como terceiro classificado do seu grupo. Os leões partiam para o sorteio como cabeças de série, mas este estatuto foi-lhe atribuído por ser um dos melhores quatro terceiros classificados da Champions, e só garantia que não defrontava os outros três relegados da maior prova da UEFA nas mesmas condições e os 12 vencedores dos grupos da Liga Europa. Entre os possíveis adversários com um nome de impôr respeito estavam os ingleses do Tottenham e do Liverpool, os italianos do Roma e os espanhóis do Villarreal e do Sevilha, estes últimos "apenas" actuais detentores do título. Em termos competitivos os mais apetecíveis para encarar a passagem à fase seguinte com optimismo estavam os turcos do Trabzonspor, os suíços do Young Boys, os franceses do Guingamp ou os dinamarqueses do Aab Aalborg, uma escolha mais variada daquela queoPorto tinha na Champions. A sorte acabou por ditar os alemães do VfL Wolfsburg, que apesar de um historial modesto nas competições europeias ocupa actualmente o 2º lugar do campeonato alemão, atrás do "estratosférico" Bayern. O Sporting atravessa actualmente um momento menos bom, mas tem até 18 de Fevereiro para encontrar argumentos que lhe façam valer os seus pergaminhos.

Sem comentários: