quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Porto invicto, Sporting "out"



FC Porto tiveram sortes diferentes na última ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões. No Estádio do Dragão, na invicta, a equipa da casa tinha já garantido a vitória no Grupo H, e a única motivação seria terminar sem derrotas, e logo contra a única formação com que tinham perdido pontos, o Shakhtar Donetsk, mas mesmo assim Julen Lopetegui fez descansar alguns dos habituais titulares. Tal como no jogo em casa, os ucranianos ganharam vantagem, com Tanan Stephanenko marcar aos 51 minutos, só que ao contrário do primeiro encontro com o Shakhtar, o Porto não precisou de marcar dois golos nos descontos, nem sequer de Jackson Martínez, que não saíu do banco, pois o camaronês Vincent Aboubakar fez o golo que valeu um ponto decorriam ainda 87 minutos. O Shakhtar também se qualifica no 2º lugar, enquanto o Athletic Bilbao confirma o bilhete para a Liga Europa, depois de vencer no Estadio San Mames o BATE Borisov por 2-0.



Para o Grupo G, o Sporting só precisava de um empate em Stamford Bridge para não ficar a depender do resultado da partida entre o Maribor e o Schalke 04 para passar à fase seguinte, só que o Chelsea de José Mourinho não "levantou o pé", e decidiu rapidamente a questão do vencedor. Cesc Fabregas marcou de "penalty" aos 8 minutos, para aos 16 Andre Schürrle fazer o segundo, obrigando os leões a colocar os ouvidos na Eslovénia, onde estava 0-0, estava tudo bem - por enquanto. O argentino Jonathan Silva ainda devolveu alguma esperança ao Sporting para não sair da capital inglesa quando reduziu para 1-2 aos 50 minutos, mas seis minutos depois Obi-Mikel restabelecer a vantagem de dois golos para o Chelsea. As coisas pioraram quando Max Mayer fez em Maribor o golo com o Schalke acabaria por vencer e garantir a passagem para os oitavos-de-final, pois nem assim Mourinho se comoveu.



Nos outros grupos, o Manchester City conseguiu finalmente passar a fase de grupos, ao ir a Roma vencer a equipa local por 2-0, com golos de Samir Nasri aos 60 minutos, e Pablo Zabaleta aos 86. Os campeões ingleses, que vinham investindo forte na equipa de futebol, "quebraram o enguiço" com a primeira vitória para o Grupo E na ronda anterior, em casa e logo contra o "gigante" Bayern, por 3-2, e agora com mais esta terminam três pontos à frente dos italianos, que passam para a Liga Europa, e dos russos do CSKA Moscovo, que perderam por 3-0 em Munique e estão fora das competições europeias.



No Grupo F, Barcelona e Paris Saint-Germain encontraram-se no Nou Camp para decidir o primeiro lugar, e pode-se dizer que foi o "tira-teimas" do jogo da capital francesa, de onde os catalães sairam derrotados por 2-3, vingando-se agora com um sólido 3-1. Mas a equipa de Luis Enrique ainda apanhou um susto, quando Ibrahimovic marcou para os visitantes, e já que a estrela de Paris brilhou, quatro minutos depois foi Messi, a mais cintilante da constelação "blaugrana" a repôr a igualdade. Neymar adiantou o Barcelona no marcador aos 41, e Luis Suárez confirmou a vitória dos catalães aos 77 minutos - o famoso "tridente" ofensivo valeu a vitória na partida e no grupo. Em Amesterdão o Ajax garantiu o terceiro lugar e a Liga Europa ao golear os cipriotas do APOEL por 4-0.

Sem comentários: