terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Premier League - 15ª jornada



Mais uma ronda da Premier League, esta a "esticar-se" de Sábado até ontem, e que ficou logo marcada pela primeira derrota do Chelsea. Os "blues" deixaram pela primeira vez esta época três pontos no reduto do Newcastle, que tem vindo a fazer uma excelente recuparação. Depois de uma primeira parte sem golos, foi Papi Cissé quem resolveu a partida para os comandados de Alan Pardew, ao marcar aos 57 e aos 78 minutos. Drogba ainda reduziu aos 83, mas não chegou para que Mourinho saísse de St. James Park sem provar o amargo sabor da derrota.



Quem também voltou a perder foi o Arsenal, que tem desperdiçado muitos pontos com equipas da parte inferior da tabela classificativa. Desta feita os "gunners" foram "abatidos" na visita ao Stoke City, por 2-3. Os locais tiveram uma primeira parte de sonho, e marcaram no minuto inaugural por Peter Crouch, pelos vistos ainda para as curvas, apesar da veterania e dos 2,01 metros de altura. O Arsenal acusou o golo aos 20 segundos e consentiu um segundo aos 35, apontado por Bojan Krkic, e o pesadelo ficaria completo em cima dos 45, com Jonathan Walters a fazer o 3-0. A equipa de Wenger reagiu na etapa complementar, e aos 68 reduziu por Santiago Cazorla de grande penalidade, para dois minutos depois Aaron Ramsey finalizar da melhor forma uma bela jogada de Alexis Sanchez. Os londrinos até podiam sair com outro resultado do Brittania Stadium, não fosse pela expulsão de Calum Chambers aos 78 minutos, por acumulação de amarelos.



Ao contrário das partidas do Arsenal e do Chelsea, os restantes encontros de Sábado à tarde foram pobres em golos, e três deles terminaram mesmo empatados a zero: Liverpool-Sunderland, Tottenham-Crystal Palace e Hull-West Bromwich. A honrosa excepção foi o Queen's Park Rangers, que venceu em Loftus Road o Burnley por 2-0. Já após o cair da noite, o Manchester City recebia o Everton, e tinha oportunidade de ficar apenas a três pontos da liderança, sabendo à partida da derrota do seu rival. Os "citizens" venceram por 1-0, mas os "toffees" foram um osso duro de roer, com o único golo a chegar aos 23 minutos na conversão de uma grande penalidade por Yaya Toure.



No Domingo realizaram-se mais duas partidas, com o Aston Villa a vencer por 2-1 o lanterna-vermelha Leicester , e a confirmar o bom momento, e melhor ainda fez o West Ham, que bateu o Swansea por 3-1 e ascendeu provisoriamente ao terceiro lugar. E foi sol de pouca dura, pois já ontem Southampton e Manchester United encerraram a 15ª ronda, com os "red devils" a vencerem no reduto do seu adversário por 2-1. O holandês van Persie foi a figura do encontro, ao marcar aos 12 e aos 71 minutos, enquanto Graziano Pelle apontou o golo dos "saints" aos 31. A equipa de Ronald Koeman parece estar a acordar de um sonho, e somou a terceira derrota consecutiva, caíndo para o quinto posto, enquanto que os adeptos do ManU começam a voltar a sonhar: a equipa de Van Gaal somou a quinta vitória consecutiva, e chega ao pódio, mesmo que ainda a uma distância respeitável do líder.

Classificação (dez primeiros):

1 Chelsea 15 36
2 Manchester City 15 33
3 Manchester United 15 28
4 West Ham 15 27
5 Southampton 15 26
6 Arsenal 15 23
7 Newcastle 15 23
8 Swansea City 15 22
9 Liverpool 15 21
10 Tottenham 15 21

Sem comentários: